A Torre Acima do Véu – Roberta Spindler

A Torre Acima do Véu é da autora Roberta Spindler e foi publicado em 2014 pela Giz Editorial.

Sobre o Livro

Num futuro distópico uma névoa tóxica toma o mundo, e em contato com os seres vivos causa a morte. Tentando fugir desse fenômeno e buscando a sobrevivência, o que restou da população buscou os arranha-céus como refúgio, emergindo acima da névoa.

Nesse mundo acima do véu uma nova sociedade foi estabelecida, e Rio-Aires prosperou sendo comandada pela Torre mais alta e seu soberano, o Faysal. Esse prédio detém e controla os principais recursos desse novo mundo, tentando manter a ordem, mas deixando grande parte da população a mercê da pobreza.

Nesse contexto conhecemos nossa protagonista, Beca. Ela é uma saltadora, uma especialista em saltar entre os prédios e voar pelo ar, usando seus apetrechos que a locomovem de um arranha-céu a outro. Ela, seu pai e irmão adotivo possuem uma empresa que encontra objetos para outras pessoas e é em uma missão em busca de um cubo de luz, que a vida de Beca começa a mudar quando ela se vê em meio a uma trama muito mais complexa do que se pode imaginar.

O que ou quem causou essa névoa? O que são os seres mutantes que habitam abaixo dela? Como eles sobrevivem a quantidade tóxica? O que aconteceu com todos aqueles que caíram no véu durante os anos? Estão mortos? O que realmente há lá em baixo? E como é possível descobrir tudo isso, sem ser infectado e morto pela névoa?


Capa e Edição

O livro teve sua primeira edição em 2014, porém, tamanho foi o sucesso que em 2015 ele já ganhou uma nova edição toda repaginada, com nova capa, muuuuuito mais bonita, diga-se de passagem e muitas ilustrações legais que coroam o interior do livro.

Eu adoro quando o autor se preocupa em esclarecer ao leitor como as coisas se parecem e é pra isso que as ilustrações e os mapas servem, situar o leitor na história. No caso de A Torre Acima do Véu, engrandeceu bastante a edição.

Os capítulos são curtos e por vezes mudamos de narrador, podendo acompanhar outro ponto de vista. Outra coisa bacana são as transmissões da Torre que são inseridas algumas vezes no meio da história, ajudando a entender o contexto de como esse governo funciona e o que ele compartilha com a população geral sobre a real situação.

20151115_171322

20151115_171256


Minha opinião

Eu estava com grande expectativa em ler esse livro devido a todo o buzz que o lançamento dele causou e de todas as coisas boas que a blogsfera literária vinha falando sobre ele. O mundo criado por Roberta Spindler é muito interessante e quanto mais adentramos ele, mais descobrimos o quanto ele é rico e profundo.

Essa é uma daquelas histórias em que nada parece ser o que aparenta e você vai confirmando essa teoria conforme as páginas vão passando. As história começam a se revelar e os personagens mostram sua verdadeira face frente ao mistério que envolve toda essa história.

Meu personagem favorito é o Nikolai e eu acho que ele ainda pode dar muito pano pra manga na sequência dessa história. Acho a rixa dele com a Beca super previsível, mas mesmo assim muito divertida, o que nos aproxima dos personagens. Já a protagonista é a típica menina corajosa que não faz a menor ideia do que está fazendo ou onde está se metendo. O bom sobre sua construção é que ela é uma guerreira e não fica se fazendo de vítima.

20151115_171213

Eu tive alguma dificuldade pra me prender na história logo no começo, mas quando realmente adentrei Rio-Aires (adooorei a mistura com o espanhol, inclusive em várias partes do texto, quando eles conversam) me vi encantada com a história e queria saber mais e mais sobre os segredos escondidos.

O final também chegou surpreendendo, pois não imaginei que descobriríamos o que descobrimos sobre a névoa ou sobre o que está embaixo dela. Isso mostra que há muito mais ainda por vir, já que o final deixa super aberto para uma continuação e eu estou, certamente, esperando por ela.

Acredito que Roberta Spindler, que também é coautora de Contos de Meigan – A Fúria dos Cártagos, construiu um universo rico e que ainda tem muito o que nos surpreender, marcando assim um ótimo inicio em sua careira oficial como escritora.

A TORRE ACIMA DO VÉU

Autor: Roberta Spindler

Editora: Giz Editorial

Ano de publicação: 2014

Quando uma densa e venenosa névoa surge misteriosamente, pânico e morte tomam conta do planeta. Os poucos sobreviventes se refugiam no topo dos megaedifícios e arranha-céus das megalópoles. Acuados, vivem uma nova era de privações e sob o ataque constante de seres assustadores, chamados apenas de sombras. Suas vidas logo passaram a depender da proteção da Torre, aquela que controla os armamentos e a tecnologia que restaram.
Cinquenta anos se passam, na megacidade Rio-Aires, Beca vive do resgate de recursos há muito abandonados nos andares inferiores, junto com seu pai e seu irmão. A profissão, perigosa por natureza, torna-se ainda mais letal quando ela participa de uma negociação traiçoeira e se vê cada vez mais envolvida em perigos e segredos que ameaçam muito mais do que sua vida ou a de sua família.

É a criadora e autora do Resenhando Sonhos. Gaúcha do interior do Rio Grande do Sul, hoje mora na capital Porto Alegre e quer conhecer o mundo. Publicitária por formação, sonhadora por opção. É mal humorada e chata.
  • Beatriz

    Eu já vi muita gente falando desse livro mas nunca fui atrás para ver do que se tratava e gostei da história. Gostei ainda mais de saber que ele está numa edição nova, com capa nova e ilustrações. Também amo encontrar isso em livros. <333

    Beijos!

    • Muito amor essa nova edição Beatriz. Achei muuito bonita, daquelas que dá gosto de ler, sabe?
      Beeijo

  • Luiza Helena Vieira

    Eu lembro quando esse livro foi lançado e foi o maior fuzuê na blosgofera.
    Realmente a história é bem interessante e ainda terei oportunidade de ler.
    Adoro quando livros vem com ilustrações porque assim dá uma ilustrada nas cenas e tals…
    Beijos
    Balaio de Babados | Participe da promoção Natal do Babado

    • Siiim! As ilustrações além de serem muito bonitas, super ajudam a gente a entender a história e dar cara aos personagens.

      Beeijo

  • AneReis

    Oie Tamirez =)

    Confesso que não conhecia o livro, mas pela premissa a história me pareceu bem interessante.
    Dica anotada!

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias…
    @mydearlibrary

    • É bem bacana sim, Ane. Quando puder dá uma conferida :D

      Beeijo

  • Alessandra Maria

    Não conhecia essa edição nova, ficou bem bonita.
    Beijinho