Mads Mikkelsen

A Dinamarca é um país com uma forte produção cultural, principalmente no que se refere à indústria cinematográfica. Por ser um dos lugares que mais estreia longas durante o ano, acabou tornando-se referência nesse sentido. Além disso, a Dinamarca também é a terra natal de diversas celebridades importantes que volta e meia  aparecem em obras que chegam por aqui. Embora a lista seja grande, poucos artistas dinamarqueses fazem sucesso fora de seu país.

Talvez os mais conhecidos sejam Nikolaj Coster-Waldau, que atuou em filmes como Oblivion, Segurança em risco, e Deuses do Egito, mas se consagrou como Jammie Lannister, em Guerra dos Tronos; Lars Mikkelsen, que participou de Quando os animais sonham, das série 1864 e The Killing – História de um Assassinato. E o que acredito ter mais visibilidade é o Mads Mikkelsen, e por conta disso separamos as indicações de hoje.

 Mikkelsen sem dúvidas encabeça a lista de dinamarqueses famosos. Nascido em Copenhague, antes de tornar-se ator ele foi ginasta e também trabalhou como dançarino profissional.  Na década de 90 passou a ter mais visibilidade fora de seu país ao interpretar Tristan, um dos cavaleiros da Távola Redonda no filme  Rei Arthur. Dois anos depois caiu ainda mais nas graças do povo quando deu vida a Le Chiffre, um vilão perverso em James Bond em 007: Cassino Royale.

Embora este post seja pra indicar alguns filmes estrelados por Mikkelsen, é impossível deixar de lado seu papel como um psicopata/psiquiatra/canibal. Ele interpretou de maneira brilhante o Hannibal Lecter na série de tv Hannibal, da NBC, que foi ao ar de 2013 à 2015. Na trama este psiquiatra forense era fascinado pela mente de Will Graham, um investigador especial que trabalhava junto ao FBI, com um talento único de se colocar no lugar dos assassinos. Por possuir uma empatia exacerbada, Will era capaz traçar um perfil dos assassinos e assim prever motivações e próximos passos. A série que conta com duas temporadas foi cancelada, mas há rumores de que pode ganhar uma nova temporada em breve.


A Caça (2012)

 

A Caça foi um dos filmes mais polêmicos protagonizado pelo autor. Na trama ele interpreta Lucas, um professor de educação infantil que nunca havia tido nenhum problema no trabalho, até ser acusado de pedofilia por uma aluna. A partir deste ponto Lucas se envolve em uma situação delicada, aonde vê toda a cidade, incluindo pessoas próximas,  se virar contra ele. Querendo mostrar que estão todos enganados, ele trava uma batalha desesperadora para provar sua inocência. O filme foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e recebeu inúmeras premiações ao redor do mundo.


O Amante da Rainha (2012)

 

Neste drama histórico  Mikkelsen interpreta o médico alemão Johann Struensee, na corte do rei Christian VII. Com a saúde cada vez mais debilitada, o rei toma o médico como seu fiel confidente e conselheiro, ao mesmo tempo em que Johann se torna também o amante da rainha. Juntos eles tramam uma revolução, e a partir daí uma história de traições e intrigas se inicia.  Nikolaj Arcel, responsável pela direção do longa, foi ganhador do Urso de Prata no Festival de Berlim. O filme foi escolhido como representante da Dinamarca no Oscar de 2013, aonde foi indicado a Melhor Filme Estrangeiro.


A Salvação (2014)

 

Neste filme Mikkelsen é Jon, um colono europeu que resolveu tentar a sorte no velho oeste americano. Somente seis anos após essa decisão ele conseguiu se reunir novamente com sua esposa e filho. Entretanto a alegria dura pouco, pois neste mesmo dia sua família é assassinada pelo integrante de uma gangue local. Tomado pela dor, ele mata o assassino de sua mulher e filho, mas isso desperta um desejo de vingança no chefe da gangue.  Jon então se vê inserido em um jogo de gato e rato e fará de tudo para se manter vivo.


Michael Kohlhaas – Justiça e Honra (2013)

 

O desejo de justiça e vingança dão o tom da obra Michael Kohlhaas, adaptação de Arnaud des Pallières do romance de Heinrich von Kleist. Aqui o ator interpreta um um comerciante de cavalos do século XVI que vive um vida pacata e honesta, até ser injustiçado por um nobre poderoso.  Sentindo necessidade de limpar seu nome e recuperar sua honra, ele fará o que for preciso para isso. Até mesmo declarar guerra contra quem se colocar em seu caminho.

divisoria

 

Relacionados

Destaques

Insta
gram

[jr_instagram id='3']

Parceiros