A Fantástica Fábrica de Chocolate – Roald Dahl

A Fantástica Fábrica de Chocolate é mais uma das fantásticas obras infantis de Roald Dahl, ilustrada por Quentin Blake. Escrito em 1964, foi trazido ao Brasil pela editora Martins Fontes.

SOBRE O LIVRO

Essa é a história de garotinho comum chamado Charlie Bucket, e assim como a maioria das crianças Charlie adora chocolate. Ele vive com a família: o Sr. e a Sra. Bucket, e os quatro avós: vovô Jorge, vovó Jorgina, vovô José e vovó Josefina, em uma pequena casinha de madeira nos arredores de uma enorme cidade. A família de Charlie levava uma vida simples e mal tinham o que comer.

Na cidade onde Charlie vive fica a maior e fantástica fábrica de chocolates, a fábrica do Sr. Willy Wonka, o mais incrível inventor de doces do mundo. A fábrica no entanto tem uma história misteriosa e vive de portões trancados, de onde jamais entram ou saem funcionários, nem mesmo o seu famoso dono. A única coisa que sai daquele lugar é o chocolate.

“Puxa, não seria incrível se eu achasse o Cupom Dourado? – disse Charlie.”

Agora, Willy Wonka anunciou que abrirá os portões da fábrica para cinco crianças, os cinco sortudos que encontrarem os bilhetes dourados escondidos em barras Wonka, distribuídas pelo mundo todo. O prêmio prometido durará por toda a vida! Quebra-Queixos, doces mexe-mexe e rio de delícias de chocolate derretido os aguardam. Tudo o que Charlie precisa é de um cupom dourado e todas essas guloseimas serão dele.


MINHA OPINIÃO

Sendo apaixonada por outra obra do autor, “Matilda”, e já conhecendo as adaptações cinematográficas de “A Fantástica Fábrica de Chocolate” mergulhei no universo de Roald Dahl esperando uma história incrível, e foi exatamente o que encontrei. Apesar de ter sido adaptada quase que sem alterações, nada supera a magia de encontrar a verdadeira história, aquela idealizada por ele e é claro, com todas as peculiaridades de sua escrita.

Apesar de ser uma história “para crianças”, sempre existem ensinamentos presentes nas narrativas do autor, e nessa obra várias qualidades, valores e “defeitos” são retratados através das personalidades das crianças: Agusto Glupe, o menino guloso nos mostra o quão ruim pode ser ir com tanta sede ao pote; Veroca Sal, a menina que tinha tudo que queria e é claro, nunca aprendeu a estar satisfeita por isso; Violeta Chataclete, a jovem que vivia a mascar chiclete nos ensina que a curiosidade e a ganância podem nos atrapalhar; Miguel Tevel, o garoto que só vê televisão, bem, não é preciso dizer que ele não consegue viver no mundo real; e Charlie Bucket, a única criança que vive uma vida simples, é a mais grata de forma humilde, e em consequência, a mais feliz.

E acreditem, ao longo da história Charlie nos ensina que não precisamos de muito para ser feliz.

A escrita de Dahl nos envolve durante toda a leitura, o que faz com que fiquemos próximos de cada personagem, e não só das crianças, mas da própria fábrica que em minha opinião é o melhor personagem, cheio de cantos peculiares, invenções malucas e é claro, sem falar de seus funcionários excêntricos e com um humor um tanto irônico.

“SALA DE ESTOQUE Nº 77 – SEMENTES DE TODOS OS TIPOS – SEMENTES DE TODOS OS TIPOS – SEMENTES DE CACAU, SEMENTES DE CAFÉ, SEMENTES DE GELEIA E SEMENTES DE JÁ ERA.”


ASSISTA AOS FILMES!

A primeira adaptação da obra para as telonas estreou no dia 24 de setembro de 1971, e apesar de encantar muitos fãs não agradou ao autor que deixou claro que a adaptação não conseguiu extrair a essência dos personagens, e principalmente do famoso chocolateiro Willy Wonka. Apesar das limitações da época quanto a efeitos a obra tentou trazer parte da magia da obra.

Alguns anos depois em 2005 a segunda adaptação chegou aos cinemas, mas o autor que faleceu em 1990 não conseguiu ver essa adaptação de sua obra, que na minha opinião retrata toda a magia apesar das pequenas diferenças.

E você? Já foi procurar o seu Cupom Dourado?

thumb_livro

5estrelasb

A FANTÁSTICA FÁBRICA DE CHOCOLATE

Autor: Roald Dahl

Editora: Martins Fontes

Ano de publicação: 2011

Charlie Bucket adora chocolate. Sr. Willy Wonka, o mais incrível inventor no mundo, está abrindo os portões de sua Fantástica Fábrica de Chocolate a cinco crianças sortudas. É o prêmio de uma vida! Quebra-queixos, doces mexe-mexe e um rio de delícias de chocolate derretido os aguardam. Charlie precisa apenas de um Cupom Dourado, e essas guloseimas poderão ser todas dele.

É resenhista do Resenhando Sonhos.
Estudante de Direito, 20 anos, mineira, mora em Belo Horizonte e ama o universo literário.