fbpx

4 Séries e/ou Documentários Para Quem Gosta de Investigações Criminais

A criminologia é um assunto que fascina muitas pessoas pelo mundo, e graças aos filmes, séries e documentários sobre o tema nós, curiosos, podemos acompanhar mais de perto o desenrolar de casos que chocaram o mundo. Então se você curte esse estilo de narrativa, senta aí que lá vem dica!

Casting JonBenet (2017)

O documentário produzido pela plataforma de streaming Netflix foi lançado em 2017 para contar um pouco da história da pequena miss americana JonBenét Ramsey que foi brutalmente assassinada aos seis anos em 1996. Na época, as principais suspeitas giravam em torno de seu pai mas o caso nunca foi concluído e várias teorias foram criadas e é este o ponto explorado pelo documentário que convida moradores da cidade em que a pequena vivia para serem atores em diversas cenas que pudessem retratar e dar vida a essas teorias que tentam explicar o que de fato aconteceu.


Making a murderer (2015)

Outra história retratada pela plataforma é o caso de Steven Avery , um cidadão da cidade de Menitowoc em um estado norte-americano que foi condenado a 32 anos de prisão por abuso sexual e passou 18 anos preso até que um exame de DNA o inocentasse. No entanto, algum tempo depois Steven volta a ser acusado de um crime, desta vez, um assassinato junto com o sobrinho Brendan. A série explora a vida da família e do próprio condenado sob a prisão, a liberdade e a nova condenação além do possível envolvimento das autoridades no caso para que o jovem “encrenqueiro” ficasse sob controle e ao mesmo tempo o prestígio da resolução rápida de um caso de repercussão e uma possível vingança por sua libertação.


Investigação Criminal (2012)

A série de oito episódio relata um caso diferente a cada um deles, todos ocorridos no Brasil e que, em sua época tiveram grande repercussão como o caso Richthofen, Nardoni, o “maníaco do parque” e outros. Diferente dos outros dois citados anteriormente, aqui todos os casos tiveram solução e a proposta é dar detalhes sobre a investigação da polícia, o trabalho dos peritos, a produção de provas e a angústia dos familiares que perderam seus entes queridos. Para aqueles que são curiosos sobre os casos específicos é um prato cheio.


The Keepers (2017)

Por último, a cereja do bolo, se assim posso dizer. Entre as séries apresentadas, essa é a mais perturbadora e a que mais me prendeu por retratar um assassinato brutal e abusos sexuais com adolescentes em uma escola católica em Baltimore. Em 1992 a morte da freira Katherine Cesnick é um caso não resolvido e uma mulher resolve relatar os abusos sofridos no colégio em que estudava e que a irmã era professora e expor a possível ligação entre os crimes, onde o principal suspeito é um padre, Joseph Maskell. Com a primeira declaração outras vítimas do abuso apareceram e duas alunas criaram uma rede de comunicação e investigam o caso de forma particular além de explorar o acobertamento por parte do estado em favor da arquidiocese e da Igreja católica.


E você conhece alguma série dentro do tema? Me deixa aqui as suas dicas, e caso tenha assistido alguma delas me conta o que achou ;)

É resenhista do Resenhando Sonhos.
Estudante de Direito, 21 anos, mineira, mora em Belo Horizonte e ama o universo literário.