Dica de Série: The Fall

The Fall é uma série de televisão de drama policial produzida pela BBC irlandesa e criada por Allan Cubitt. A história se passa em Belfast, Irlanda do Norte e conta a história de Stella Gibson (Gillian Anderson, Dana Scully de Arquivo X), uma oficial de polícia obstinada e durona que está investigando uma série de assassinatos. Paralelo a isso conhecemos logo de cara quem está por trás desses crimes: Paul Spector (Jamie Dornan, Christian Grey de Cinquenta Tons de Cinza) que à primeira vista parece apenas mais um pai de família, muito amoroso com os filhos e dedicado a psicologia, mas que esconde uma vida dupla.

Paul identifica e escolhe as suas vítimas a dedo: bonitas, bem sucedidas e independentes. Após isso, invade as suas casas para uma primeira impressão, mas principalmente para deixar a sua marca e apavorá-las. Depois de uma primeira investida ele volta e assassina brutalmente suas vítimas, mas o que intriga a todos é o cuidado que ele dedica aos corpos depois. Lhes dá banho, arruma, pintas as unhas e deixa em poses para tirar suas fotos, quase como se elas fossem suas bonecas.

A partir daí acompanhamos esse thriller psicológico. De um lado um psicopata escondido por trás de uma imagem que contrasta com o que ele realmente é e do outro uma mulher autoritária e impetuosa que sabe o que quer e destaca-se em meio aos outros colegas que são em sua grande maioria homens. Sentimos uma espécie de tensão entre os dois, mesmo sem se conhecerem. Nos vemos tomados por uma ânsia de saber quem encontrará quem primeiro. As duas primeiras temporadas de The Fall, disponibilizadas na Netflix são curtas, totalizando 11 episódios (5 na primeira e 6 na segunda). A BBC confirmou a terceira temporada como a última.

Impressões sobre a série

Fiquei sabendo dessa série há pouco tempo e não sei como não havia me deparado com ela antes. Uma trama cheia de segredos e a típica caça entre gato e rato. Um assassino com tendências psicopatas e requintes de crueldade, que possui sua própria maneira doentia de tratar suas vítimas. Já no primeiro episódios percebemos o desequilíbrio mental que ele possui e ficamos chocados ao constatarmos como é a sua vida privada. Na hora que começamos a assistir observamos duas coisas: Stella é a maior badass que vocês vão conhecer e Paul é completamente louco.

Um dos pontos contrastantes nessa série, além das personalidades dos personagens, é o quanto as aparências enganam. Paul é respeitado, tem uma família e passa toda a pose de bom moço. Quando ninguém está olhando ele se transforma num monstro sádico e manipular com tendências machistas e que ao que tudo indica escolha suas vítimas por se sentir diminuído por elas. Ele conquista a confiança das  mulheres com sua beleza, com gentilezas e o seu falso sorriso. Em contrapartida, Stella é uma mulher independente e profissional. Dona do seu próprio nariz, mais macho que muito homem e fã de sexo casual com homens mais jovens.

E sobre a atuação de Jamie Dornan, esqueça aquele Christian Grey que fez – ou não – você suspirar. Paul é um legítimo psicopata. Acho que toda a cara de louco que faltou no senhor Grey sobrou no nosso querido Paul. Nessa série a sua performance é digna de uma pessoa com sérios distúrbios mentais. Nem pense em encontrar aqui um ricaço boa pinta que alega ser tão preocupado com sua amada (ou seria escrava?).

Os diálogos são muito bem elaborados e vem como um tapa na cara para essa sociedade machista. Conforme assistimos, vamos notando essas alfinetadas e que provam o quanto as mulheres ainda sofrem (e como!) no mundo atual. A todo o momento sentimos referências aos problemas passados diariamente por elas. Stella é simplesmente fantástica com suas respostas e afrontas ao colegas de trabalho que veem nela uma ameaça. Em nenhum momento ela se deixa abalar e sempre tem uma maneira de contornar e responder aqueles que estão a importunando.

Apesar de pouca conhecida, a série é muito bem cotada pelos que assistiram. Ainda estou terminando a primeira temporada, mas estou bem empolgada para entender qual a motivação que leva Paul a agir de maneira tão doente. Seria algum problema na infância? Ele realmente se sente tão diminuído perto das mulheres? Seria algum problema especial com a sua esposa que não desconfia de nada? Várias são as minhas perguntas e eu estou ansiosa pelas respostas.

É colaboradora do Resenhando Sonhos.
Natural de São Sepé, atualmente morando em Santa Maria.
Formada em Gestão da TI pela URCAMP e cursando Produção Editorial na UFSM.
Apaixonada por livros, Johnny Cash e cachorros.
  • Isabela Carvalho

    Olá Geórgea ;)
    Já ouvi falar da série, mas nunca me interessei muito em assistir, não sei porque já que amo séries policiais! Deve ser estranho saber logo de cara quem está por trás dos crimes, mas isso me despertou a curiosidade.
    Adorei sua indicação, senão a serie ia continuar passando despercebida por mim! Já vou add na minha lista para assistir no Netflix ;)
    Bjos
    PS: fiquei passada como o Jamie Dornan tá magrinho na foto kkkk

    • Geórgea Teixeira Morais

      Olá, Isabela! Esse foi um ponto que pensei que seria negativo: saber logo de cara quem era o assassino. Mas para minha surpresa isso que deu o toque especial a série. Para observamos enquanto um caça e o outro é caçado. Espero que você goste da série! Beijos!

  • Márcia Saltão

    Oi, tudo bem?
    Como sou viciada em séries, assim como livros, estou sempre garimpando novas indicações. The Fall já assisti a todas as temporadas. Realmente foi uma série que prendeu a atenção, mas na última temporada, achei que poderia ter sido um pouco mais explorada. Mas de qualquer forma, é uma ótima indicação. Adoro Gillian Anderson!
    Beijos.

    • Geórgea Teixeira Morais

      Oi, Márcia! Eu ainda não terminei de assistir e fico triste em saber isso sobre a última temporada. Pensei que pelo jeito que estava eles fechariam com chave de ouro. Mas faz parte! hehehe Beijos

  • Andressa Alves

    Ooi Geórgea, tudo beem??
    A 1ª e 2ª temporada me prendeu em um universo psicológico instigante em todos os episódios. Mas a 3ª temporada me decepcionou um pouco, esperava um final mais elaborado ou bem diferente do que realmente aconteceu com Spector.
    No geral é uma série com personagens muito bem feitos,elenco bom, ótima direção, com uma história intrigante e com muitos sobressaltos.
    Bjoos *-*

    • Geórgea Teixeira Morais

      Você é a segunda pessoa que fala isso sobre a terceira temporada, Andressa! :O hahaha! Agora até fiquei com medo de assistir e acabar me decepcionando com a série. hehehe
      Beijos

  • rudynalvacorreiasoares

    Geórgea!
    Você falou, explicou do que se trata a série, disse os atores e protagonistas, me deixou com água na boca e até falou na BBC, mas não disse onde podemos assistir…
    Fiquei babando pela série e quero poder conferir.
    Desejo um final de semana de luz e paz!
    “Será que você vai saber o quanto penso em você com o meu coração?” (Renato Russo)
    Cheirinhos
    Rudy

    • Geórgea Teixeira Morais

      Olá, Rudy! Sorry! Falha minha! Mas tinha ali no trailer falando que era na Netflix! hahaha Depois me conta se gostou da série! Beijos

  • Nayane Evylle

    Oi Geórgia!
    Amo séries e livros, então toda indicação é bem-vinda rsrs
    Ainda não assisti a série, mas já ouvi falar dela. Eu gosto de thrillers e fiquei curiosa pra saber como vai ser o desenrolar dessa série, quando já sabemos de cara quem é o serial killer.
    Vou adicionar na minha lista.
    Abc!

    • Geórgea Teixeira Morais

      Oi, Nayane! Fico feliz em saber, espero que você assista e goste tando quando eu <3 Beijo!

  • Marta Izabel

    Oi, Geórgia!
    Adoro séries que tem essa pegada de drama policial, de perseguição a bandidos, de suspense e mistério, então fiquei bem interessada em assisti essa série maravilhosa!! Sem dúvida agora quero muito assistir!!
    Bjoss

    • Geórgea Teixeira Morais

      Olá, Marta! Que bom =) Espero que seja uma experiência incrível! Beijos

  • Micheli Pegoraro

    Oi Geórgea,
    Essa série está na minha lista, pretendo começar a assistir a primeira temporada logo, pois sou fã de drama policial, e o fato desse thriller psicológico se passar na Irlanda (Amo esse país) me conquista na hora. Já vi alguns comentários a respeito da atuação do Jamie Dornan, o cara encarnou um legitimo psicopata. Não sei o motivo, mas essa série me fez lembrar da Série Mortal da Nora Roberts haha
    Beijos

    • Geórgea Teixeira Morais

      Olá, Micheli! Também amo a Irlanda! <3 Não conheço essa série da Nora, mas fiquei curiosa sobre ela agora. Vou pesquisar! Beijão

  • Carol

    Valeu pela indicacao, essa serie certamente já está na minha listinha, pois adoro series policiais :)

    • Geórgea Teixeira Morais

      De nada! =)

  • Lara Caroline

    Oi Geórgea, tudo bem?
    Adorei a indicação de série. Gosto muito de tramas que envolvem questões psicológicas e achei bem macabro o jeito que o cara assassina as vítimas e depois expõe elas. Como estou sem assistir nada no momento vou experimentar esta série.
    Beijos

    • Geórgea Teixeira Morais

      Oi, Lara! Acredito que essa série vai te prender também. =) Beijão!

  • Natalí Marques

    Olá!
    Ainda não conhecia essa série, estou meio por fora das séries ultimamente. Gosto quando a série tem esse tom mais de suspense e terror psicológico.
    Vou adicionar na listinha para assistir em breve <3
    Beijos

    • Geórgea Teixeira Morais

      Olá, Natalí! Que bom! Fico feliz em saber =) <3 Beijos

  • Lili Aragão

    Oi Georgea, já tinha ouvido falar da série e espero poder começar a assisti-la entes do fim do ano. Gostei do que na resenha, fiquei curiosa sobre a atuação do Jamie que é bem criticado (não por mim, sou das que só admira a beleza dele haha, zoando) por sua atuação em 50 tons por ser apático e que aqui tem que demonstrar várias emoções ao interpretar um assassino perturbado e também quero rever a eterna agente Scully, saudades de Arquivo X :D

    • Geórgea Teixeira Morais

      Olá, Lili! Depois da série resolvi assistir 50 tons de cinza e fiquei chocada com a diferença, nem parecia o mesmo ator. Em The Fall ele está muito bem! Beijos

  • Natália Costa

    Já tinha ouvido falar desta série, principalmente por causa do Jamie Dornan! <3
    Infelizmente estou parada com minhas séries no momento por falta de tempo, então não sei quando iniciarei outra, mas queria tanto! hahaha
    Bjossss

    • Geórgea Teixeira Morais

      Se você gosta do Jamie, essa é sua série! hehehe. Quando sobrar um tempinho, tenta dar uma olhada nela para ver se você gosta! Beijos!

  • Manu Cardoso

    Eu não tenho psicológico para ler ou assistir thriller psicológico!! ;)
    E essa Gillian Anderson não envelhece não? Uow!
    E esse Jamie Dornan sempre gosta de umas coisas esquisitas! hehe
    Bjs

  • Samanta Samy

    Está na minha lista da Netflix faz tempo, pois, se tem Gillian Anderson, tem a minha atenção.
    Li certa vez um diálogo e pensei: por que eu ainda não assisti essa série?!
    Mas, são tantas séries para pouco tempo…