A Bússola de Ouro – Philip Pullman

A Bússola de Ouro é o primeiro volume da trilogia Fronteiras do Universo, escrita por Philip Pullman. No Brasil, os livros estão de cara nova pela editora Suma de Letras. Os três volumes foram republicados em 2017.

SOBRE O LIVRO

Lyra é uma garotinha órfã de apenas doze anos que vive na Universidade Jordan, em Oxford, sobre a proteção do Reitor. Apesar de viver em uma universidade, a vida da menina consiste, na maior parte do tempo, em se divertir com seus amigos, e de vez em quando assistir a alguma aula.

Tudo corria bem até que alguns rumores começam a se espalhar pela cidade, rumores sobre desaparecimentos de crianças pelas mãos dos terríveis Papões, que espalham medo por todo o país.  É quando o melhor amigo de Lyra, Roger, desaparece que a garotinha e seu daemon, Pantalaimon, irão embarcar em uma perigosa jornada para encontra-lo.

Mas o que a menina não desconfia é que algumas forças misteriosas podem mudar seu destino, fazendo com que sua aventura a faça atravessar fronteiras até as terras congeladas do norte, onde feiticeiras e ursos de armaduras se preparam para enfrentar uma guerra.

Apesar de contar com preciosas ajudas, como por exemplo de um poderoso instrumento mágico que responde a qualquer pergunta, nada pode prepará-la para enfrentar os perigos e mistérios que a esperam durante sua jornada. Uma profecia precisa ser cumprida isso pode afetar muitos mundos além daquele em que a garotinha vive.


MINHA OPINIÃO

Mais do que uma fantasia, um universo criado para misturar seres reais àqueles que só podem existir no mais fantástico de nossos sonhos.  Os seres mágicos desta fantasia permeiam entre um híbrido de animais reais dotados de características mágicas, até aqueles que realmente são totalmente imaginados. O que o autor faz nesse universo é propor ao leitor um curto limiar entre o real e o imaginário, trazendo uma sensação de proximidade com a história e seus personagens.

A Bússola de Ouro aborda temas como a religião, a hierarquia, a coragem, a reflexão e o questionamento da veracidade de preceitos que nos são impostos pela sociedade. Através de uma jornada fascinante, nossa pequena protagonista nos faz desvendar mistérios que colocarão à prova tudo aquilo em que fomos levados a acreditar, entre o bem e o mal, um ponto altamente explorado pelo autor é a crueldade, mas em contraponto, a pureza e a inocência podem ser o único remédio.

 “Muitos mentirosos não têm imaginação; é isso que faz com que suas mentiras sejam convincentes.”

Lyra é uma personagem capaz de despertar um calorzinho no coração do leitor, com seu jeito doce e ao mesmo tempo em que conserva a inocência de uma simples garotinha, seu coração e sua mente trazem a bravura de alguém que conhece muito do mundo, ou pelo menos, está descobrindo.

A leitura é um prato cheio para os fãs de outro sucesso do mundo da fantasia, As Crônicas de Nárnia. Apesar de ser diferente em muitos aspectos e no desenrolar da história, esta é mais uma série de livros que fará com que o leitor embarque em jornadas fantásticas e acompanhe o desenvolvimento de seus personagens, acompanhe batalhas épicas e veja em seres aparentemente irreais, características humanas, até mesmo aquelas que não queremos conhecer.

Apesar de ser o primeiro volume da trilogia, o autor consegue nos apresentar o universo e os personagens e nos preparar para o que virá a seguir. E mesmo com quase quatrocentas páginas, a leitura flui bem rápido e acaba deixando um gostinho de quero mais. Não sendo uma ávida leitora de fantasias, me surpreendi ao terminar o volume e correr até o armário para pegar o próximo, simplesmente por ter me apegado aos personagens e a trama de uma forma surpreendente. Ouso dizer que esta foi a melhor leitura do ano, sem sombra de dúvidas.

Se fosse necessário dizer algo para convencer alguém de que esta é uma história fantástica, eu diria que, no entanto, descobrir as maravilhas desse mundo, seja algo particular e único de cada leitor.

thumb_livro

5estrelasb

A BÚSSOLA DE OURO

Autor: Philip Pullman

Editora: Suma de Letras

Ano de publicação: 2017

A jovem Lyra se lança numa busca desesperada e enfrenta terríveis obstáculos quando seu amigo Roger desaparece em um universo de fantasias, onde os daemons correm pelas ruas de Oxford e Londres e um redemoinho de poeira misteriosa está por toda parte, tornando possível às crianças conhecerem segredos que os adultos dariam tudo para desvendar.

É resenhista do Resenhando Sonhos. Estudante de Direito, 20 anos, mineira, mora em Belo Horizonte e ama o universo literário.
  • Lili Aragão

    As novas capas dessa trilogia estão lindas e sempre leio resenhas positivas das histórias da série e fiquei feliz que vc tenha favoritado ele <3 Eu vi o filme e gostei bastante, só me entristece ele não ter continuação. E por falar em continuação o fato de você já ter corrido pro segundo ao terminar esse só me anima mais e espero poder ler essa série mais a frente ;)

  • Daiane Araújo

    Oi, Ana Luiza. O que me chamou atenção nesse livro, foi o “Daemon”, que é algo bem diferente (achei bem fofinho), em um livro cheio de aventuras!

  • verônica medeiros horn

    Ainda não havia visto a nova edição e ache linda a capa, vi o filme e adorei, e sempre tive curiosidade em ler os livros, acho super interessante esse mundo criado pelo autor e queria muito ter o meu animal.

  • Carolina Santos

    Eu achei linda essa nova edição de A Bússola de Ouro bem melhor do que a outra de só com uma capa do filme que por sinal foi uma porcaria preciso dessa edição na minha vida

  • rudynalvacorreiasoares

    Ana Luiza!
    Gosto demais de livros de ficção/fantasia e bem escritos como esse, deve ser uma delícia de leitura.
    Já assisti o filme e pelo jeiot, é bem fiel ao livro.
    E é bem como falou, foi criada toda uma relação entre os protagonistas para que o enredo seja desenvolvido de forma plaulatina e que possamos entender todos os motivos que as coisas acontecem.
    Um Novo Ano repleto de realizações!!
    “Para ganhar um ano novo que mereça este nome, você, meu caro, tem de merecê-lo, tem de fazê-lo de novo, eu sei que não é fácil, mas tente, experimente, consciente. É dentro de você que o Ano Novo cochila e espera desde sempre.” (Carlos Drummond de Andrade)
    cheirinhos
    Rudy

  • anne

    Eu não costumo ler fantasias, mas esse até que me chamou atenção. Esse mistério do amigo desaparecido que me ganhou kkk
    Eu já ouvi falar do livro, mas esta é a primeira resenha que leio e vou aguardar a resenha do livro seguinte para saber se devo mesmo comprá-lo!

  • Júlia Assis

    Lembro desse filme da época que eu era criança, mas nunca me interessei pelos livros. Essas capas novas estão lindas, da até vontade de ler só por causa delas 😆

  • Pamela Liu

    Oi Ana.
    Eu vi apenas o primeiro filme e achei o enredo bem fofo, mas não tinha ficado curiosa para ler o livro.
    Fico feliz em saber que a leitura é bem fluida e envolvente. E que você gostou bastante, apesar de não ser tão fã de fantasias.
    Talvez eu leia essa trilogia com essas capas novas maravilhosas.
    Bjs