Dica de Série – Alfred Hitchcock Presents

alfredhitchcockpresents

Alfred Hitchcock Presents foi um seriado estadunidense de horror e mistério de referência criminal apresentada pelo cineasta britânico o Alfred Hitchcock, conhecido por dirigir clássicos suspenses do cinema como “Psicose” e “Os pássaros”.

A série baseia-se em um show de TV em preto e branco que a cada noite apresentava uma história de um crime “cotidiano” e comum que poderiam acontecer a qualquer um. A série teve vários atores, que transitavam entre diferentes personagens em cada episódio, já que cada um deles apresentava histórias diferentes. Muitos dos mistérios apresentados caminhavam entre homicídios brutais ou por envenenamento e fugas de prisão. A série foi transmitida entre 1955 e 1962, e em meados dos anos 60, o seriado começou a ser exibido à cores.

A grande sacada da série era talvez o início de cada capítulo, onde Hitchcock apresentava as histórias com um humor ácido e sombrio além de suas conclusões finais a respeito da “moral da história”.

800px-Alfred_Hitchcock_NYWTS

Alfred Joseph Hitchcock nasceu em 13 de agosto de 1899 em Londres e faleceu em 29 de abril de 1980, era por muitos considerados o “mestre dos filmes de suspense” e tem sua própria estrela na calçada da fama em Hollywood.


IMPRESSÕES SOBRE A SÉRIE

Em razão de possuir capítulos independentes a série pode ser apreciada até hoje por amantes das histórias e da figura de Hitchcock. As temporadas completas são difíceis de serem encontradas tanto para download como em boxes de DVD’s, o que acaba sendo um problema.

Na época em que era apresentada, a série era uma grande novidade, apesar do esquema em cores, preto e branco e efeitos especiais hoje defasados podemos dizer que a série teve grande impacto, vez que muitas pessoas não tinham uma distração tão grande e divertida naquele tempo. Em minha opinião essas características despertaram ainda mais a curiosidade nos tempos atuais, não só em acompanhar um pouco da realidade anterior e da evolução dos recursos televisivos, mas também como uma forma de ter uma experiência nova.

Além da facilidade em acompanhar os capítulos separadamente, pode ser uma boa pedida pra quem não tem tempo de acompanhar com tanta frequência ou já assiste seriados acumulados demais. Os episódios se desenrolam de forma rápida e possuem apenas 20 ou 25 minutos de duração. Em resumo: não existem desculpas para perde essa indicação!

Confesso que para mim que amo histórias de horror e mistério foi uma ótima pedida, rápida e sem muitos sustos. É claro que me demoro horas a fio em frente ao notebook já que é impossível assistir a um episódio só. O rosto familiar do grande cineasta é cativante e faz com que queiramos cada vez mais a sua companhia.

Com um pouquinho de paciência é possível encontrar algumas das temporadas inteiras além das legendas. Vamos lá, você não pode perder!

 

É resenhista do Resenhando Sonhos.
Estudante de Direito, 19 anos, mineira e cheia de “uai’s”, mora em Belo Horizonte e ama o universo literário.
  • rudynalvacorreiasoares

    Ana!
    É verdade, não posso mesmo perder e vou procurar já.
    Gosto muito do estilo do Hitchcock e saber que cada filme é de certa forma independente, trazendo uma forma diferente em cada episódio, torna ainda mais atrativa.
    Bacana o trailer.
    Semaninha cheia de felicidade!!!
    “Não ganhe o mundo e perca sua alma; sabedoria é melhor que prata e ouro.” (Bob Marley)
    cheirinhos
    Rudy

    TOP Comentarista de MARÇO, livros + KIT DE PAPELARIA e 3 ganhadores, participem!

    • Ana Luiza Oliveira

      Olá!
      Também achei super interessante, até mesmo por não ser tão fácil achá-la por inteiro e também acaba sendo uma ótima pedida pra quem não tem tanto tempo de acompanhar ou assiste outras séries. Volta pra me contar o que achou!
      Beeeeijo

  • Lara Caroline

    Oi Ana, tudo bem?
    Gostei muito desta sua indicação. Ao ler o nome do Alfred lembrei imediatamente de uma série que eu estou assistindo e que é a minha preferida da vida que é Bates Motel, baseada no filme Psicose. Aliás se você não assistiu ainda, te recomendo assistir porque ela é sensacional. Vou a procura desta série que você indicou, pois tenho certeza que deve ser muito boa.
    Beijos

    • Ana Luiza Oliveira

      Oi Lara!
      Não assisti o filme ainda e não consegui me apegar à série, acredita? :/ Mas vou tentar de novo ainda, quem sabe… Vai sim! Hahaha, garanto que tu vai gostar.
      Beeeeijo

  • Rissia Ribeiro

    Oi mana, gostei da indicação da série mesmo que não faça o meu estilo. Só não digo que vou correr assistir porque na verdade a faculdade voltou esse mês e vou tentar estudar bem agora pra poder no final do período eu não ficar que nem uma louca.

    • Ana Luiza Oliveira

      Olá!
      Hahahaha entendo como funciona. Mas que bom que tenha se interessado, volta pra me contar assim que der.
      Beeeeijo

  • Bruna Prata

    Por incrível que pareça, eu nunca assisti Psicose, apesar de amar Bates Motel. Creio que essa série não causaria o efeito que ela carrega em mim. Porém, gostei pelos episódios serem bem curtinhos e sombrios.

    • Ana Luiza Oliveira

      Oi Bruna!
      Eu também nunca assisti Psicose, e não curti Bates Motel :/ hsuhaush. Pena que não tenha te interessado, acho que seria bacana assistir alguns sem compromisso, se resolver volta pra me contar o que achou!
      Beeeijo

  • Lucas Ribeiro

    Quem gosta de filme em Preto e Branco bate aqui. Já tinha ouvido falar nessa série, meu interesse nela era porque, por algum motivo, pensava ser interessante a um aspirante a escritor conhecer uma serie que falasse de assassinatos brutais. Próximo filme da lista, Os Pássaros, se eu não me engano existe um livro, mas vou assistir o filme pois dizem ser muito amedrontador.

    • Ana Luiza Oliveira

      Olá Lucas!
      Eeeeeu o/ hahaha.
      A série é um amorzinho, sério <3 espero que tu tenha se animado depois de mais um incentivo. Também estou louca para assistir ao filme "Os pássaros", acho que a época e a forma como foi filmado sempre da um aspecto meio creep hahaha. Volta pra me contar o que achou!
      Beeeijo

  • Marta Izabel

    Oi, Ana!!
    Gostei muito da indicação da série. Adoro série de terror e suspense. E esse parece super interessante!!
    Bjoss

    • Ana Luiza Oliveira

      Olá Marta!
      Fico feliz que tenha gostado da dica, assiste e volta pra me contar o que achou!
      Beeeijo

  • Gislaine Lopes

    Oi Ana,
    Conheço Alfred Hitchcock por seus trabalhos com Psicose e os Pássaros, mas nunca assisti nada onde ele estive presente e, para ser sincera, não sabia desta série. Como adoro histórias de suspense e estou sempre atrás de novas séries para assistir, vou pesquisar mais sobre esta e ver se acho algum episódio. A ideia de apresentação desta série me lembou a uma outra, The Twilight Zone, que também trazia história independentes de suspense e tinha um apresentador no início e final de cada episódio.