Alex + Ada – Jonathan Luna & Sara Vaughn

Alex + Ada é um quadrinho de Jonathan Luna e Sarah Vaughn, lançado em 2017 pelo selo Geektopia da editora Novo Século.

SOBRE A HISTÓRIA

Alex vive em um mundo futurista onde a robótica dominou o mundo. Ele está completando 27 anos e ainda não superou o fim do seu último relacionamento. Na data de seu aniversário, as notícias estão relembrando que há um ano houve o primeiro registro de um androide se tornando senciente na história.

Criado pela Nexaware , o modelo P-011 foi responsável por um massacre que mudou as leis que regem o seguimento, declarando a falência dessa empresa com o incidente e marcando a ascensão das Indústrias Prime. Agora, o modelo mais badalado do mercado são os X5, o mais perto do real que um androide pode chegar sem ir além dos limites das novas leis.

O que Alex menos quer é um ser mecânico assombrando sua vida, mas um presente inesperado de sua vó será o responsável por mudar todo o curso de sua vida e também a forma como ele enxerga os androides.

MINHA OPINIÃO

Eu tenho cada vez mais me interessado por ficção científica e os quadrinhos e mangás tem de certa forma funcionado muito bem no gênero pra mim. Dentro da mesma linha, mas indo longe em diferenças está Ghost in The Shell que em 2017 ganhou adaptação para o cinema e que vai ser uma das minhas próximas leituras. Alex + Ada é minha terceira leitura do selo Geektopia da Novo Século e posso afirmar a vocês que por enquanto o saldo é 100% positivo.

Diferente de The Wicked + The Divine que era super colorido, cheio de contraste e brincava muito com explosões de cor, Alex + Ada se desenvolve em um mundo sépia com tons pasteis amarronzados. Salvo raríssimos momentos onde o amarelo e o azul saltam aos olhos, como vocês podem ver a baixo, a HQ se mantém sóbria em suas cores. Pra saber se isso é um traço dos autores ou se é apenas parte do ato inicial da trama, ainda teremos que aguardar os próximos volumes.

A história tem apenas 128 páginas e é bastante introdutória. Confesso que quando cheguei ao final desejei que tivéssemos ido um pouco a frente, pois a sinopse oficial praticamente serve mais como um resumo do que como uma indicação de conteúdo. Sei que em HQs tudo é mais rápido, mas mesmo assim acho que poderíamos ter tido um pouco mais de história aqui.

Tendo em vista isso, acho que a forma como o protagonista lida com o conflito poderia ter se desenrolado melhor, já que me pareceu muito drástica sua mudança repentina. Alex, assim como tantos outros humanos, ficou extremamente receoso com a presença dos androides depois do massacre que ocorreu há um ano atrás. Apesar das novas leis impedirem que as indústrias desenvolvam as máquinas sencientes, o que ocorreu está gravado na mente das pessoas e junto com a memória o medo.

Ser presenteado com Ada não foi algo que ele desejou ou ficou feliz e fica bem claro o seu desconforto com relação aos androides em geral. Porém, Alex também se sente compelido a tentar entender melhor Ada. Por ele estar muito sozinho e ainda não ter superado o fim do seu relacionamento, ele acaba por ver ali uma oportunidade, por mais que isso o assuste. Entretanto, o androide sem desejos e opinião não é o que ele espera. É entendível a mudança, mas mesmo assim poderia ter sido mais sutil e melhor trabalhada.

Quando eu estava começando a ficar interessada no que estava acontecendo a HQ acabou, e essa é realmente a única grande ressalva que eu tenho com relação à história. A premissa é realmente interessante e logo de cara já nos conectamos com o protagonista e até mesmo com Ada. Eu ainda não sei bem pra onde essa trama vai caminhar, mas certamente há um amplo caminho aqui a ser explorado e eu quero saber onde isso vai dar assim que os próximos volumes sejam publicados no Brasil.

Alex + Ada é uma boa pedida em HQ para os fãs desse ramo da ficção científica que trabalha a inteligência artificial e as suas consequências para o ser humano, mundo e também máquina. Será que alcançaremos esse ponto em um futuro próximo? Será que estaremos vivos para vermos androides com estética humana andando entre nós, fazendo as mais diversas tarefas e até desenvolvendo consciência do mundo ao seu redor? A proposta de Luna e Vaughn é mais uma que se propões a discutir isso.

ALEX + ADA

Autor: Jonathan Luna e Sarah Vaughn

Editora: Geektopia

Ano de publicação: 2017

A última coisa no mundo que o jovem e solitário Alex poderia querer era um X5, a última palavra em androides realistas. Mas um inesperado presente de aniversário de sua avó faz Ada mergulhar em sua vida. Então ele descobre que ela é muito mais do que apenas um robô, levando-o a questionar tudo aquilo em que ele acredita.

É a criadora e autora do Resenhando Sonhos.
Gaúcha do interior do Rio Grande do Sul, hoje mora na capital Porto Alegre e quer conhecer o mundo.
Publicitária por formação, sonhadora por opção. É mal humorada e chata.

  • Nayane Evylle

    Oi Tamirez
    Gosto dessa temática futurista. Não lia coisas desse gênero, mas tem ganhado muito espaço. Temática homem x tecnologia realmente é legal ter um aprofundamento, mas por se tratar de história em quadrinho é meio difícil, mas funciona. Alex x Ada me interessou bastante. Vou dar uma chance depois.
    Até mais

  • Lara Caroline

    Oi Tamirez, tudo bem?
    Gostei bastante da premissa dessa HQ e apesar de eu não costumar ler HQ’s eu gostei muito dessa estória. A edição ficou maravilhosa, e eu amei esse branco da capa, mas isso faz com que o preço vá lá nas alturas e por ter outros volumes acaba desanimando de comprar. No geral achei uma HQ bem bacana e essa temática futurista me chamou atenção.
    Beijos

  • Isabela Carvalho

    Oi Tamirez ;)
    Não sabia que a Editora tinha esse selo Geektopia, mas adorei!
    Não leio muitos mangás, mas esse seu interesse por quadrinhos está me fazendo ficar interessada também!!!
    Adorei esse tema de inteligência artificial, acho que vou gostar da leitura!
    Obrigada pela indicação ;)
    Bjos

  • Aline M. Oliveira

    Não sou muito fã de ficção científica, mas daria uma chance pra essa HQ. Gosto muito de ler nesse formato porque acho que a leitura corre e a gente mal percebe que esta lendo. Adoraria conhecer a história de Alex + Ada.
    Bjoxx ♥

  • Márcia Saltão

    Oi.
    Não tenho costume de ler HQs, mas quando surge uma oportunidade, sempre é uma leitura muito válida! A premissa dessa HQ não me chama muito a atenção, mas para quem gosta desse tema na ficção cientifica, com certeza é uma ótima dica.
    Obrigada pela indicação.
    Beijos.

  • Vanessa Januth

    Estou começando a ler HQ agora e todas q li foram em preto e branco. Diferente essa daí porém ficção científica não é pra mim

  • rudynalvacorreiasoares

    Tamirez!
    amando ver ficção científica em HQs porque atrai um público bem maior e também o entendimento é mais fácil e lúdico.
    E mesmo que as cores sejam mais sóbrias, sem muito colorido, acredito que dá para ter uma boa noção de tudo que acontece com os protagonistas, Ada e Alex.
    Gostaria de poder ler.
    cheirinhos
    Rudy

  • Marta Izabel

    Oi, Tamirez!!!
    Adorei a resenha e fiquei bem curiosa para ler esse história tão interessante !! As ilustrações são maravilhosas.
    Bjoss

  • Natália Costa

    Oi Tami! Não tenho costume de ler HQ’s e quero entrar neste “mundo” hahahah
    Estou lendo Nimona e adorando!
    Qualquer sugestão de quadrinhos e mangás é bem vinda! :)

  • Micheli Pegoraro

    Oi Tamirez,
    Gosto desse gênero, mas faz tempo que não encontro um livro de ficção científica que chame a minha atenção. Ainda não li mangás, tenho certa curiosidade e, apesar de achar interessante a trama com essa mensagem que traz sobre um possível futuro com androides, e as consequências que essa influencia irá causar na sociedade, acho que não seria uma leitura que escolheria no momento. Mas conheço alguém que se interessaria por esse HQ’s, então vou indica-lo.
    Beijos

  • Leitura Organizada

    Sinceramente não sou muito fã desse gênero, mas imaginar um possível futuro com androides é bem interessante…

  • Bruna Prata

    Interessante forma de iniciar alguém nesse mundo das leituras cientificas.
    Não tenho o costume de ler HQ’s e, sempre fico anotando os que passam por aqui.
    Fiquei interessada, adoraria ler.

  • Daniel Igor

    Boa noite!
    Achei a premissa bem interessante, acho que se essa realidade do livro viesse à tona no mundo em que vivemos, 90% das pessoas ia topar ter um ”funcionário” desses em casa, se é que me entende.
    Uma pena a hq não ter passado do ponto de introdução para os outros volumes.
    Achei os traços bem bonitos, uma mistura de mangá com quadrinhos ocidentais, e as cores bem características.
    Abraços.

  • camila rosa

    Oi, tudo bom?
    Eu não li nenhum HQ esse ano, gostei muito da premissa de Alex + Ada e parece ser muito bom, espero ter a oportunidade de ler, e que chato isso né, na hora que esta envolvida o HQ acaba, e realmente quando tem essa mudança repentina da atitude fica bem estranho, mas que bom que gostou mesmo assim.
    Beijos *-*

  • Andressa Alves

    Não consigo levar adiante quadrinhos. Mais fiquei bem curiosa com Alex + Ada. Vi muitos comentários legais sobre o livros e isso só me instigou mais a dar uma chance pra ele, principalmente por se tratar de ficção científica e drama.
    Sobre a edição, ela me parece muito bonita e bem detalhada.
    Bjoos…. *-*

  • Natalí Marques

    Olá!
    Não conhecia esse HQ mas a premissa é muito interessante e o gráfico é muito bonito. Leio muito pouco ficção científica, não é um gênero que me chama muita atenção, mas pretendo ler mais desse gênero, e acho que em HQ fica ainda mais legal. <3
    Beijos

  • Carol

    Oie! N costumo ler HQs, nem gosto de ficcao cientifica, mas o enredo desse parece ser interessante. O gráfico tbm parece ser mto. Obg pela dica.

  • Nara Brasil do Amaral

    Se eu te disser que não curto muito HQ’s, quadrinhos e mangás, você acredita?! Pois é, eu to tentando mudar isso, mas te confesso que tá sendo difícil ahauhahau…. Além disso, estou numa fase que depois de assistir alguns filmes de ficção científica pra lá de decepcionantes, não estou curtindo tanto esse gênero agora.

    Alex + Ada não despertou meu interesse, infelizmente, ainda mais quando você disse que parece faltar um desenvolvimento maior na história, com as mudanças do personagem Alex sendo pouco desenvolvidas e trabalhadas.