Fallen – Lauren Kate

Fallen é o primeiro livro da série de mesmo nome da autora Lauren Kate, que veio ao Brasil no final de 2016 para a estreia da adaptação nos cinemas. Com o filme, a editora Galera Record lançou duas novas edições para o livro.

IMG_2301

Meu primeiro contato com Fallen foi em 2011, um ano após o lançamento do livro no Brasil e duas coisas fizeram com que eu chegasse até ele. A primeira se devia a minha missão de encontrar alguma história sobrenatural que pudesse me tirar de uma ressaca literária, causada, é claro, por uma série de livros que era moda na época. O segundo e incontestável motivo, foi a lindíssima capa desse livro (a original).

Após anos, fico muito feliz em trazer para o Resenhando Sonhos a resenha de um livro que, sem dúvidas, foi um dos responsáveis por me inserir no mundo literário novamente. Fallen foi o típico livro que despertou em mim os diversos sentimentos por qual todo leitor provavelmente já passou. Aquela sensação de não querer pausar a história, de querer ler dia e noite para descobrir o que irá acontecer com aqueles personagens, para em seguida, ser tomada pela ansiedade do próximo e for fim, e mais difícil etapa, a tristeza de tudo ter acabado tão rápido.

Para quem curte o gênero, Fallen é um clássico, que com a chegada do filme e com a edição comemorativa impressa pela editora, ganhou mais uma vez a notoriedade de anos atrás. Para quem ainda não conhece a história de Lucinda e se você não é o público alvo da série, Fallen nos apresenta um universo que precisa ser propício à identificação do leitor, portanto, peço que por favor, vistam suas “capinhas de adolescentes” e se entreguem a história. Na minha opinião, Lauren Kate criou um dos amores mais puros e verdadeiros da literatura, um amor selado pelo sangue e pelas almas desses dois personagens.

IMG_2303

Sobre o Livro

Fallen contará a história de Lucinda Price. Luce é novata no internato Sword & Cross para jovens problemáticos. Ela foi recentemente diagnosticada com esquizofrenia paranoide e tem episódios conturbados, onde vê e sente coisas que a ameaçam. Em um desses ataques, Luce presencia um incêndio, que acredita-se ter sido iniciado por ela. Devido a este acidente, Trevor, seu namorado, acaba falecendo e Luce não se recorda de nada.

A Sword & Cross é um internato bastante rígido e uma das principais regras do local é o total isolamento dos internos. Nada de celulares, internet ou visitas. A escola abriga todos os tipos de jovens, dentre eles, Penn e Arianne que desenvolverão uma amizade com Luce, o sedutor Cameron Briel e o intratável e reservado Daniel Grigori. Daniel desperta a curiosidade de Luce logo no primeiro encontro, ele a ignora, a assusta e a atrai ao mesmo tempo. Uma atração estranhamente familiar. Teriam eles já se conhecido antes? A antipatia alimentada por Daniel em vez de afastá-la, acaba causando o efeito contrário, quase que uma obsessão.


Minha opinião

Fallen nos apresenta um romance que exige cautela. Uma história melancólica, sombria e cheia de mistérios. Seja devido a trama que se desenrola através das páginas, como também através da personalidade de cada personagem em particular. Daniel é um personagem assombrado pelo seu passado, que guarda um segredo, uma verdade que o corrói dia após dia, e Luce por sua vez, esconde seus próprios demônios. Este livro carrega o conjunto e os elementos dignos de uma história sobre anjos caídos, separados pelo céu e o inferno.

IMG_2299

Este primeiro livro, funciona como uma base introdutória para o que virá a seguir, então, quanto menos detalhes eu dizer sobre o enredo, servirá como vantagem na leitura. E eu digo isso por acreditar que o grande trunfo de Fallen é este mistério, é este clima sombrio e as surpresas. Lauren Kate nos apresenta um romance conturbado, cheios de obstáculos, mas bem embasado por sua mitologia. Os personagens são bem estruturados e demonstram com clareza suas vontades e desejos para o leitor, mas são impedidos de trilharem seus caminhos por algo muito maior.

A autora usa como modelo para sua obra, a história de Lúcifer, o anjo que desafiou Deus e foi banido do paraíso levando com ele, todos aqueles que se opuseram às leis sagradas.  Em suma, Kate flerta com a história bíblica e cria um romance sobre almas gêmeas que seguem se desencontrando. É um livro que não irá fugir totalmente dos bons clichês sobrenaturais, mas que desperta no leitor todas as sensações de um bom livro, interessante o suficiente para se desejar o próximo volume.

“- Ainda está aqui – sussurrou ele.
– Ninguém poderia me tirar. – Ela riu.”

Para finalizar, eu não poderia deixar de comentar sobre a adaptação do livro que chegou aos cinemas em dezembro de 2016. Talvez o timing dos romances sobrenaturais possa ter passado e o filme tenha chegado no momento errado. Adaptação esta que trabalhou duro na descaracterização do enredo, somado a interpretações estereotipadas demais. Toda esta tentativa de fazer com que Fallen se assemelhasse a Crepúsculo, contribui que o mesmo venha sofrendo as consequências de uma abordagem equivocada daquilo que realmente é. Uma pena para os fãs da série, mas também nada inesperado entre as adaptações literárias. Porém, esta é apenas a minha opinião, entretanto, é verdade que entre erros e acertos, Fallen carrega um enredo único e original na literatura jovem e marcou parte de uma geração que ganha novamente a oportunidade de ver Fallen em destaque nas prateleiras.

Se você deseja ter a experiência completa com Fallen, vou dar duas dicas de fã. Se possível não vejam o trailer do filme, infelizmente ele entrega demais sobre a trama. Também deixem para ler o prólogo apenas no final da leitura, iniciem o livro pelo capítulo um. Dito tudo isso, espero que Fallen traga à tona todas as emoções e o entretenimento que me proporcionou há 6 anos.

thumb_livro

4estrelasb

FALLEN

Autor: Lauren Kate

Editora: Galera Record

Ano de publicação: 2016

O livro que inspirou o filme “Fallen”, superprodução dos estúdios Disney. Há algo estranhamente familiar em Daniel Grigori. Misterioso e evasivo, ele conquista a atenção de Luce Price desde o primeiro momento, no seu primeiro dia no internato da Sword & Cross. O rapaz é uma faísca de luz, em um lugar onde os telefones celulares são proibidos e os outros estudantes são, todos, muito desajustados. Mas Daniel guarda um segredo. E Luce está determinada a desvendar os mistérios por trás de seu amado, mesmo que ele não tenha nenhum interesse nela. Mesmo que ela acabe morrendo. Perigosamente excitante e cheio de um romance circundado pelas trevas, “Fallen” tem o poder sobrenatural de prender o leitor em cada página, numa história de amor que vai além das leis da terra.

É resenhista do Resenhando Sonhos.
Às vezes pode aparecer por aqui. Tem seus 20 e poucos anos e não se desfaz de nenhum dos seus planos. É apaixonada por livros, por romances e finais felizes.

  • Lili Aragão

    Oi Joi, pelo visto vc gosta mesmo dessa série e eu tô aqui pensando como comento que ela não funcionou comigo rsr, mulher eu até li todos os livros há um tempinho mas terminei a série pensando que faltou alguma coisa pra me conquistar e não consegui criar empatia pelos protagonistas ou por qualquer personagem, mas uma vez que comecei tive que terminar e quero ver o filme também apesar de não amar a história. As capas originais são mesmo muito bonitas e foram elas que me chamaram a atenção para a série ;)

    • Oi oi Lili, ainda não assisti o filme e ainda não sei se irei, mas pelo que ando lendo da crítica (comentei na resenha até) parece que deram uma descaracterizada hard na trama. E sobre curtir, esta série desperta muito o interesse, mas no fim uns gostam outros não. Como qualquer livro :) Beijo

  • Marta Izabel

    Oi, Joi!!
    Recentemente li essa série, devo dizer que o primeiro livro é chatinho nas primeiras 60 páginas!! Depois a história melhora é muito!! O segundo e terceiro seguem um pouco a tendencia do primeiro livro, mais ou menos é depois melhora. O quarto livro foi bem legal gostei muito!! Agora para terminar em definitivo só falto ler Apaixonados e O livro de Cam!!
    Beijoss

    • Muitos não gostam do último livro e nem do final, mas eu adoro :)

  • Pamela Liu

    Oi Joi.
    Não li essa série e não tenho vontade de lê-la, pois duas amigas minhas que leram nãoo gostaram. Além disso, estou um pouco cansada de YA. Acho que não sou mais o público alvo desse tipo de livro.
    Gostei bastante da nova edição do livro, mas a original é bem mais bonita.
    Uma pena o filme não ter correspondido as suas expectativas de fã. Acho que os produtores deviam tentar se manter fiéis aos livros.

  • rudynalvacorreiasoares

    Joi!
    Mesmo amando tudo sobre anjos e após tantos anos da primeira edição do livro, ainda não tive oportunidade de lê-lo, o que é uma pena.
    Gosto dos YA e se tem romance sobrenatural com meus amados anjos, nem tem como não querer ler, mas são tantos livros e esse foi ficando para trás, espero poder corrigir isso esse ano.
    Desejo uma ótima semana!
    “A parte que ignoramos é muito maior que tudo quanto sabemos.” (Platão)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

  • Daiele

    Oi Joi!
    Eu não sou uma das pessoas que fez parte de Fallen. Infelizmente deixei passar essa fase e agora não acho que eu esteja num grupo que poderia gostar da trama como teria gostado lendo, como vc, à 6 anos. A sinopse parece ser boa, mas por ter deixado essa fase passar, ja estou saturada de “romances proibidos” e foi isso que eu entendi dessa sinopse, me perdoe se estiver me enganado.
    É maravilhoso quando uma historia que amamos vira filme, e decepcionante quando estraga nossas expectativas, uma pena nao é?!

  • Thaynara Ribeiro

    Eu amo essa série apesar de querer muito que a Luce ficasse com o Cam, mas infelizmente não vai rolar *lágrimas aqui*. Estou louca pela estreia do filme e pra ver os anjos *_*

  • Gabriela Souza

    Oi Joi!
    Fallen é a minha maior decepção literária. Eu fiz de tudo pra conseguir o livro, criei as maiores expectativas e dei “de cara na parede”. Para mim a autora se focou dms nos detalhes durante o livro, e foram poucas as partes com “emoção”. O que foi uma pena, já que eu tinha comprado a série completa. Mas ainda pretendo assistir o filme para ver se ele é melhor do que o livro. Beeijos

  • Bruna Prata

    Fallen foi uma das primeiras séries de livros que eu li na minha vida. Na época, uma era de seres sobrenaturais, fiquei encantadas por anjos caídos (oi, patch), e reli fallen cerca de 3 vezes no mesmo ano. Fiz uma releitura há uns dois anos e não senti aquele encanto de ter lido nas primeiras quatrocentas vezes, apesar de ser uma trama que me encanta, creio que meu tempo de amores por essa série já passou faz tempo.

  • Vitória Silva

    Nossa eu recebi várias indicações desse livro (nao sei dizer dos outros) mas eu não gostei muito da história, achei ela um pouco parada demais e a escrita também, talvez os outros sejam melhores mas desanimei totalmente de ler

  • Samanta Samy

    Li a coleção toda tem alguns anos.
    Confesso que me surpreendi ao gostar do primeiro livro, mas depois senti uma certa enrolação no enredo. Um livro bom, outro mais ou menos, e assim foi até concluir a série.