fbpx

A Ascensão e a Queda de Darth Vader – Ryder Windham

A Ascensão e a Queda de Darth Vader é do autor Ryder Windham e foi lançado pela Universo dos Livros, pelo selo Universo Geek, em 2017.

Sobre o livro

Anakin Skywalker era apenas uma criança quando foi parar com sua mãe Shmi no planeta Tatooine. Ambos eram escravos da Hutt chamada Gardulla. Ani é conhecido por ser muito bondoso e curioso. Sua inteligência e habilidade em consertar equipamentos quebrados chama a atenção de novos donos. Não tarda para que a sua atual dona perca a sua guarda para Watto, dono de um ferro-velho e que passa a ser o novo senhor dos dois. Em meio a uma infância sofrida e passando por diversas dificuldades, o pequeno nunca deixa morrer o desejo de ganhar a sua liberdade e a da mãe.

“Anakin sentiu a garganta ficar dolorosamente seca. Não importava quantas vezes sua mãe o lembrasse de que havia seres menos afortunados na galáxia, era impossível negar o fato de que ambos era escravos, a propriedade de Gardulla, a Hutt.”

Mesmo sendo apenas uma criança, ele demonstra grande facilidade para aprender rapidamente apenas observando os outros, além de revelar-se um grande piloto. Logo o seu dono percebe que pode lucrar com os dons do garoto e ele passa a disputar corridas de pods, para desespero da mãe. Conforme os anos passam, o jovem toma conhecimento dos Jedi e sonha tornar-se um. O dia que sua vida muda completamente, é quando Qui-Gon Jinn e a jovem Padmé chegam ao seu planeta. É nesse momento que sua jornada tem início.

Aqui relembramos diversas histórias que aconteceram nos filmes, desde o começo, quando ele ainda era um Jedi apaixonado por Padmé, até se transformar gradativamente em um Sith. Observamos todas as tentativas do seu tutor Obi-Wan Kenobi em manter o seu aprendiz padawan no caminho da Força. E entendemos o quanto essa transformação acabou sendo inevitável. De maneira clara e objetiva, temos diante de nós várias histórias que giram ao redor dessa figura que representa tão bem o lado sombrio da força.


Minha opinião

“Os Jedi não tem pesadelos”. Seria essa uma verdade? Ficamos nos questionando sobre essa frase conforme avançamos essa narrativa que trata de um dos vilões mais icônicos que conhecemos. Quem não reconhece esse capacete preto, com um  sabre de luz vermelho e aquela respiração pesada? Vader é, na minha humilde opinião, um dos vilões mais queridinhos que existe no universo. Mesmo com toda a maldade emanando de sua armadura, eu ainda tento buscar um pouco de doçura e bondade que existiam no pequeno Ani.

É extremamente rica essa narrativa que apresenta um Anakin jovem, puro e bom com aqueles que vivem a sua volta, até ser tomado pelo lado sombrio e transformado em Darth Vader. Devo confessar que sempre entendi os motivos que levaram esse vilão a ser como ele era, nunca consegui culpá-lo totalmente por suas atitudes, em virtude de tudo que ele passou até chegar ao final de sua existência. Ler e entender como ele chegou a esse lugar, tudo que ele passou como escravo, as dificuldades enfrentadas a cada dia, são motivos para fazer com que pensemos em tudo que ele enfrentou e o que o motivou.

“Deitado na escuridão de e quarto pequeno cheio de seus muitos dispositivos caseiros e projetos científicos, ele jurou: Não vou ser um escravo para sempre.”

Anakin aprende sobre a Força, a história dos Jedi e toma conhecimento dos Sith. Aprende mais sobre o lado luminoso e o sombrio. Depositamos, durante a narrativa, todas as nossas esperanças nele, mesmo sabendo como essa história termina. Sofremos com suas perdas, ficamos angustiados com suas incertezas e totalmente divididos quando ele não sabe em quem acreditar. Se no Conselho Jedi ou em Palpatine.  Ele trava diversas lutas internas, tentando entender qual o caminho que ele deve percorrer. Por diversas vezes, observei, que ele apenas precisava ser compreendido.

Ele mostra-se um garoto muito diferente do que a maioria esperava. É muito estranho pensar na figura de Vader como uma criança. Mas é na fase adulta, quando ele está com o seu grande amor, que a sua verdadeira faceta é revelada. Uma pessoa que tem grande amor por aqueles que estão a sua volta e que realmente se preocupa com os outros, mas que também entra em conflito com um ódio e uma agressividade arrebatadora. Digo e repito: ele só se tornou o que é por amar demais e querer proteger os seus entes queridos.

“Como ansiedade, orgulho e arrogância não eram características aceitas em um Jedi, mesmo se ele realmente viesse a ser o Escolhido, muitos tinham cautela com relação a Anakin.”

Sua relação com o filho Luke também é cheia de marcas importantes. Um filho que ele não tinha conhecimento e que, em um primeiro momento, nega o seu pai. Mas, que após diversos eventos, passa a ter outra visão sobre o mesmo. Encontrar esse filho e não ter coragem de levar as ordens de Palpatine adiante, é o primeiro passo para deixar Vader com diversas dúvidas. Tudo isso acaba gerando uma grande incerteza nele e faz com que o Sith esteja sempre em constante questionamento sobre as atitudes tomadas durante sua vida.

A amizade entre Anakin e Obi-Wan também é marcante. Eles são muito conectados e fortes juntos. A parceria que eles formam, desde quando Ani é apenas um aprendiz é perpetuada pelos anos e ele vê, na figura do seu mestre, um pai que nunca teve. Vemos a construção dessa amizade, que termina de maneira trágica. E que acredito ser uma das cenas mais tristes e impactantes. 

Relembrar todos esses momentos, na forma de livro, é ainda melhor. Parece que tudo torna-se mais verídico ao estar no papel. Esse é um livro rápido que apresentará tanto histórias conhecidas, quanto algumas que são novas e trazidas pelo autor. Mas, todas serão importantes, até desenrolar ao final, que mesmo sendo conhecido, é sempre emocionante.

Conheceremos os pensamentos mais secretos de Darth Vader. Descobriremos que ele só tomou determinadas atitudes tentando acertar. De começo, ele não queria ir para o lado sombrio. As consequências que fizeram ele se transformar em um monstro. Nos questionaremos se os Sith e os Jedi são similares na busca por um poder maior. Acompanharemos sua dolorosa transformação e como a sua reputação foi criada no começo até os desdobramentos finais da sua jornada. E você? Também acha que ainda existia bondade nele?

thumb_livro

4estrelasB

A ASCENSÃO E A QUEDA DE DARTH VADER

Autor: Ryder Windham

Editora: Universo dos Livros

Ano de publicação: 2017

Poderoso e temido. Amado e sombrio. A ascensão e a queda. Essa é a história de Darth Vader como nunca foi contada: sob o seu próprio ponto de vista. Conheça sua trajetória desde a infância como escravo em Tatooine junto à mãe; o treinamento como Padawan para se transformar no Jedi escolhido para derrotar a Força e, por fim, como se deu a transição para o Lado Sombrio a fim de salvar seus entes queridos. Entenda tudo o que ocorreu por trás dos eventos que levaram o garoto Anakin Skywalker a ascender como Darth Vader e se tornar temido por uma galáxia inteira e além…

É colaboradora do Resenhando Sonhos.
Natural de São Sepé, atualmente morando em Santa Maria.
Formada em Gestão da TI pela URCAMP e cursando Produção Editorial na UFSM.
Apaixonada por livros, Johnny Cash e cachorros.