A Coroa Escarlate – Cinda Williams Chima

A Coroa Escarlate é o quarto e último livro da série Os Sete Reinos da autora Cinda Williams Chima. O lançamento é de 2016 da editora Suma de Letras e os livros anteriores, O Rei Demônio, A Rainha Exilada e O Trono Lobo Gris já foram resenhados por aqui e no canal.

Sobre o Livro

*Esta resenha contém spoiler dos livros anteriores

Raisa ana’Marianna está no momento mais difícil de sua vida. Seu reino está em fragalhos, a tensão entre os magos e os clãs nunca foi maior. Enquanto isso os reinos vizinhos veem Fells como um alvo fácil e começam uma caminhada para as fronteiras, elevando a apreensão que ronda o reino.

“Hoje nomeamos Rosa Agreste ana’Marianna, trigésima terceira da nova linhagem das rainhas Logo Gris. Ela é a primeira da nova linhagem que também é princesa dos clãs.”

20160502_201104

Ela precisa tomar uma série de decisões e a mais importante delas é com quem vai se casar. Esse ato, que deveria se feito por amor, na situação atual é uma arma poderosíssima que deveria ser usada para fortalecer, ou suas defesas ou a relação com seu próprio reino. Porém, o coração de Raíssa é de Han e o mago não é uma opção.

Ela o colocou no conselho e deu a ele poder para agir e a ajudar, porém coisas estranhas começam a acontecer e Han passa a ser visto como o maior suspeito, balançando ainda mais os sentimentos da jovem Rainha. Enquanto é pressionada pelo pai para que aceite o casamento com o um dos líderes dos clãs, do outro lado Micah Bayar ainda quer uma chance, mesmo depois de tudo o que aconteceu.

Em meio ao conflito sentimental o jogo político se acirra e o cargo de Grão Mago entra em jogo. Numa dança das cadeiras de interesses, o que Han não pode deixar acontecer é que a família Bayar mantenha o cargo, mesmo que ele tenha que colocar o próprio pescoço na reta para ir em busca de algo que pode mudar tudo, com a ajuda do Corvo e de Dançarino.


Minha Opinião

Terminar uma série que gostamos bastante é sempre um mix de sentimentos. Queria saber o desfecho da história e ao mesmo tempo sofri por ter acabado, principalmente por desejar algumas páginas a mais para dar uma espiadinha no futuro que nos é ocultado. Comecei essa série despretensiosamente em 2015 e acabei me apaixonando pela história e pelos personagens.

Vi Han e Raísa amadurecerem e mudarem muito ao longo dos livros. O jovem mago está mais astuto, mas não perdeu seu jogo de cintura das ruas, porém sabe que agora lida com peões bem mais perigosos numa situação bem mais complicada. Ele também não quer ser apenas o amante da jovem Rainha, se não for tê-la por completo prefere que nada aconteça e isso o machuca bastante, mas não o tira do seu objetivo principal, que é ajudá-la e consolidar sua posição.

Já Raísa está mais do que nunca no meio do fogo cruzado. Ela quer acreditar que Han está a ajudando, mas tudo aponta para ele, como se ao invés de amigo ele estivesse tramando contra ela. A pressão do casamento e o vislumbre do seu reino sendo atacado não a ajudam a acelerar a decisão, o que vai aos poucos lhe consumindo. Há um jogo muito complicado em andamento e qualquer peça jogada errada pode mudar completamente o futuro de todos.

“A esperança é uma coisa perigosa. Quando acende, é difícil de ser apagada. Transforma pessoas sábias em tolas.”

20160502_201132

Micah começa o livro como sempre, tentando passar pelo bonzinho, mas ao fim parece que ele realmente mostra quem ele pode ser de verdade, o que foi interessante. Ammon tem pouco destaque aqui, mas cumpre seu papel junto à guarda e questiona a Rainha sobre a segurança do reino como é o seu trabalho fazer.

Acho que o que mais me incomodou foi ver tudo se voltando contra Han enquanto ele prestava atenção em outra coisa e não dava satisfações ao leitor. Chega um momento onde começamos a acreditar que ele realmente pode estar encrencado e se isso fosse adiante não haveria mais volta ou chance de algo entre ele e Raísa dar certo. O papel da jovem nesse livro é basicamente esperar e tentar contornar todos que a pressionam até que uma solução melhor apareça.

Quem também ganha explicações é Dançarino. Descobrimos quem é seu verdadeiro pai e toda a história que Willo vinha guardando dele. A avó de Raísa e o pai também explicações a dar sobre suas ações e as cartas vão aos poucos sendo viradas na mesa.

Pareceu que o final não chegaria nunca, tudo demorou muito para se desenrolar enquanto as páginas iam acabando rapidamente. E o fim não foi surpreendente ou espetacular, mas pra mim que acompanhei a série e adorei os personagens, chegar ao desfecho que alcançamos foi um alívio. Tanta coisa poderia ter dado errado. E o verdadeiro gran finale nem é de Han e de Raísa, mas do Corvo, de Alger Waterlow e Hanalea. É como um grande ciclo de lendas e sofrimento se fechando.

“O problema de ter amigos, é que eles tendem a se juntar contra você. Normalmente com a desculpa de que é para o seu próprio bem.”

Essa é uma série de pouco destaque aqui no Brasil. Ela é simples, sem grandes floreios, mas traz uma história YA medieval muito bacana. Os personagens são jovens mas não são bobos e isso é algo muito importante pra mim. As lendas, as crenças e o jogo político, por mais que sempre estivessem interligados com o romance, sempre tiveram o protagonismo, e a relação de Han e Raísa era um background da confusão que ia se formando no palco principal dessa história.

O Algemas do primeiro livro caminhou um longo caminho do ladrão da Rua dos Trapilhos até se tornar um mago conhecido e influente. Sua jornada não foi marcada pelo romance, mas pela influência de seus atos. Assim como Raísa só se ergueu Rainha porque foi forte e soube por de lado seus sentimentos pelo peso do nome e da linhagem que carregava. O destino dos dois se uniu por um acaso, mas os dois jovens que se conheceram no começo dessa história estão longe de ser os mesmos jovens que terminam este livro. A carga que cada um carrega os mudou, e lhes moldou para serem exatamente o melhor que poderia ser.

Me despeço de Cinda Williams Chima e de sua história com um gostinho de quero mais e o desejo de ter a oportunidade de ler mais coisas da autora. E, se você procura uma série para apostar, fica aqui a recomendação de Os Sete Reinos, uma quadrilogia que já está toda disponível no Brasil e que pode conquistar você.

thumb_livro

4estrelasb

A COROA ESCARLATE

Autor: Cinda Williams Chima

Editora: Suma de Letras

Ano de publicação: 2016

Agora, mais uma vez, o reino de Fells está à beira de se desintegrar. Para a jovem rainha Raisa ana’Marianna, manter a paz é quase impossível. A tensão entre os magos e os clãs atingiu o limite. Os reinos vizinhos veem Fells como uma presa fácil, e a maior esperança de Raisa é unir seu povo contra um inimigo em comum – mas esse inimigo talvez seja o homem por quem está apaixonada.
Emaranhado em uma complexa rede de mentiras e tênues alianças, o antigo dono de rua Han Alister agora é parte do Conselho dos Magos. Navegar pela mortal política dos sangues azuis nunca foi tão perigoso – e Han parece fazer inimigos por todos os lados. Sua única aliada é a rainha, e, apesar dos riscos, é impossível ignorar o que sente por ela.
Então Han descobre um segredo guardado há séculos, algo poderoso o bastante para unir o povo de Fells. Mas será que ele sobreviverá por tempo suficiente para salvar o reino?

É a criadora e autora do Resenhando Sonhos.
Gaúcha do interior do Rio Grande do Sul, hoje mora na capital Porto Alegre e quer conhecer o mundo.
Publicitária por formação, sonhadora por opção. É mal humorada e chata.
  • ADRIANA HOLANDA TAVARES

    Como diz um youtuber que não lembro o nome agora, todo livro que tem mapas já são maravilhosos por si só, e acreditem ou não os livros que li com mapas geralmente são muito muito envolvente, a gente fica procurando se encontrar em cada local que acontece cada cena, isso é muito legal! Não li esse livro (nem a maioria dos que você resenha aqui), mas fiquei bem curiosa e com vontade de ler para entender bem a trama!

  • Mirian Borges

    Tive interesse em ler O Rei Demônio mais acabei passando outras leituras na frente,acho que vou dar uma chance a essa serie talvez esse ano ainda :)

  • Bruna Prata

    Tive que dar uma pesquisadinha básica sobre essa série que até então era desconhecida para mim. Gostei da sinopse, um tipo de história que prenderia meu interesse sem sombras de dúvidas. Quando tiver oportunidade, darei uma chance a essa série.

  • Lara Caroline

    Olá!
    Não conhecia esta série ainda, adorei a capa e livros de fantasia sempre me fascinam. Gosto bastante da sua sinceridade, dá pra ver que você realmente dá a sua opinião. Gostei bastante da resenha também e já quero conferir o livro.

  • Daiele

    Tamirez, eu nao li a resenha inteira, nao quero pegar spoilers ja que é o ultimo da série, mas se vc gostou me mostra que vale a pena dar uma chance, e o mais legal é que são quatro livros apenas! haha
    adoro essa temática e estava precisando de um titulo novo para ler, ja adicionei a listinha!

    beijoos <3

  • Lili Aragão

    Oi Tamirez, ate bem pouco tempo não conhecia essa série, mas li algumas resenhas no último mês e tenho gostado muito de tudo, a história parece ser muito interessante e o fato dela ser medieval só me deixa com mais vontade de embarcar nessa leitura :) É realmente engraçado esse sentimento de querer acabe e logo depois ter mais páginas rs, já senti isso em diversas séries que li ;)

  • Marta Izabel

    Oi, Tamirez! !
    Não conhecia essa série mais ela parece ser bem interessante. Gostei muito da sua resenha vou procurar conhecer um pouco o melhor esses livros.
    Beijoss

  • camila rosa

    Oi, tudo bom?
    Eu não conhecia a série, mas tenho a impressão de ter visto a capa desse ultimo volume, realmente ela não é muito falada, mas parece que é muito boa, amei a resenha, apesar de que fiquei meio perdida, mas eu sou apaixonada por tudo que é medieval, então tenho certeza de que vou amar.
    Beijos *-*

  • Anne

    Spoileeeer de novo! Tchau! Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk! Eu sei que tem gente que AMA spoiler, mas eu não consiiiiiiiiiiiigo! Se eu já sei o que vai acontecer eu broxo! KAOPSksApok Fiquei com vontade de comprar pelas capas! Rs! Muito lindaaaaaaaaaaas!!! Bjus Tami!