fbpx

Amor e Gelato – Jenna Evans Welch

Amor e Gelato é um romance young adult da autora Jenna Evans Welch, publicado em 2017 pela editora Intrínseca.

SOBRE O LIVRO

Imagina você ter a oportunidade de ir à Florença, na Itália, sem previsão de volta. Seria um sonho para qualquer um, menos para Lina, uma garota de 16 anos que acaba de perder a mãe para um câncer terminal. No entanto, pouco antes de morrer, sua mãe começou a falar muito de Howard, o quanto ele é incrível e como foi bom o tempo em que passou com ele na Itália.  E faz um último pedido à filha, que ela vá morar com ele em Florença.

Lina leva seis meses para se decidir dar uma chance de conhecer Florença, e Howard, quem ela descobriu apenas depois da morte de sua mãe, que é o seu pai. Certa de que só vai passar o verão fora, ela embarca nessa loucura sem nenhuma pretensão de que será bom, e tudo só piora quando ao chegar ela vê que Howard mora nada mais nada menos que em um cemitério, de homens que lutaram na segunda guerra mundial, mas ainda assim um cemitério que serve como visitação histórica.

” E por que ele tinha que dizer que eu era “quieta”? Eu detestava ser chamada assim. As pessoas sempre diziam isso como se fosse algum tipo de deficiência, como se só porque eu não contava minha vida toda logo de cara eu fosse antipática e arrogante. Minha mãe me entendia. ” Você pode até demorar para se soltar, mas quando se solta emana alegria.” “

Assim que chega, ela recebe da assistente de seu pai um diário que foi de sua mãe dos tempos em que ela viveu naquele lugar. Um prato cheio para que Lina conheça a história de seus pais, porém ela não tem certeza de que quer descobrir como as coisas deram errado, mas ao mesmo tempo, é sua história que está descrita naquelas palavras, uma vida de mentiras prestes a ser desvendada.

Enquanto decide se quer ou não entender os segredos de sua mãe, ela conhece Lorenzo, um garoto com estilo meio americano e que mora em uma casa em formato de biscoito, mas que será um grande amigo, ajudando-a compreender seu passado, e também servindo de guia da maravilhosa Florença. E tanto Ren, como o diário de sua mãe, ensinarão que duas coisas te farão querer ficar em Florença, amor e gelato, mas que pode ser um péssimo lugar para se ficar de coração partido.


MINHA OPINIÃO

É meu primeiro contato com a autora e gostei muito de sua escrita, que é leve, fluida, e contém muitas informações sobre Florença. Isso é uma característica que me faz apaixonar por qualquer livro. Saber que um autor pesquisou e se importou em nos trazer um pouco da cultura do lugar onde se passa a história, seja ele qual for, me faz querer arrumar as malas e embarcar no primeiro avião. Conhecer Florença pelas páginas de Amor e Gelato, foi superior ao próprio enredo.

Confesso que me irritei com a personagem por ela se recusar à ir a Itália e assim que chega, a primeira coisa que faz é bolar um plano para sair imediatamente de lá. Mesmo que entendendo seus dramas e logo ela mudar de ideia, essa atitude me incomodou um pouco. Porém, o que mais me incomodou foi o fato de ela levar dias para ler o diário de sua mãe. Entendo também o que significa para ela estar com medo de conhecer sua história, e seria bastante compreensível se ela demorasse para tocar no diário, mas ela começa a leitura e para diversas vezes, como se estivesse lendo um livro qualquer e não a história da sua vida.

Contudo, gostei muito da junção que a autora fez da história da Lina com sua mãe. Ver ela visitando os lugares que sua mãe visitou, comendo coisas que sua mãe comeu, senti como se eu mesma estivesse nesses lugares, senti o gosto do gelato e me apaixonei por cada cantinho de Florença. E ao fechar o livro foi como se eu tivesse voltado da Itália, e é maravilhoso quando um livro faz isso com você, te permitir estar totalmente dentro da história.

” Pode até parecer óbvio, mas morar num cemitério me faz pensar na morte. Aqui há uma ordem que não existe na vida real, e acho isso estranhamente reconfortante. Talvez essa seja a beleza da morte. Nada mais é complicado. Tudo é fechado e definitivo.”

Amor e Gelato é um livro com um enredo lindo, de conhecimento e amadurecimento. Uma história para sorrir e se emocionar, daqueles de deixar seu coração bem quentinho. E com um desejo enorme de conhecer todos os lugares citados no livro. Então se você gosta quando um livro te faz sentir coisas assim, abrace esse livro bem apertado. E agora que já fiz isso, já estou arrumando minhas malas e aguardando ansiosamente o próximo livro da autora que se passará com a amiga de Lina, e nos levará dessa vez para a Irlanda.

AMOR E GELATO

Autor: Jenna Evans Welch

Tradução: Joana Faro

Editora: Intrínseca

Ano de publicação: 2017

Um verão na Itália, uma antiga história de amor e um segredo de família

Depois da morte da mãe, Lina fica com a missão de realizar um último pedido: ir até a Itália para conhecer o pai. Do dia para a noite, ela se vê na famosa paisagem da Toscana, morando em uma casa localizada no mesmo terreno de um cemitério memorial de soldados americanos da Segunda Guerra Mundial, com um homem que nunca tinha ouvido falar. Apesar das belezas arquitetônicas, da história da cidade e das comidas maravilhosas, o que Lina mais quer é ir embora correndo dali.

Mas as coisas começam a mudar quando ela recebe um antigo diário da mãe. Nele, a menina embarca em uma misteriosa história de amor, que pode explicar suas próprias origens. No meio desse turbilhão de emoções, Lina ainda conhece Ren e Thomas, dois meninos lindos que vão mexer ainda mais com seu coração.

Uma trajetória que fará Lina descobrir o amor, a si mesma e também aprender a lidar com a perda. Amor & gelato é uma deliciosa viagem pelos mais românticos pontos turísticos italianos, com direito a tudo de mais intenso que o lugar tem a oferecer: desde paixões até corações partidos.

Colaboradora do Resenhando Sonhos.

25 anos, Técnica em Química e apaixonada por livros desde que me conheço por gente!