fbpx

As Novas Aventuras de Sherlock Holmes (volume 2) – Otto Penzler

As Novas Aventuras de Sherlock Holmes (volume 2) é uma reunião de pastiches escritos pelos mais variados autores, dentre eles: Robert Barr, Robert L. Fish, Colin Dexter, Julian Symons, Barry Perowne e outros. Ele faz parte da continuação do box com novas aventuras do famoso detetive e foi lançado em 2018 pela Nova Fronteira.

Sobre o livro

Dando sequência às histórias encontradas no primeiro livro do box, novamente teremos nosso detetive pela visão de outros autores. Aqui teremos A aventura da segunda bolsa de Robert Barr, nos proporcionando um encontro entre Arthur Conan Doyle e o detetive Sherlock Holmes, mostrando, inclusive, certa animosidade entre os dois. O que será que podemos esperar de um encontro tão épico? Ou então, você poderá encontrar um pastiche no mínimo curioso, munido de uma lista de personagens, contendo capítulos e um jogo com os nomes dos envolvidos na trama durante a investigação de um assassinato em Herlock Shomes de novo em ação de um escritor que permanece anônimo até hoje.

“Aguardei a resposta, olhando pela janela, pois a demolição de um homem não é nada agradável de se assistir, ainda que envolva um triunfo para um de nossos mais respeitados e frutíferos heróis.”

Mas também encontraremos uma histórias muito espirituosa, conhecida como O casamento de Sherlock Holmes de Gregory Breiman, aqui você conhecerá a identidade de sua esposa e desvendará os segredos escondidos nesse matrimônio, além disso, teremos o encontro do detetive com o próprio presidente dos Estados Unidos, que tem um importante – e inusitado! – pedido a fazer em Acontecimentos estarrecedores na cidade eletrificada de Thomas Perry.

Além de assassinatos e roubos, você também terá uma grande dose de assombrações neste volume, como em O caso de loucura do coronel Warburton de Lyndsay Faye, onde Watson narrará uma aventura antiga e intrigante que ao que tudo indica, só pode ter relação com espíritos e seres malignos e vingativos. Mais uma vez você terá todo o tipo de enredo que agrada desde os fãs de histórias engraçadas até o amante de casos mais sérios.


Minha Opinião

O segundo volume desse box maravilhoso é um pouco menor que o primeiro. Mesmo assim, a união dessas duas obras conta com mais de 1.200 páginas de pura aventura e mistério com a ilustre presença do detetive mais famoso da literatura. Confesso que o primeiro me cativou mais, esse acabou apresentando alguns pastiches que não foram tão interessantes, mesmo assim, é uma excelente dica de leitura para os fãs de Sherlock.

Diferente do que temos no volume anterior, aqui serão apenas 30 histórias, divididas em 3 categorias. Sendo elas: Você acha isso engraçado?, que possui várias paródias, algumas nem tão engraçadas assim; em Vitorianos Contemporâneos, escritores atuais de histórias de mistério de mistério escrevem novas aventuras para Holmes e, finalmente, As pegadas de um escritor gigantes, onde autores clássicos dão voz ao nosso detetive.

Algumas das histórias deixam a desejar no enrendo, mas possuem uma narrativa tão surreal e cativante que você não consegue largar a leitura, principalmente por contar com histórias menores que fluem rapidamente e prendem a sua atenção. Sem contar que este volume teve o maior número de trocas e jogos com os nomes dos personagens, o que desperta o interesse dos curiosos. Mas é claro que, novamente, temos as características clássicas do detetive mantidas, mesmo que sofram leves alterações, a sua essência continua a mesma.

“É totalmente desnecessário para mim descrever, seja de que forma for, meu tão conhecido amigo; sua altura avantajada, sua esbelteza, seus dedos longos e olhar penetrante. Não preciso cansar o leitor ao mencionar seu nariz aquilino que o fazia parecer tão alerta e dispensarei qualquer referência ao queixo e às mãos, machadas por produtos químicos e pela nicotina e marcadas por picadas da seringa hipodérmica.”

A cada pastiche, seguimos os moldes do primeiro livro, antes de cada narrativa temos uma breve introdução sobre o autor que a escreveu e um pouco da história em questão. Nessa primeira categoria, temos histórias mais divertidas e descontraídas. Algumas não são boas quanto esperamos, talvez por exagerarem nas piadas e situações inusitadas. Talvez você não ache todas engraçadas – assim como eu.

O que eu senti falta nesses volumes foram histórias onde trouxessem um Sherlock Holmes como mulher. Já que houveram tantas trocas de nomes, inserções de novos personagens e situações que não eram usuais, acho que seria no mínimo interessante uma versão feminina dele. Assim como temos uma versão feminina do Dr. Watson na série Elementary que traz versões contemporâneas desses personagens. Lá encontramos a Dra. Joan Watson vivida por Lucy Liu. Ainda não tive a oportunidade de assistir a série, mas já ouvi muitos comentários positivos sobre essa doutora.

Gostaria de citar duas histórias que realmente ganharam meu coração. A primeira chama-se O desmascaramento de Sherlock Holmes de Arthur Chapman, onde teremos o encontro do nosso protagonista com C. Auguste Dupin, detetive criado por Edgar Allan Poe e que é citado pela primeira vez no livro Os Assassinatos da Rua Morgue. E também, o encontro com outro detetive, que devo confessar ser o meu preferido acima de todos – perdão, Sherlock! – o famoso Hercule Poirot de Agatha Christie. No pastiche intitulado Terá Sherlock Holmes conhecido Hercule…? de Julian Simons o qual foi o meu preferido entre os dois volumes. Esses encontros ficarão marcados para sempre na minha memória.

“Terá Sherlock Holmes algum dia conhecido Hercule Poirot? Essa não é uma suposição tão improvável quanto poderia parecer.”

Moriarty é novamente muito citado. Talvez pela fama que fez nas histórias originais de Holmes, como seu grande inimigo. Mas teremos tantos outros personagens e situações intrigantes as quais não esperávamos encontrar. Continuo reforçando a importância de ler essas histórias, principalmente para aqueles que gostam dos outros autores que citei. Você não vai se arrepender de conhecer essas novas visões e aventuras. Dê uma chance para esse box que, além de lindo por fora, está maravilhoso por dentro!

 

5estrelasB

AS NOVAS AVENTURAS DE SHERLOCK HOLMES – VOLUME 2

Autor: Otto Penzler

Editora: Nova Fronteira

Ano de publicação: 2018

Nenhum personagem da história foi tão popular quanto Sherlock Holmes. Mesmo passados tantos anos desde sua primeira aparição, em 1887, é possível encontrá-lo não somente nos livros de seu célebre criador, Arthur Conan Doyle, mas também em filmes, séries de TV e até músicas. O que poucos sabem, no entanto, é que na literatura também houve quem quisesse dar nova vida ao famoso detetive, utilizando-o em suas próprias histórias. Para a alegria dos admiradores de Sherlock Holmes, este boxe reúne dezenas destes contos, abarcando um período de mais de cem anos de produção literária. Incluindo textos de autores célebres, como Stephen King, Neil Gaiman e Anthony Burgess, bem como de escritores menos conhecidos, esta obra é a prova de que os grandes personagens da literatura são sempre aqueles que nunca deixam de inspirar

É colaboradora do Resenhando Sonhos.
Natural de São Sepé, atualmente morando em Santa Maria.
Formada em Gestão da TI pela URCAMP e cursando Produção Editorial na UFSM.
Apaixonada por livros, Johnny Cash e cachorros.