O Evento é o segundo volume de Black Hammer, quadrinho assinado por Jeff Lemire, Dean Ormston, David Rubín e Dave Stewart. A publicação é da editora Intrínseca em 2018.

Sobre a história

Há 10 anos presos no mesmo lugar, que eles sequer sabem onde fica, os super-heróis já estão desacreditados depois de verem todas as suas tentativas de escapar ou descobrir qualquer coisa falharam. Parados no tempo, frustrados e sem esperanças, seguir com a encenação da família que vive em harmonia na fazenda parece ser a melhor opção, mesmo que alguns não concordem.

Porém, algo vai mudar. Eles vão receber uma visita que foi capaz de romper as barreiras invisíveis que os cercam e está atrás do Black Hammer. Talvez ela não seja o elemento que eles estavam precisando para finalmente descobrir o que está acontecendo?


Minha Opinião

Apesar de eu ter gostado da proposta apresentada no primeiro volume, foi realmente aqui que essa história me pegou. A chegada de uma nova peça nesse quebra-cabeça e os desdobramentos sombrios que ele teve me fizeram olhar essa história com outros olhos.

Eu leio pouco quadrinho e entre esses, ainda menos sobre super-heróis, mesmo assim, desde o começo achei a premissa dos heróis mais velhos e quebrados nesses espaço isolado bastante interessante. Aqui, com essa mudança na estrutura dos acontecimentos temos também mais revelações que nos ajudam a entender o quanto essa história pode ser complexa e apresentar desdobramentos.

Há um plot twist em especial que a todo momento eu fiquei esperando que fosse desfeito, mas que acabou se consolidando, e que a mim pelo menos soou como os autores me dizendo que a coisa iria ficar realmente séria a partir de agora. E ao terminar eu só queria saber quando iria ter em mãos um terceiro volume para seguir acompanhando.

Jeff Lemire é um autor que vem ganhando espaço comigo, porque essa junto com Nada a Perder foram quadrinhos que marcaram o meu 2018 dentro da categoria.

No que diz respeito ao estilo gráfico, o que foi apresentado no primeiro volume se mantém aqui. Há um bom uso de cor, mas em geral estamos lidando com algo mais pesado, passando através da colorização também o sentimento de insatisfação angústia.

Voltamos a ter alguns flashbacks para ficarmos a par da história dos nossos personagens e de forma geral, tudo o que foi apresentando aqui funcionou melhor pra mim. Acho que acaba sendo um problema como volumes iniciais apenas usar o espaço para apresentar a narrativa e deixando para ir em frente em um segundo momento. Aqui dá pra se dizer que até há bastante coisa no volume um, mas é mais a representação de um personagem depois do outro sobre como sua vida é triste e de como eles chegaram ali.

E como estamos falando de pessoas, temos uma série de situações que se desenvolvem entre os personagens e também com as pessoas da cidade misteriosa, que acabam impactando no arco central. Aqui os autores usam vários assuntos para dar mais liga ao que está acontecendo e tirar um pouco o foco somente na solução do problema maior, mas também no desenvolvimento de pequenas coisas que fazem parte do dia a dia de convivência em sociedade.

Com esses drops também temos espaço para conhecer ainda mais os personagens, e fixar com mais precisão a personalidade de cada um, e também os seus interesses, até daqueles que não são humanos e tem interesses voltados em grande parte na possível solução do mistério em que eles se meteram. Eu ainda tenho dificuldade pra me vincular com personagens em HQs e quadrinhos, portanto esse ponto a mais acaba, pra mim, sendo um passo super importante na hora de interagir com a história em questão.

Como já mencionei, com tudo o que a aconteceu e uma densidade maior na história, além de elevar também para termos um conflito mais adulto, os desdobramentos apresentados e com a virada no plot, acho que os próximos passos tem como desenvolver ainda mais essa trama e nos apresentar uma narrativa mais complexa e diferenciada do que temos atualmente no mercado se tratando de super-heróis.

BLACK HAMMER: O EVENTO – VOL. 2

Autor: Jeff Lemire, Dean Ormston, David Rubín & Dave Stewart

Tradução: Scheibe Fernando

Editora: Intrínseca

Ano de publicação: 2018

Depois de salvar o mundo numa batalha épica, eles se viram presos numa cidade que mais parece uma realidade paralela, e agora acumulam dez anos de frustrações, pois são obrigados a se passarem por pessoas comuns. Uma visita inesperada consegue romper com as barreiras invisíveis que levam até a fazenda, e com ela pode ter chegado também a chance de esses heróis finalmente saírem do purgatório.

Relacionados

Destaques

Insta
gram

[jr_instagram id='3']

Parceiros