fbpx

A Magia do Silêncio – Kankyo Tannier

A Magia do Silêncio é um livro de não-ficção, lançamento de 2018 da editora Sextante.

SOBRE O LIVRO

Escrito por um monja budista, este livro trata, principalmente, de como o silêncio, em suas diversas formas, pode ajudar alguém a atingir a calma e serenidade buscada por muitos. A autora parte, desse modo, do princípio de que o que mais nos falta, ao buscarmos a felicidade, é diminuir o ritmo, e o volume, do nosso caos cotidiano.

“como seria se reaprendêssemos a arte do silêncio, tornando-a a prática determinante do século 21? Uma nova forma de ser. Quem sabe uma revolução?”

Em um tom moderno e cheio de humor, Tannier propõe nos conduzir por exercícios, reflexões e experiências pessoais que nos levariam, a princípio, a uma vida mais serena e feliz, recheada de silêncio.


MINHA OPINIÃO

Um dos maiores trunfos deste livro está justamente no perfeito equilíbrio que ele alcança entre esses três elementos. Pois a escrita de Tannier, além de estar, de fato, recheada de humor, mescla muito bem relatos de suas experiências, reflexões sobre o assunto tratado e exercícios de meditação.

Esses exercícios, inclusive, são claramente planejados para o leitor comum, que nunca teve contado mais profundo com o budismo ou meditação. Eles começam bem simples e, a cada novo exercício, é adicionado uma camada maior de dificuldade. E, como a própria autora indica, a escolha é do leitor que este será um livro que o impulsiona à ação ou será apenas uma leitura, permanecendo no campo teórico.

“Imagine que estou lhe dando as chaves de um edifício. Ele é grande e tem muitas portas, mas você pode optar por abrir algumas e deixar outras fechadas; a escolha é sua. E mais tarde você pode voltar e abrir outras, porque, ao chegar ao fim do livro, terá um monte de chaves à sua disposição”.

O interessante do livro partir do pressuposto de que seu leitor não conhece muito do assunto, o que é o meu caso pessoalmente, é que ele se torna palpável para qualquer leitor. Mesmo que você chegue à conclusão de que os exercícios de meditação não são algo que você tem interesse ou disposição para fazer, ainda é uma leitura interessante, que nos faz repensar alguns aspectos da forma como levamos nossa vida e passar a valorizar, de fato, as diferentes formas de viver em silêncio (pois nem todo silêncio envolve necessariamente ausência de comunicação).

“Durante muito tempo, me perguntei por que parecia impossível ficar em silêncio absoluto. Por que temos essa compulsão por entrar em contato uns com os outros?”

O modo como Tannier se dirige ao seu leitor e organiza seu texto torna-o fluido e leve, e a ótima edição que acompanha seu texto tornam essa leitor bastante agradável. Além da capa ser linda e passar justamente esse sentimento de calma e serenidade, a diagramação está ótima e os capítulos são bem subdivididos, de forma que as poucas 160 páginas do livro passam ainda mais rapidamente do que eu já esperava.

Minha percepção geral é de que este é um livro muito diferente do que vemos por aí em não-ficção em geral e, mais especificamente, em autoajuda. A própria autora critica a ideia de que poderíamos alcançar a serenidade em alguns poucos dias. O que ela cria, desse modo, é um livro que nos ajuda a encontrar novos caminhos e a repensar nossas práticas contemporâneas, sem recorrer a soluções fáceis para tal. Talvez alguns pontos soem repetitivos para quem já está mais familiarizado com o budismo e já pratica meditação, mas para quem se interessa pelo assunto e ainda não tem muito contato com ele, é uma excelente leitura.

A MAGIA DO SILÊNCIO

Autor: Kankyo Tinnier

Tradução: André Telles

Editora: Sextante

Ano de publicação: 2018

Celebrada como uma nova e original voz do budismo, a monja francesa Kankyo Tannier parte de sua rica experiência pessoal para nos mostrar o poder transformador da prática do silêncio. Não apenas o silêncio das palavras, mas também dos pensamentos (reduzindo julgamentos e críticas internas), dos olhos (evitando o excesso de informações) e do corpo (reencontrando o prazer de estar presente a cada momento). Escrito com sensibilidade e a dose certa de humor, A magia do silêncio traz dicas, meditações e exercícios práticos para incluir pequenos intervalos de paz na agitação do dia a dia. Ao fazer essas pausas, os sentidos despertam e voltam a se abrir para as maravilhas escondidas na vida cotidiana.

Escritora, mestre em Filosofia, mas, acima de tudo, apaixonada por livros. Carioca com preguiça de praia, gosta mesmo de uma tarde aconchegante na companhia de um livro e uma caneca de chá gigantesca.