fbpx

A Bela e a Fera – Elizabeth Rudnick

A Bela e a Fera foi escrito pela autora Elizabeth Rudnick, conhecida por criar adaptações dos contos de fadas e versões baseadas em live-actions. O livro foi trazido para o Brasil pela editora Universo dos Livros em 2017.

SOBRE O LIVRO

Bela é uma jovem doce e sonhadora que deseja mais do que uma vida pacata na pequena cidade de Villenueve. Como em todas as pequenas cidades os moradores são gentis e acostumados com a vida sem muitos tormentos e emoções, no entanto, Bela era diferente. Todos da cidade a consideravam diferente, e até mesmo estranha por ela ter um ponto de vista único, ser independente e ser completamente apaixonada pelos livros. Tudo pelo que ela anseia é por viver aventuras como aquelas em que lê nos livros.

No entanto, ela não podia imaginar que viveria uma aventura ainda mais inusitada quando seu pai, já um senhor, é feito prisioneiro por uma fera em um castelo encantado. Disposta a qualquer coisa para salvar o pai, ela vai arriscar sua vida e seu destino tomando seu lugar no castelo e prometendo que conseguirá reencontrá-lo.

“Se o príncipe aprendesse a amar alguém e conquistasse o amor dessa pessoa, quando a última pétala caísse, a maldição seria quebrada. Caso contrário, ele estaria condenado a permanecer no corpo da fera para sempre.”

Com o passar dos dias, Bela vai aprender sobre a Fera e seu misterioso castelo e criados, e descobrirá que existe uma história mágica por trás de tudo isso, e que ele pode ser muito mais do que um monstro.


MINHA OPINIÃO

Apesar de esta ser uma história bastante conhecida através da animação feita pela Disney, e que mais recentemente ganhou uma adaptação em Live-action bem fiel a esta, poder ter um livro de A Bela e a Fera na estante é como um sonho nostálgico e cheio de magia. O que a autora proporciona ao leitor aqui é ter mais um gostinho de uma obra tão conhecida e amada.

Sendo um conto de fadas já conhecido não esperava que fosse me encantar tanto com a leitura, mas felizmente, eu estava enganada. O que acontece com este e com diversos outros contos fantásticos é que eles estão muito além de uma época, de uma idade ou de um tempo tornando-se adequado a cada circunstância em cada sociedade. Um exemplo claro é a força de Bela sendo uma jovem independente, ávida leitora e que não aceita a vida como lhe dizem, mas que busca ser diferente, corajosa e determinada. Tendo sido publicado e trazido de volta aos corações de jovens e adultos esta obra veio em um tempo onde as mulheres se tornam cada vez mais Belas.

Outro ponto que podemos salientar é o contraste entre a Fera e Gaston. Esse segundo é um jovem que apesar de ter uma bela aparência se demonstra um típico grosseiro, rude e cheio de si, mas que aparentemente é um modelo para muitos da pequena aldeia onde vivem. Ao contrário, o outro apesar de possuir uma aparência incomum e ser um recluso incorrigível é, a seu modo, alguém capaz de conquistar a moça através de pequenos gestos que valorizam sua inteligência, curiosidade e demais qualidades.

“O mundo lá fora não tem lugar para um monstro como eu.”

A narrativa contada em terceira pessoa apresenta aspectos que podem passar despercebidos quando assistimos aos filmes. No livro, podemos ter um contato mais “íntimo” com os personagens, explorar seus pensamentos e emoções, tornando mais visível o desenvolvimento do relacionamento entre os personagens. O modo como a autora escreve é tão atemporal como a história que procura nos contar, sendo capaz de fazer muitos leitores de diversas gerações apreciarem a leitura.

É uma ótima pedida para aqueles que procuram uma leitura leve e cheia de magia, além de ser uma experiência maravilhosa quando se pode ler e assistir aos filmes trazendo um quentinho ao coração. <3


A Bela e a Fera – animação

Trazido ao Brasil em 1991 pela primeira vez, a animação feita pelos estúdios Walt Disney encantaram gerações com um castelo encantado e personagens como xícaras falantes e armários cantores.

A Bela e a Fera – Live-action

A adaptação em live-action do clássico chegou ao Brasil em março de 2017 e fez com que novamente corações derretessem ao mostrar uma história como esta pode ser contada a qualquer tempo.


35estrelasb

A BELA E A FERA

Autor: Elizabeth Rudnick

Editora: Universo dos Livros

Ano de publicação: 2017

Na cidade provinciana de Villeneuve vive Bela, uma garota que se destaca na multidão. Ela é independente, apaixonada por livros e dona de um ponto de vista único. Bela deseja viajar e viver aventuras muito maiores do que o lugar onde vive pode oferecer, ela anseia por uma vida tão empolgante quanto as histórias que lê.
Tudo isso muda quando seu amado pai é preso por uma fera em um castelo encantado e Bela decide arriscar sua liberdade e futuro assumindo o lugar dele – e prometendo escapar em segredo. Porém, quanto mais conhece a Fera e seu misterioso castelo, mais Bela percebe que há muito a ser descoberto sobre a história dele – e sobre a sua própria.

É resenhista do Resenhando Sonhos.
Estudante de Direito, 21 anos, mineira, mora em Belo Horizonte e ama o universo literário.