fbpx

Contumélia – Lilian Peixe

Contumélia é um romance de época nacional da autora Lilian Peixe, lançado em 2018 de forma independente.

Sobre o livro

Inês já recebeu a intimação de sua madrinha, ou acha logo um pretendente ou vai ter que ficar com o que ela escolher, para sua aflição, o único candidato que tem não lhe agrada nem um pouco e ela está bastante aflita com a possibilidade de ter que casar com ele.

Porém, duas coisas estranhas vão acontecer: alguém bastante improvável e com fama considerável vai voltar seus olhos para a jovem; e um estranho cavalheiro vai cruzar seu caminho de forma inusitada, a colocando em uma confusão considerável.


Minha opinião

Acho que a primeira coisa que a gente precisa tirar do caminho para começar a falar sobre esse livro é que não é um simples romance de época. Contumélia é uma aventura e, mesmo que estejamos em um período de costumes diferentes, são as coisas que a protagonista passa em suas peripécias que roubam a cena.

Temos aqui uma típica mocinha que entrou no período de casar, mas não tem muitos pretendentes. Aliás, sua única opção é alguém que ela não tem nenhum interesse. Inês mora com a madrinha e ela tem uma visão bem tradicional de como a afilhada deve se comportar na sociedade e com relação ao seu futuro: melhor casar logo do que ficar solteirona. Porém, mesmo que no fim possa vir a concordar com isso, Inês preferiria encontrar alguém que amasse ou, pelo menos, lhe despertasse simpatia.

Felizmente para a jovem, a história vai tomar outros rumos e ela vai se ver em volta de uma trama recheada de ação e aventura quando parte em uma viagem e é aí que a história toma rumos diferentes do que já encontrei em livros do gênero e surpreende o leitor indo mais longe do que o cenário tradicional de corte que normalmente vemos.

Inês não é nem uma personagem a frente do seu tempo, nem uma jovem conformada. Sua personalidade vai se moldando conforme os desafios vão aparecendo no seu caminho. Isso é algo muito interessante porque é imprevisível para o leitor enquanto a protagonista decide qual caminho vai seguir baseada na situação que vai se desenvolvendo.

O romance do livro é bem bonitinho e há três peças envolvidas, mesmo que a presença de um deles seja bem mais forte que a outra e, provavelmente, você vai decidir bem rapidinho por quem torcer. Achei a dinâmica entre os personagens bem desenvolvida e por mais que alguns contatos surjam de forma inusitada, é possível ver o sentimento surgindo entre os personagens.

Acho que se para mim, que não leio muito romance e, na maioria das vezes, fujo do gênero, curti bastante todo o envolvimento romântico, pra quem é fã de ver o amor surgir entre os personagens, acredito que seja uma boa opção nacional e que vale a pena conferir.

A escrita da autora é super envolvente é, por o livro ser curtinho, a leitura é super rápida e carrega o leitor pelo livro com muita facilidade. Ah, ficou curiosa com o nome do livro? Vamos descobrir dentro da história!

CONTUMÉLIA

Autor: Lilian Peixe

Editora: Independente

Ano de publicação: 2018

nês é uma jovem desesperada!
Ela completou 16 anos e D. Constância, sua madrinha com quem ela mora, decidiu que ela precisava de um noivo. O problema é que, miseravelmente, D. Constância escolheu um pretendente absolutamente intragável, o Sr. Macedo.
Agora a única esperança de Inês, para não acabar casada com alguém que ela não suporta ou ir para um convento, é o súbito interesse que Henrique, um velho amigo da família, passou a demonstrar por ela. Contudo, ela não sabe se as intenções dele são realmente sérias e antes que possa descobrir, é enviada numa viagem inesperada para o noivado de sua prima Cecília em Petrópolis.
Assim, em meio ao burburinho causado pelo misterioso assassinato do barão de Araribá em Paraíbuna, Inês e sua espirituosa companheira Teresa acabarão envolvidas em inusitadas e perigosas aventuras.

É a criadora e autora do Resenhando Sonhos.
Gaúcha do interior do Rio Grande do Sul, hoje mora na capital Porto Alegre e quer conhecer o mundo.
Publicitária por formação, sonhadora por opção. É mal humorada e chata.