Apenas Um Ano é da autora Gayle Forman e dá sequência a Apenas Um Dia, que está sendo publicado aqui no Brasil pela Editora Novo Conceito.

Sobre o Livro

* Contém spoilers do primeiro livro

20150719_140422
Em Apenas Um Dia temos a história de Allyson e de Willem pelo ponto de vista feminino de Lulu, e em Apenas Um Ano vamos ter a história contada por Willem, mas não exatamente no mesmo período. Aqui vamos partir do momento onde os dois se separam e conhecer a verdade sobre o que realmente aconteceu, quando o garoto se afastou de Allyson.

Além dessa explicação, vamos acompanhar a trajetória do jovem a partir desse momento até eles finalmente se reencontrarem, mais de um ano depois, quando Allyson bate a sua porta. E ao contrário do que possa se pensar, a história não anda mais além desse momento e termina exatamente no mesmo lugar.

A relação de Willem com os pais e o motivo por ele estar a tanto tempo viajando longe de casa é bem explorada, assim como também conhecemos alguns dos amigos do jovem e o acompanhamos por vários lugares do mundo, por onde ele passará durante esse período de tempo.

“O universo nunca lhe dá algo sem fazê-lo pagar por isso de alguma forma.”

Apenas Um Ano traz uma visão masculina do que aconteceu e muito do que fica ambíguo no primeiro livro pelo ponto de vista de Lulu, aqui é esclarecido.


Capa e Diagramação

20150719_140449
Vou ressaltar aqui o que já falei na minha resenha de Apenas Um Dia, não entendo o porque dessa padronização despadronizada das capas da autora. Esse livro possui a capa em mosaico, porém o primeiro tem a capa normal, parecendo na estante que ele é a continuação de Se Eu Ficar e não de Apenas um Dia. Mas enfim, é apenas um desabafo de uma maníaca por lombadas que combinem.

Fora isso, gosto da capa, apesar de ter imaginado um Willem diferente do que é apresentado na imagem desse livro. O miolo está bem unificado com o do primeiro livro, com a separação igual dos capítulos, informando o momento e o local onde aquela narrativa está se passando.


Minha Opinião

O primeiro livro foi menos fácil de ler, pois tinha várias quebras na narrativa e a história por vários momentos ficou chata. Porém isso quase não acontece em Apenas Um Ano e a leitura se mostra muito mais fluída e leve durante essa narrativa.

Com esse livro constatei que gosto mais dos personagens masculinos da autora, o que é preocupante em termos de construção de figuras femininas. Elas são sempre inseguras e estão sempre se diminuindo na história, já os homens são sensíveis e fortes e são eles que sempre acabam elevando essas mulheres a um ponto de confiança. Mas, novamente, pode ser meu lado feminista falando, já que pra mim parece que sempre há um privilégio em valorizar mais os homens.

“Há uma diferença entre perder algo que sabia ter e perder algo que se descobriu ter. Uma é decepção. A outra é perda de verdade.”

E após a crítica, digo que é exatamente esse lado sensível dos personagens masculinos em contraste com o mimimi das moças que faz com que sempre goste mais dos pontos de vista masculinos da autora. Foi assim com Pra Onde Ela Foi e se repetiu em Apenas Um Ano.

20150719_140405

Vi bastante gente falando que esse não é um livro fácil de ler, pois como já mencionei, não flui também, mas se você quer continuar lendo a história, adianto que Apenas Um Ano não é assim.
Há apenas alguns poucos trechos, quando ele está na Índia que podem ser considerados “dispensáveis”, o restante do livro é super interessante e auto explicativo de muitas das coisas que podem ter ficado mal interpretadas no primeiro volume.

Então se você leu Apenas Um Dia, corre ler Apenas um Ano que você vai curtir. Eu quero logo é saber quando sai o terceiro livro, para finalmente descobrir o que vai acontecer com esses dois

APENAS UM ANO

Autor: Gayle Forman

Editora: Novo Conceito

Ano de publicação: 2015

Em Apenas um Dia, os momentos de paixão entre Allyson e Willem foram interrompidos de maneira abrupta, lançando a jovem em um abismo de questionamentos e dor. Agora a história é contada pela voz de Willem. Sem saber exatamente o que o atraiu na garota de olhos grandes e jeito comportado, o rapaz inicia uma busca obsessiva por pistas que levem até a sua Lulu mesmo sem saber sequer o seu nome verdadeiro.
Enquanto tenta compreender o mistério que os separou, Willem se esforça para costurar relacionamentos desgastados e procura respostas para o futuro. Mais do que uma aventura de verão, o encontro em Paris significou para ele o início da vida adulta.

Relacionados

Destaques

Insta
gram

[jr_instagram id='3']

Parceiros