5 filmes de ficção científica que valem a pena

Você também gosta de ficção científica? Para mim, é um dos melhores gêneros que há, já que nele pode acontecer de tudo, desde uma mutação genética até mesmo a conquista do espaço. Pensando nisso, separei uma lista de cinco filmes que valem muito a pena serem assistidos, seja pelo roteiro, conceito moral ou produção. Então, se você também é fã de sci-fi (ou já assistiu alguns), vem comigo!

 

BATTLESHIP: A BATALHA DOS MARES

Battleship foi lançado em 2012 e inspirado no jogo Batalha Naval. Na trama, cientistas da NASA descobrem um planeta potencialmente habitável, e decidem enviar um sinal como forma de comunicação, caso haja vida por lá. Assim, nascia o Projeto Beacon, perto do Havaí.

Anos mais tarde, está acontecendo no Oceano Pacífico próximo ao Havaí, mais uma edição do RIMPAC (Rim of the Pacific Exercise), o maior exercício naval internacional. Enquanto todo mundo se prepara para os exercícios, 5 objetos desconhecidos vem em direção a Terra, sendo que 4 caem próximo ao local do RIMPAC, e o outro cai em Hong Kong, após se espatifar no espaço. Diante do ocorrido, alguns navios recebem ordens para irem averiguar o que são os objetos, mas quando chegam perto, descobrem o improvável: são quatro naves alienígenas de grande porte, todas bem armadas e prontas para iniciar uma invasão. A batalha pela sobrevivência estava para começar.


SPECTRAL

Spectral é uma produção exclusiva da Netflix, de 2016 e que mistura ficção científica, guerra e suspense. No filme, alguns soldados de operações especiais confrontam um ataque invisível, porém, altamente mortífero. Conhecidos como espectrais, as poucas informações que se tem sobre o inimigo é que quando encostam em uma pessoa, esta congela instantaneamente.

Assim, o cientista Clyne é recrutrado pelo comandante das operações especiais para tentar ajudar a descobrir com que tipo de inimigo estão lutando. Junto com soldados altamente treinados, Clyne vai até a cidade de Nova York, onde uma intensa batalha já destruiu praticamente tudo. A corrida contra o tempo começa e descobrir o que são esses seres é a única chave para impedir que mais pessoas morram, e que mais cidades sejam destruídas pela guerra.


INTERESTELLAR

Produzido por Christopher Nolam e com Matthew McConaughey no elenco como o ex-piloto da Nasa, Cooper, a trama contará um futuro provável, porém, péssimo para o planeta Terra. Há alguns anos uma praga desconhecida começou a atacar as plantações e a cada ano mais e mais tipos de alimentos deixam de existir. Assim, a humanidade começa a regredir, chegando a um estágio de sociedade agrária, onde a tecnologia pouco importa.

Com a enorme descrença de um futuro melhor, uma equipe da NASA, de forma escondida, concluiu que não havia mais razões para tentar salvar o planeta. O futuro da humanidade estaria em colonizar outro mundo. Assim, sem ninguém saber, constrói-se uma enorme nave espacial e recrutam Cooper e outros cientistas para irem em uma nova – e última – missão. Cooper vai descobrir que muitos anos atrás, uma fenda espacial foi descoberta próxima a Saturno e que, do outro lado, havia um sistema planetário potencialmente habitável orbitando um buraco-negro. Mas a missão oferece um risco: o tempo perto de um buraco-negro passa muito mais devagar, então minutos lá significam horas aqui na Terra, e pode ser que quando eles voltem, já não haja mais ninguém para salvar.


A CHEGADA

Lançamento de 2016, produzido por Denis Villeneuve e baseado no conto do escritor Ted Chiang, A Chegada vai abordar um tema mais profundo: o dia em que uma raça alienígena inteligente faz contato conosco. Diferente de muitos outros filmes, o intuito deste não é explorar uma guerra ou uma invasão, mas uma troca de conhecimento entre raças tão diferentes entre si. No filme, várias naves alienígenas em formato oval chegam de forma misteriosa  na Terra e, em pontos estratégicos do planeta, ficam flutuando sobre a superfície, sem demonstrar nenhum comportamento ofensivo. Após algumas tentativas falhas de comunicação feita pelo exército, a Dra. Louise Banks, uma renomada e conhecida linguista é recrutada para ajudar a estabelecer uma comunicação e a descobrir o que esses seres querem por aqui, juntamente com o brilhante físico Donnelly.

Logo a Dra. Banks e o Dr. Donnelly começam a interagir com os alienígenas e a estabelecer uma forma pacífica de comunicação. Porém, quanto mais ela vai descobrindo como a mente dos visitantes funciona, maior se torna a tensão entre as nações e a ameaça de uma nova guerra pode acontecer. Está nas mãos de Louise compreender as mensagens que recebe e salvar a humanidade.


O ENIGMA DE ANDRÔMEDA

Adaptado do livro homônimo escrito por Michael Crichton (autor também de Jurassic Park), no filme de 2008 uma equipe de cientistas lutará contra uma bactéria altamente mortal, inteligente e, possivelmente, alienígena. Na história um satélite espacial cai em uma pequena cidade dos Estados Unidos. Um casal de namorados que observou a queda vai até o local onde está os destroços e, fascinados, recolhem o artefato e levam para a cidade, onde tentam entender o que é e decidem “desmontá-lo”. Porém, ao fazerem isso, uma poderosa bactéria que estava presa no satélite é liberada no ar e começa a matar as pessoas da cidade em questão de segundos. Por mais estranho ainda, apenas duas pessoas sobrevivem: um bebê e um homem velho que vivia bêbado.

Enquanto a bactéria vai se espalhando e ameaçando a dizimar todo o planeta, uma pequena equipe de cientistas altamente preparados começa a investigar a origem da bactéria e também tentam compreender o que há de especial no bebê e no velho que permitiram a sobrevivência deles. As respostas podem estar naquelas duas pessoas, e descobrir de onde veio a bactéria – e porque – será ainda mais surpreendente.

Obs: aparentemente, o livro vai ser relançado esse ano pela editora Aleph.


E aí, já assistiu algum desses filmes? Gostou da lista?

Comente abaixo também outra dicas de filmes de ficção científica. 

É colaborador do Resenhando Sonhos.
Catarinense, Publicitário formado pela UNOESC, apaixonado por sci-fi, distopias e suspense policial. Fã de Arquivo X e Supernatural, sonha um dia encontrar os aliens.