As aventuras de Tintim: Os charutos do Faraó – Hergé

Os Charutos do Faraó, publicado em 1995 é o quarto volume das Aventuras de Tintim, uma série de livros da autoria do cartunista belga Hergé e que foi trazido ao Brasil pela editora Globo Livros em 2016.

29

SOBRE O LIVRO:

Desta vez o jovem jornalista Tintim e seu cãozinho Milu embarcarão em uma aventura no cenário do antigo Egito. Como é clássico dentre as histórias de Tintim, o jornalista esbarra em aventuras mesmo que este não seja o seu objetivo. Tudo começa em um navio onde os dois amigos viajam fazendo escalas por várias cidades. Durante a viagem se deparam com um professor bastante “peculiar”, que busca encontrar a tumba de um antigo faraó.

“A história do Faraó KIH-OSKH!… 2.500 anos antes de Jesus Cristo. Nunca conseguiram encontrar sua tumba. Muitos estudiosos já empreenderam escavações com esse propósito. Todos desapareceram misteriosamente! Dizem que é o faraó que se vinga!… Ora, este papiro mostra a planta da tumba de KIH-OSKH! Queria ter a honra de trazer à luz este célebre monumento!”

E assim eles descobrem um túmulo dos faraós para onde egiptólogos aparentemente foram atraídos e mortos, além de várias caixas de charutos. Procurando a origem destes charutos, Tintim e Milu viajam pela Arábia e pela Índia, vão deparar-se com uma rede internacional de contrabando de drogas, que fará de tudo para atrapalhar Tintim a descobrir toda a trama desta quadrilha.


MINHA OPINIÃO:

Confesso que não sou uma ávida leitora de HQ’s, no entanto achei a proposta das aventuras de Tintim muito interessante. Acredito que o diferencial desta história em quadrinhos é que não se trata apenas de uma história, mas vem a abordar temas que são comuns ao nosso cotidiano até os dias atuais.

A forma como os assuntos tão importantes podem ser tratados de maneira leve e descontraída em pequenas tirinhas me encanta. Sem falar é claro na personalidade de cada um dos personagens, o que torna tudo mais divertido e descontraído, principalmente do cãozinho Milu.

31

É claro que tendo sido escrita originalmente para colunas em jornais, todos estes temas buscavam e acredito que mesmo nos dias de hoje, fazer uma crítica à sociedade e principalmente aos seres humanos e em como podem ser levados a caminhos tão tortuosos. Acredito que cada um de nós é convidado pelo autor a fazer uma pequena reflexão sobre aspectos com os quais convivemos e achamos tão “naturais”.

O fato de trazer o tema de uma forma tão suave e ao mesmo tempo tão crítica é, sem dúvida, fascinante! A edição trazida em quadrinhos preto e branco, a diagramação, tudo é simplesmente encantador. Além de que, estando impresso nesse formato, pode alcançar um público que não é leitor assíduo dos impressos de notícias, ampliando o alcance da obra e proporcionando os fã a oportunidade de ter todas as histórias disponíveis na estante.

Espero ter novas oportunidades de acompanhar as aventuras de Tintim e Milu em breve, já que temos outros volumes já publicados.


ASSISTA!

As Aventuras de Tintim se tornou uma série de animação baseada na série de livros As Aventuras de Tintim, criada por Hergé. Estreou em 1991, teve 39 episódios de meia hora produzidos em três temporadas. Foi a mais conhecida adaptação dos livros até o lançamento do filme As Aventuras de Tintim em 2011.

Alguns desses episódios já estão em domínio público na íntegra, inclusive a nossa aventura de Tintim e os charutos do Faraó! <3

O FILME!

thumb_livro

4estrelasb

AS AVENTURAS DE TINTIM: OS CHARUTOS DO FARAÓ

Autor: Hergé

Editora: Globo Livros

Ano: 2016

Em Os charutos do faraó, Tintim e Milu vão em busca da tumba perdida do faraó Kih-Oskh. Logo após a descoberta, percebem que ela na verdade é uma fachada para uma sociedade secreta de traficantes internacionais que escondem misteriosos charutos em sua base. Para mandá-los para trás das grades, Tintim e seu companheiro precisarão de uma boa dose de coragem e sorte. Esta é uma edição fac-similar da série As aventuras de Tintim, lançada pela primeira vez em 1932.

É resenhista do Resenhando Sonhos.
Estudante de Direito, 20 anos, mineira, mora em Belo Horizonte e ama o universo literário.