fbpx

Dica de série: Breaking Bad

bb

Breaking Bad é uma série estadunidense criada e produzida por Vince Gilligan. A série teve início em 20 de janeiro de 2008 e terminou em 29 de setembro de 2013. A trama se passa na cidade de Albuquerque, no Novo México e foca na vida de Walter White, um químico que possui uma mente brilhante, mas que leva a vida dando aulas para adolescentes do ensino médio. Além de toda a frustração que ele sente por não poder explorar mais o seu potencial ele também precisa lidar com dívidas, a esposa que está esperando um bebê que não foi planejado, o filho adolescente que sofre de paralisia cerebral e, recentemente, a descoberta que tem câncer.

Tudo isso leva Walter a passar por um colapso. Sem perspectivas e afundado em dívidas, ele acaba caindo no assombroso mundo das drogas. Só que como produtor. Ao reencontrar um ex-aluno, Jesse Pinkman, ele vê na produção de metanfetamina uma saída para os seus problemas. E com a ajuda de Jesse, que também é um viciado, ele passa a produzir essa droga.

A sua meta é a melhor já vista. Pura e com um detalhe: a cor azul, que acaba virando a sua marca registrada. Ele passa a levar uma vida dupla, entrando para um mundo obscuro. Ao mesmo tempo que ele luta contra o câncer e tenta ser um pai e marido presente, Walter também aprende como sobreviver no lugar onde os grandes traficantes reinam. Dentre diversas reviravoltas e um final surpreendente, Breaking Bad pode ser considerada uma das melhores séries de todos os tempos.


Impressões sobre a série

breaking-bad-2

OK, eu sei que estou 4 anos atrasada, mas eu não poderia deixar de falar sobre essa série. Breaking Bad é genial. Quando me indicaram, confesso, fiquei meio receosa, pois pensava que a história não tinha muito o que explorar. Eu já sabia mais ou menos sobre o que se tratava, de tantas pessoas que já haviam me indicado, por isso achava ela superestimada e argumentava que não sentia vontade de assistir pois: “o que mais eles podem inventar nessa história tão óbvia?”. Esse foi o meu erro.

Quando comecei não fiquei muito presa a ela, assistia alguns episódios e depois levava um tempo até pegar de novo. Mas, depois da terceira temporada, a história engrena e não conseguimos mais esperar para saber o que vai acontecer. A série nos deixa apreensivos o tempo todo. A todo o momento pensamos que a casa vai cair para Walter e Jesse, mas o senhor White é tão genial que sempre está um passo a frente de todos e consegue contornar as situações em que se mete, assim como tantas outras que o seu parceiro os coloca.

Algo que é comentado com frequência e que vou comentar também é a evolução dos personagens. Observar toda a mudança que acontece com eles ao decorrer da história, como eles são construídos, as revelações que são feitas, é fantástico. Walter White vira outra pessoa, mostra um outro lado seu e isso é incrível. Por muitas vezes eu me questionava “espera aí, essa série está me fazendo torcer pelo bandido e não pelo mocinho!“. Ao mesmo tempo que eu ficava estarrecida com as coisas que Walter fazia, também ficava encantada com a sua inteligência e ousadia.

E, claro, falar só do senhor White seria maldade. Jesse rouba a cena diversas vezes. Esse foi um personagem que me fez sentir uma mistura de sentimentos. Comecei com muita raiva, porque ele não dava uma dentro, depois fiquei com pena da situação que ele estava e, por fim, fiquei contente em ver o quanto ele amadureceu e acabou adquirindo o seu lugar de destaque junto aos outros. Além de tudo, ele é hilário e responsável pelas cenas mais engraçadas da série.

Breaking Bad nos faz conhecer um outro mundo, que está ao nosso redor e nem sempre percebemos. O mundo sombrio das drogas. Lugares inimagináveis até para as mentes mais férteis. A dificuldade de se livrar de um vício, a ganância, a maldade do ser humano e em como alguém pode mudar ao ponto de ser irreconhecível para a sua família. São tantas coisas acontecendo ao mesmo tempo que ficamos perdidos. Além dos diversos personagens incríveis que passam pela série.

É possível passar um dia inteiro citando todos os pontos positivos da série, todas as referências que temos, todos os ensinamentos passados e o final que foi ÉPICO e surpreendente e que não deixou nada faltando, nenhum nó ficou solto. Tudo o que eu posso dizer é: assistam essa série! Tenho certeza que vocês não vão se arrepender. A garantia de aprender muito e ficar de queixo caído é certa.

É colaboradora do Resenhando Sonhos.
Natural de São Sepé, atualmente morando em Santa Maria.
Formada em Gestão da TI pela URCAMP e cursando Produção Editorial na UFSM.
Apaixonada por livros, Johnny Cash e cachorros.