Amando Pablo, odiando Escobar – Virginia Vallejo

Amando Pablo, Odiando Escobar é um livro de Virginia Vallejo que foi lançado pela Globo Livros em 2017.

Sobre o livro

Em 1982, Virginia Vallejo, era uma famosa apresentadora de televisão. Muito conhecida e admirada, principalmente pela sua beleza. Juntamente com o seu namorado na época, Aníbal, ela vai conhecer a fazenda de Nápoles de alguém que está adquirindo muita fama e dinheiro. Essa pessoa é Pablo Escobar. Em meio a uma extravagância sem fim, em um lugar gigantesco e cheio de atrativos, Virginia conhece Pablo pela primeira vez. Comum e agradável à primeira vista, mas com uma forte presença e liderança.

Após um incidente, ele acaba salvando a sua vida e conquistando ainda mais a sua admiração. Envolvida em um relacionamento conturbado com Aníbal e vivendo ainda à sombra do ex-marido, Virginia não percebe o caminho que está tomando e no quanto a presença de Escobar será constante na sua vida. Juntos formam uma parceria onde ele faz de tudo para protegê-la e ela acaba ensinando muito para ele, promovendo os seus feitos e o ensinando como se portar em entrevistas e com os demais.

“E já não me importam nem o fedor, nem o susto que tive ao ver as mil e uma formas de magia que alcança com elas. E a sua presença junto a mim apaga, como por encanto, a lembrança de cada homem que amei até então, e apenas ele existe, e ele é meu presente e meu passado e meu futuro, meu todo único.”

Pablo passa a cortejá-la, enche-la de mimos, carinhos e proteção. Nessa troca mútua de favores, ele passa a compartilhar com ela seus segredo e intimidades. Mostra a sua face mais verdadeira e abre seu coração para ela. Revelando seus sonhos e desejos. Essa paixão obsessiva está pronta para mudar completamente a vida de Virginia. Ela apenas não sabe o quanto.


Minha opinião

Narrado pela própria Virginia, esse é um livro carregado de sentimentos. Desde o princípio notamos a dualidade existente entre o que ela sente por Pablo. Esse amor que, percebemos desde o começo, é algo que beira o doentio. Observamos Pablo pelos olhos da mulher que o ama incondicionalmente e que ignora suas barbáries. Ela descreve Pablo como bem humorado, muito seguro de si e dado a fazer diversas brincadeiras com aqueles que o rodeiam. Não sabemos se é tão querido e respeitado por mérito próprio, por medo ou se por uma mistura dos dois.

O que é fato e que já ouvimos por diversas vezes é que ele realmente é bom para as pessoas mais necessitadas. Talvez pelas dificuldades que também já passou. Descobrimos aqui um homem ambicioso e apaixonado pelas suas causas. Um conflito entre homem explosivo que é capaz de eliminar sem pestanejar todos que atravessam o seu caminho e atrapalham os seus planos, unido ao contraste de alguém apaixonado e dedicado a ajudar os mais pobres. Pablo é um homem muito intenso.

Todos possuem muito medo dele, ele consegue tudo o que quer, tem uma maneira única de controlar tudo e todos, é ousado, não tem medo, move mundos pelo o que quer, nada escapa dele. Em Virginia ele encontra a amante perfeita: elegante, bonita, inteligente e acima de tudo, também não tem medo da morte. Eles se completam de diversas formas. Assim como eles têm bons momentos, também sentimos Escobar como uma bomba relógio. Quando sabemos das suas atrocidades, contadas por ela, e percebemos no quanto ele está se abrindo para ela, ficamos esperando a qualquer momento uma explosão da sua parte. E quando ela vem, é algo realmente perturbador.

“Para minha sorte, não é bonito nem educado, nem um homem do mundo: Pablo é, simples e claramente, fascinante.”

Virginia é o seu braço direito por muitas vezes e está presente em diversos momentos decisivos da sua vida e que foram marcantes na história. É notável a confiança que Pablo deposita nela. Isso gerou motivos para diversas especulações. Uma pessoa famosa na mídia envolvida com um suspeito de tráfico? E pior, um suspeito casado? O fato é que ela ama ele de uma maneira incondicional e quer proteger o seu amado. Mesmo que por muita vezes não acate tudo o que ele diz. Ela o confronta e, creio eu, esse foi mais um dos motivos para que ele tivesse tanto respeito e amor por ela.

Quando passam a surgir os confrontos entre os dois a real faceta de Escobar começa a aparecer. Ele aspira muito mais e nada parece ser empecilho, ela narra com detalhes as suas peripécias para chegar ao governo e o real motivo para ele almejar tudo isso. Quando ela explode a calma que ele a trata é quase assustadora. Por causa desse amor, Virginia passa a correr perigo. Diversas figuras entram na história e são uma ameaça para a sua segurança. Ele pode ter muitos amigos, mas tem o dobro de inimigos. Ela até tenta fugir de Pablo, mas parece que sempre tem algo que a faz voltar para ele. Existe uma tensão quase palpável entre eles.

“Já estou por aqui que te humilhem e te persigam por minha culpa. O que eles querem é te tirar da minha vida para sempre… e você é minha única amiga de alma… a única mulher que nunca me pediu nada… a única com que se pode falar de coisas que não falamos com a mãe ou a esposa, mas com outros homens…”

Em muitos momentos questionei a veracidade dos fatos expostos por Virginia. Apesar de saber que não podemos duvidar de nada quando o assunto é Pablo Escobar, também penso até que ponto tudo isso é real. Por não se tratar de uma obra ficcional, e por ouvirmos apenas o seu lado da história, nos pegamos com aquela dúvida: será que foi realmente assim? A veracidade dos fatos entra em julgamento, assim como até que ponto ela nos conta o que realmente aconteceu e se as situações expostas não foram distorcidas por alguém que sofreu tanto nas mãos de Escobar. Sem termos ele aqui para se defender, embora ele também não seja dos mais confiáveis, fica difícil entendermos se ela realmente foi transparente conosco e não omitiu nenhum detalhe.

Entre diversos percalços e situações inusitadas vemos todo o amor e admiração virarem ódio na mesma proporção. Conhecemos o lado violento e altruísta dessa figura que marcou a história. Não duvido de forma alguma do amor que ela alegou sentir por ele, e creio que realmente foi algo forte, talvez mais doença do que amor (dos dois lados), mas acredito também que o maior motivador dessa relação foi a sensação de adrenalina e poder que ela sentia ao estar com ele. E de certa forma ela foi sua cúmplice em diversas situações. Ela vê sua vida ser destruída por alegar amar alguém. De estrela famosa e desejada ela passa a ser alvo de perseguições e difamações. Em um relacionamento cheio de altos e baixos ela só vê a sua redenção com a morte de seu amado.

thumb_livro

4estrelasB

AMANDO PABLO, ODIANDO ESCOBAR

Autor: Virginia Vallejo

Editora: Globo Livros

Ano de publicação: 2017

Em julho de 2006, um avião da Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas dos Estados Unidos retirou Virginia Vallejo da Colômbia. Sua vida estava em perigo por ter concordado em depor como testemunha-chave num dos processos mais importantes da história de seu país: o assassinato do presidente Luis Carlos Galán e de mais outras cem pessoas, entre eles magistrados, guerrilheiros e civis. Vinte anos antes, Virginia era modelo bem-sucedida e apresentadora de um dos programas de TV mais populares da Colômbia. Em 1982 conheceu Pablo Escobar, na época um político de 33 anos que nos bastidores era senhor de um mundo de riquezas inimagináveis geradas principalmente pelo tráfico de cocaína, que por sua vez financiava projetos de caridade e campanhas de candidatos à presidência. Amando Pablo, odiando Escobar é o relato sincero de uma história de amor que logo se transformou em um conto de horror e vingança. Virginia acompanha de perto a evolução de uma das mentes criminosas mais sinistras e engenhosas de nossos tempos, retratando a infinita capacidade de Pablo de infundir terror e corrupção, seus vínculos tanto com o poder paralelo quanto com o Estado, os assassinatos de candidatos à presidência e seu envolvimento profundo com a guerra que devastou a Colômbia. Além disso, Virginia Vallejo compõe um relato sem meias-verdades sobre a vida íntima do lendário rei do tráfico internacional de drogas em uma narrativa corajosa, que não poupa detalhes, repleta de glamour e decadência, incluindo informações sobre Pablo Escobar, sua intimidade e seus crimes nunca antes reveladas.

É colaboradora do Resenhando Sonhos.
Natural de São Sepé, atualmente morando em Santa Maria.
Formada em Gestão da TI pela URCAMP e cursando Produção Editorial na UFSM.
Apaixonada por livros, Johnny Cash e cachorros.

  • Nayane Evylle

    Eu assisti a primeira temporada de Narcos e um documentário sobre o Escobar. Eu creio que seja verdade o que a Virgínia diz a respeito dele. Personalidade, relação dos dois e com outros. Na série, a gnt ama o Pablo num minuto e no fim do episódio odeia.
    Ele era um cara religioso, super protetor, astucioso, amor incondicional pela família. Mas ao mesmo tempo era tudo isso que ela descreveu no livro.
    Não dá pra saber se realmente foi assim, mas ela descreveu bem ele e a relação que os dois tinham.

    • Geórgea Teixeira Morais

      Olá, Nayane! Em muitos momentos fiquei em dúvida. Quem sabe alguma coisa foi exagerada e outras inventadas, mas creio que a grande maioria realmente aconteceu. É um excelente livro para quem se interessa pela história dele. Beijo

  • Bruna Prata

    Meu conhecimento sobre Pablo Escobar é nulo, tanto que nunca desenvolvi curiosidades sobre a vida dele.
    Deve ser surpreendente se deparar com a mudança de personalidade do Escobar, ao menos eu estou curiosa.
    Esse livro deve ser ótimo para quem gosta da série ou quem deseja conhecer mais Pablo, sendo ele fiel a realidade ou não.

    • Geórgea Teixeira Morais

      Oi, Bruna! É exatamente isso. Sempre gostamos de saber algo da vida de pessoas que marcaram a história, mesmo que nem tudo seja verdade. É como ter um outro olhar sobre alguém. Beijão

  • Marta Izabel

    Oi, Geórgea!!
    Adorei conhecer o livro mesmo não gostando tanto assim da história, mas fiquei bem curiosa para descobrir mais sobre a vida de Pablo Escobar!!
    Bjoss

    • Geórgea Teixeira Morais

      Olá, Marta! Fico feliz em saber, quem sabe você acaba lendo e se interessando mais pela história. Beijos

  • Isabela Carvalho

    Olá Geórgea ;)
    Esse não é minha primeira escolha de leitura, e apesar de conhecer a série que fala da vida do personagem, não fiquei animada em ler esse livro :/
    Realmente, por não ser ficção, e por ouvirmos um lado da história, gera essa dúvida mesmo, se as os fatos aconteceram mesmo assim como narra Virginia.
    Masque bom que você gostou da leitura… vou pesquisa mais, quem sabe não me interesso também.
    Bjos

    • Geórgea Teixeira Morais

      Hey, Isabela! Como tenho grande interesse na história do Pablo, acabo gostando muito de tudo que envolve ele. Mesmo quando gera aquela dúvida sobre a veracidade dos fatos. Beijão

  • Natalí Marques

    Olá!
    Não conheço muito da vida do Pablo, então esse livro não é algo que eu tenha interesse em ler. Mas parece ser bastante interessante para quem tem curiosidade sobre sua vida. Até mesmo a série Narcos, eu nunca assisti ahahaha
    Mas é algo que preciso melhorar, então vou anotar a sugestão mais para o futuro (:
    Beijos

    • Geórgea Teixeira Morais

      Olá, Natalí!

      É realmente bem interessante e chocante, espero que você anime de ler. Beijão

  • Lara Caroline

    Olá Georgea, tudo bem?
    Não costumo ler livros de não ficção, mas eu achei muito interessante o tema deste livro. Também acho que os fatos expostos podem conter um grau de exagero, já que só um lado da história é contado, mas ainda sim fiquei com muita vontade de conhecer um pouco mais da vida deste homem que foi tão temido e poderoso.
    Beijos

    • Geórgea Teixeira Morais

      Oi, Lara! Prepare-se para ficar chocada, então. hahaha! Se ler, volta aqui e me conta o que achou. Beijos

  • Natália Costa

    Menina, acabei de lembrar que parei de assistir a série, preciso ver a segunda temporada! hahahaha
    Não sei se gostaria de ler, pq sou mais acostumadas com ficção. Acho que prefiro terminar a série… :P

    • Geórgea Teixeira Morais

      A segunda temporada é ainda melhor que a primeira! Hehehe.. Eu também sou mais acostumada com ficção, mas como tenho grande interesse na vida dele, acabei gostando muito desse. Beijo!

  • Micheli Pegoraro

    Oi Geórgea,
    É um livro bem interessante para quem quiser conhecer melhor a vida e a personalidade deste homem tão poderoso, mesmo que seja através dos fatos narrados pela Virginia.
    Como não sei quase nada da vida de Pablo Escobar e como não tenho o costume de ler livros de não ficção – raramente me interesso por livros nesse estilo – essa é uma leitura que não procuraria no momento.
    Beijos

    • Geórgea Teixeira Morais

      Olá, Micheli! Acredito que esse livro agrada mais um público específico mesmo, apesar de ser excelente e trazer vários fatos interessantes. Beijo!

  • Márcia Saltão

    Oi.
    Dessa vez, deixo passar a dica. Sinceramente não sei nada da vida de Pablo e também não tenho interesse.
    Mas para quem acompanha a série e gosta dessas informações, uma boa dica.
    Beijos.

    • Geórgea Teixeira Morais

      Olá, Márcia! Que pena que não chamou a sua atenção. :( Beijos

  • Andressa Alves

    Desde que conheci o blog sempre me interessei por todos os livros resenhados aqui. Porém, esse não me chamou atenção, mesmo a história de Pablo Escobar sendo de fato bem curiosa. Acho que nesse momento eu não o leria, talvez em um outro momento quem sabe.
    Mas sua resenha ficou muito boa, parabéns *-*

    • Geórgea Teixeira Morais

      Olá, Andressa! Muito obrigada, fico feliz em saber <3 Ahh, eu entendo! É tudo questão de gosto! Beijão

      • Andressa Alves

        Ooi Geórgea, tudo bem??
        Será que você poderia me tirar uma dúvida?
        Estou participando dos sorteios do blog mais acho que estou tendo um probleminha, é primeira vez que participo e não sei se é normal. O link que pede no formulário do Tweet não fica salvo, toda vez que entro pra dar uma olhar vejo que pede pra deixar o link novamente, é normal não ficar salvo??
        Bjoos *-*

        • Geórgea Teixeira Morais

          Oii, Andressa! A opção de compartilhar no twitter é diária, todo dia ela dá uma nova chance. Espero ter ajudado! Qualquer coisa é só falar. Beijos :)

          • Andressa Alves

            Entendi, obrigada ;D
            Bjoss *-*

  • Carol

    Que interessante este livro, ainda mais por ser narrado pelos olhos de Virginia. Fiquei com bastante vontade de ler este livro e conhecer mais da historia de Pablo, ainda mais dps de ler uma resenha dessa. Parabéns e obg pela dica!

  • rudynalvacorreiasoares

    Geórgea!
    Estava acompanhando no canal fechado um série sobre a vida do Escobar e tem muita coisa verídica nesse livro, pelo menos é o que mostra na série que é baseada na vida dele.
    Ele é autoritário e teve mesmo esse caso com ela, agora no filme, a personalidade dele não é romantizada como Virgínia faz crer, aliás na série ela quase nem aparece tanto quanto a influência dela na vida dele merecia.
    Fato é que quero ler.
    Desejo um final de semana de luz e paz!
    “Será que você vai saber o quanto penso em você com o meu coração?” (Renato Russo)
    Cheirinhos
    Rudy

  • Nara Brasil do Amaral

    Realmente é muito triste quando uma história de amor, vira ressentimento e ódio. Não parei ainda para ler esse livro, mas estou interessada em ler mais sobre essa figura que marcou a história, até agora só assistir uma série de documentários sobre ele. Será interessante ler Virginia narrando a história.