Dica de Anime: One Punch-Man

One Punch-Man é um anime baseado na obra de mesmo nome, lançado em 2009 pelo Mangaká One e que foi adaptado para tv em 2015. O mangá que deu origem ao anime vendeu mais de 10 milhões de cópias no Japão e foi indicado ao Eisner Awards em 2015. Já em 2017 ele entrou no catálogo da Netflix, ganhando ainda mais visibilidade no ocidente.

O foco da obra é abordar, de uma perspectiva bem diferente, a questão da saga do herói, que já foi muito explorada. Geralmente durante esse formato, um dos maiores problemas encontrado é o fato de que o herói tem que se tornar mais forte enquanto novos obstáculos aparecem ao longo do caminho, o que não é o caso de nosso protagonista Saitama, que com certeza está longe dos estereótipos de heróis que estamos acostumados a encontrar.

Ao acompanhar Saitama, logo nos deparamos com os aspectos que tornam claro suas diferenças para um herói padrão. O grande problema enfrentado por ele não é se tornar mais forte, mas sim que ele já é forte demais e acaba derrotando os inimigos com um único golpe, o que o deixa bem frustrado.

O anime tem um forte apelo ao humor. Durante a trajetória de Saitama nos deparamos com diversas situações engraçadas, como terminar uma batalha o mais rápido possível porque lembrou que tem promoção no mercado ou pedir a um vilão pra fazer seu discurso maligno com rapidez porque ele tem mais o que fazer.

Além das tiradas de humor existentes, temos também inúmeras referências a outros heróis e animes de sucesso. Chapollin Colorado pode ser citado como exemplo, bem como alguns personagem de Dragon Ball e Attack on Titan.

O que mais me agradou na obra foi a forma de como os criadores conseguiram balancear todas as pegadas de humor com as mensagens que se espera de um herói, como superação das adversidades, companheirismo e o fato de não julgar pessoas por sua aparência.

Vale ressaltar o ótimo trabalho de dublagem feita pela Netflix. Que ficou tão boa que chega a ser comparada as dublagens de outros grandes animes como Yu Yu Hakusho, que é aclamada pelos fãs brasileiros. Temos a primeira temporada, com 12 episódios de 24 minutos disponível no Netiflix e, se você curte animes, com certeza vale pena dar uma conferida em One Punch-Man.