Fallen – Lauren Kate

Fallen é o primeiro livro da série de mesmo nome da autora Lauren Kate, que veio ao Brasil no final de 2016 para a estreia da adaptação nos cinemas. Com o filme, a editora Galera Record lançou duas novas edições para o livro.

IMG_2301

Meu primeiro contato com Fallen foi em 2011, um ano após o lançamento do livro no Brasil e duas coisas fizeram com que eu chegasse até ele. A primeira se devia a minha missão de encontrar alguma história sobrenatural que pudesse me tirar de uma ressaca literária, causada, é claro, por uma série de livros que era moda na época. O segundo e incontestável motivo, foi a lindíssima capa desse livro (a original).

Após anos, fico muito feliz em trazer para o Resenhando Sonhos a resenha de um livro que, sem dúvidas, foi um dos responsáveis por me inserir no mundo literário novamente. Fallen foi o típico livro que despertou em mim os diversos sentimentos por qual todo leitor provavelmente já passou. Aquela sensação de não querer pausar a história, de querer ler dia e noite para descobrir o que irá acontecer com aqueles personagens, para em seguida, ser tomada pela ansiedade do próximo e for fim, e mais difícil etapa, a tristeza de tudo ter acabado tão rápido.

Para quem curte o gênero, Fallen é um clássico, que com a chegada do filme e com a edição comemorativa impressa pela editora, ganhou mais uma vez a notoriedade de anos atrás. Para quem ainda não conhece a história de Lucinda e se você não é o público alvo da série, Fallen nos apresenta um universo que precisa ser propício à identificação do leitor, portanto, peço que por favor, vistam suas “capinhas de adolescentes” e se entreguem a história. Na minha opinião, Lauren Kate criou um dos amores mais puros e verdadeiros da literatura, um amor selado pelo sangue e pelas almas desses dois personagens.

IMG_2303

Sobre o Livro

Fallen contará a história de Lucinda Price. Luce é novata no internato Sword & Cross para jovens problemáticos. Ela foi recentemente diagnosticada com esquizofrenia paranoide e tem episódios conturbados, onde vê e sente coisas que a ameaçam. Em um desses ataques, Luce presencia um incêndio, que acredita-se ter sido iniciado por ela. Devido a este acidente, Trevor, seu namorado, acaba falecendo e Luce não se recorda de nada.

A Sword & Cross é um internato bastante rígido e uma das principais regras do local é o total isolamento dos internos. Nada de celulares, internet ou visitas. A escola abriga todos os tipos de jovens, dentre eles, Penn e Arianne que desenvolverão uma amizade com Luce, o sedutor Cameron Briel e o intratável e reservado Daniel Grigori. Daniel desperta a curiosidade de Luce logo no primeiro encontro, ele a ignora, a assusta e a atrai ao mesmo tempo. Uma atração estranhamente familiar. Teriam eles já se conhecido antes? A antipatia alimentada por Daniel em vez de afastá-la, acaba causando o efeito contrário, quase que uma obsessão.


Minha opinião

Fallen nos apresenta um romance que exige cautela. Uma história melancólica, sombria e cheia de mistérios. Seja devido a trama que se desenrola através das páginas, como também através da personalidade de cada personagem em particular. Daniel é um personagem assombrado pelo seu passado, que guarda um segredo, uma verdade que o corrói dia após dia, e Luce por sua vez, esconde seus próprios demônios. Este livro carrega o conjunto e os elementos dignos de uma história sobre anjos caídos, separados pelo céu e o inferno.

IMG_2299

Este primeiro livro, funciona como uma base introdutória para o que virá a seguir, então, quanto menos detalhes eu dizer sobre o enredo, servirá como vantagem na leitura. E eu digo isso por acreditar que o grande trunfo de Fallen é este mistério, é este clima sombrio e as surpresas. Lauren Kate nos apresenta um romance conturbado, cheios de obstáculos, mas bem embasado por sua mitologia. Os personagens são bem estruturados e demonstram com clareza suas vontades e desejos para o leitor, mas são impedidos de trilharem seus caminhos por algo muito maior.

A autora usa como modelo para sua obra, a história de Lúcifer, o anjo que desafiou Deus e foi banido do paraíso levando com ele, todos aqueles que se opuseram às leis sagradas.  Em suma, Kate flerta com a história bíblica e cria um romance sobre almas gêmeas que seguem se desencontrando. É um livro que não irá fugir totalmente dos bons clichês sobrenaturais, mas que desperta no leitor todas as sensações de um bom livro, interessante o suficiente para se desejar o próximo volume.

“- Ainda está aqui – sussurrou ele.
– Ninguém poderia me tirar. – Ela riu.”

Para finalizar, eu não poderia deixar de comentar sobre a adaptação do livro que chegou aos cinemas em dezembro de 2016. Talvez o timing dos romances sobrenaturais possa ter passado e o filme tenha chegado no momento errado. Adaptação esta que trabalhou duro na descaracterização do enredo, somado a interpretações estereotipadas demais. Toda esta tentativa de fazer com que Fallen se assemelhasse a Crepúsculo, contribui que o mesmo venha sofrendo as consequências de uma abordagem equivocada daquilo que realmente é. Uma pena para os fãs da série, mas também nada inesperado entre as adaptações literárias. Porém, esta é apenas a minha opinião, entretanto, é verdade que entre erros e acertos, Fallen carrega um enredo único e original na literatura jovem e marcou parte de uma geração que ganha novamente a oportunidade de ver Fallen em destaque nas prateleiras.

Se você deseja ter a experiência completa com Fallen, vou dar duas dicas de fã. Se possível não vejam o trailer do filme, infelizmente ele entrega demais sobre a trama. Também deixem para ler o prólogo apenas no final da leitura, iniciem o livro pelo capítulo um. Dito tudo isso, espero que Fallen traga à tona todas as emoções e o entretenimento que me proporcionou há 6 anos.

thumb_livro

4estrelasb

FALLEN

Autor: Lauren Kate

Editora: Galera Record

Ano de publicação: 2016

O livro que inspirou o filme “Fallen”, superprodução dos estúdios Disney. Há algo estranhamente familiar em Daniel Grigori. Misterioso e evasivo, ele conquista a atenção de Luce Price desde o primeiro momento, no seu primeiro dia no internato da Sword & Cross. O rapaz é uma faísca de luz, em um lugar onde os telefones celulares são proibidos e os outros estudantes são, todos, muito desajustados. Mas Daniel guarda um segredo. E Luce está determinada a desvendar os mistérios por trás de seu amado, mesmo que ele não tenha nenhum interesse nela. Mesmo que ela acabe morrendo. Perigosamente excitante e cheio de um romance circundado pelas trevas, “Fallen” tem o poder sobrenatural de prender o leitor em cada página, numa história de amor que vai além das leis da terra.

É resenhista do Resenhando Sonhos.
Às vezes pode aparecer por aqui. Tem seus 20 e poucos anos e não se desfaz de nenhum dos seus planos. É apaixonada por livros, por romances e finais felizes.