Ed e Lorraine Warren: Lugar Sombrio – Carmen Reed, Al Snedeker & Ray Garton

Ed e Lorraine Warren – Lugar Sombrio é um livro de horror baseado em fatos sobrenaturais, dos autores Carmen Reed, Al Snedeker & Ray Garton, publicado em 2017 pela editora Darkside.

SOBRE O LIVRO

Carmen Reed se casou muito cedo, teve dois filhos e logo em seguida um divórcio precoce. Para poder criar os filhos tão pequenos, ela os deixava com a mãe enquanto trabalhava de babá. E foi em seu emprego que conheceu Al Snedeker, com quem veio a se casar e construir uma família com mais dois filhos do casal. Eles formavam uma família feliz, sorridente e que se davam muito bem. No entanto, as coisas começam a mudar quando Stephen, o filho mais velho, acaba se sentindo mal e, em meio a tantos exames, descobre-se um câncer na garganta. Segue-se então uma rotina extremamente cansativa de idas e vindas ao médico para a radioterapia.

Não vendo outra solução, Carmen decide procurar uma casa mais próxima ao hospital para que as viagens diárias se tornem menos estressantes. E eis que ela encontra o apartamento que seria perfeito se não fosse um pequeno detalhe. No passado ele foi uma funerária. Já no primeiro dia deles, Stephen tem maus pressentimentos e insiste que a casa é maligna, implorando para mãe para que saiam dali imediatamente. No entanto, Carmen não dá ouvido ao que o filho diz e as coisas começam a ficar bastante esquisitas.

“Aqueles que participam de um exorcismo estão em perigo constante e devem esperar ouvir os insultos mais abomináveis e ver as coisas mais assustadoras que provavelmente vivenciarão em suas vidas. Sua fé deve permanecer sólida como uma rocha diante do abuso horrível e sobrenatural. Os demônios não serão expulsos sem uma luta furiosa, e sua principal arma, como sempre, é o medo. Eles se alimentam dele e farão qualquer coisa que conseguirem para arrancá-lo de dentro daqueles envolvidos na tentativa de expulsá-los.
Nem todas as tentativas são bem sucedias.
Os demônios esperam um convite antes de entrar, mas nem sempre saem quando ordenados…”

Stephen começa a escutar vozes, alguém que não para de chamar seu nome, em seguida vultos e a sensação de não estar só. Aterrorizado, ele não para de pedir ajuda aos pais, até que estes se cansam de ouvir “tanta besteira”, e o menino acaba ficando de castigo. E isso se torna o gatilho para Stephen responder ao chamado e as coisas piorarem de vez.


MINHA OPINIÃO

Diferente do livro anterior, Ed e Lorraine Warren – Demonologistas, este não é narrado em forma de relatos e sim como uma história de ficção baseada em fatos. Confesso que essa forma de contar fatos reais não me agrada, pois tenho a pequena impressão de fica ainda mais fácil subverter a verdade e ir moldando os fatos de forma conveniente.

Por conta da narrativa, a história é um pouco maçante, pois se inicia com a vida do casal, antes mesmo de se conhecerem, até atingir o ponto máximo da história que acontece bem no finalzinho do enredo, tendo um fim daqueles que você espera virar a página e ainda ter mais coisas ali, porém, não tem.

“Então, quando já esgotou a pessoa o suficiente… quando ela está fraca e doente… quando está se sentindo apavorado o tempo todo e já tiver perdido todas as esperanças… é aí que ele finalmente entra. É quando começa a possessão. “

Senti muita falta de fotos sobre o caso. Quando leio livros com fundo reais, gosto de visualizar essa realidade, sendo ela uma imagem da família, da casa ou de objetos. No entanto, o livro não apresenta uma única imagem se quer. E isso me deixou um pouco mais desanimada com o livro que esperei tanto para ler.

Achei interessante que este relato existe por conta de algo que aconteceu em um passado distante. Não foi a família que invocou o mal, o mal já estava presente. E é bastante horrível entender como ele foi parar na casa. E todas as coisas que este mal é capaz de fazer é impossível de imaginar.

Lugar Sombrio foi fonte de pesquisa para o filme Evocando Espíritos, já disponível desde 2009. Ainda não tem nada confirmado, mais pode também servir de inspiração para Invocação do mal 3, filme que possivelmente será lançado em 2020.

É importante você ler esse livro se você acredita em demonologia, caso contrário irá parecer besteira. É preferível que você pesquise sobre o assunto e sobre o casal se caso nunca tenha ouvido falar deles, antes de ler essa obra. E se você já conhece, e é um antigo amante como eu, vai fundo, só não espera que seja tão bom como o anterior.

ED E LORRAINE WARREN – LUGAR SOMBRIO

Autor: Carmen Reed, Al Snedeker e Ray Garton

Editora: Darkside

Ano de publicação: 2017

O casal de investigadores paranormais favorito dos darksiders está de volta. Depois do grande sucesso de Ed & Lorraine Warren: Demonologistas, a DarkSide Books reabre seus Arquivos Sobrenaturais para desenterrar um dos casos mais assustadores dos últimos 30 anos. Descubra a verdadeira história por trás do exorcismo de Connecticut em Ed & Lorraine Warren: Lugar Sombrio. Mesmo quem tem medo do assunto certamente já ouviu falar deles. Seus casos mais famosos, como os de Amityville, Rhode Island e de Enfield, por exemplo, foram adaptados para o cinema. Até mesmo a endiabrada Annabelle está no currículo de assombrações, poltergeists e espíritos obsessores enfrentados pelo casal Warren. Claro, a boneca legítima faz parte da coleção que Lorraine, hoje com 90 anos, mantém em casa. Ed & Lorraine Warren: Lugar Sombrio é o relato meticuloso dos fenômenos que infernizaram a vida de um casal norte-americano após sua mudança para uma antiga casa em que havia funcionado uma funerária anos antes. O exorcismo de Connecticut ganhou notoriedade na mídia norte-americana na época. Em 2009, a história serviu de inspiração para o filme Evocando Espíritos, de Peter Cornwell, que usou Ed & Lorraine Warren: Lugar Sombrio como principal fonte de pesquisa. Nos fóruns da internet, os fãs e a mídia especializada apostam que James Wan (Annabelle, Jogos Mortais) também vai contar sua visão dessa mesma história em breve, no aguarda do Invocação do Mal 3.

Colaboradora do Resenhando Sonhos.

25 anos, Técnica em Química e apaixonada por livros desde que me conheço por gente!