fbpx

Dica de Série – Alfred Hitchcock Presents

alfredhitchcockpresents

Alfred Hitchcock Presents foi um seriado estadunidense de horror e mistério de referência criminal apresentada pelo cineasta britânico o Alfred Hitchcock, conhecido por dirigir clássicos suspenses do cinema como “Psicose” e “Os pássaros”.

A série baseia-se em um show de TV em preto e branco que a cada noite apresentava uma história de um crime “cotidiano” e comum que poderiam acontecer a qualquer um. A série teve vários atores, que transitavam entre diferentes personagens em cada episódio, já que cada um deles apresentava histórias diferentes. Muitos dos mistérios apresentados caminhavam entre homicídios brutais ou por envenenamento e fugas de prisão. A série foi transmitida entre 1955 e 1962, e em meados dos anos 60, o seriado começou a ser exibido à cores.

A grande sacada da série era talvez o início de cada capítulo, onde Hitchcock apresentava as histórias com um humor ácido e sombrio além de suas conclusões finais a respeito da “moral da história”.

800px-Alfred_Hitchcock_NYWTS

Alfred Joseph Hitchcock nasceu em 13 de agosto de 1899 em Londres e faleceu em 29 de abril de 1980, era por muitos considerados o “mestre dos filmes de suspense” e tem sua própria estrela na calçada da fama em Hollywood.


IMPRESSÕES SOBRE A SÉRIE

Em razão de possuir capítulos independentes a série pode ser apreciada até hoje por amantes das histórias e da figura de Hitchcock. As temporadas completas são difíceis de serem encontradas tanto para download como em boxes de DVD’s, o que acaba sendo um problema.

Na época em que era apresentada, a série era uma grande novidade, apesar do esquema em cores, preto e branco e efeitos especiais hoje defasados podemos dizer que a série teve grande impacto, vez que muitas pessoas não tinham uma distração tão grande e divertida naquele tempo. Em minha opinião essas características despertaram ainda mais a curiosidade nos tempos atuais, não só em acompanhar um pouco da realidade anterior e da evolução dos recursos televisivos, mas também como uma forma de ter uma experiência nova.

Além da facilidade em acompanhar os capítulos separadamente, pode ser uma boa pedida pra quem não tem tempo de acompanhar com tanta frequência ou já assiste seriados acumulados demais. Os episódios se desenrolam de forma rápida e possuem apenas 20 ou 25 minutos de duração. Em resumo: não existem desculpas para perde essa indicação!

Confesso que para mim que amo histórias de horror e mistério foi uma ótima pedida, rápida e sem muitos sustos. É claro que me demoro horas a fio em frente ao notebook já que é impossível assistir a um episódio só. O rosto familiar do grande cineasta é cativante e faz com que queiramos cada vez mais a sua companhia.

Com um pouquinho de paciência é possível encontrar algumas das temporadas inteiras além das legendas. Vamos lá, você não pode perder!

 

É resenhista do Resenhando Sonhos.
Estudante de Direito, 21 anos, mineira, mora em Belo Horizonte e ama o universo literário.