A Fera em Mim – Serena Valentino

A Fera em Mim da autora Serena Valentino foi publicado em 2014 e trazido ao Brasil pela Universo dos Livros no ano de 2016.

14

SOBRE O LIVRO

“Não importa qual versão da história você conhece, as perguntas que ficam são: como o príncipe se transformou na famosa Fera? Como ele conseguiu conquistar o frágil e inocente coração de uma das personagens mais amadas de todos os tempos? Pode o amor transformar alguém tão profundamente? A verdade é que as coisas nem sempre são como parecem.”

A Fera em mim conta uma história que já conhecemos, a história de como a Bela e Fera tiveram um final feliz. No entanto, de um ponto de vista diferente, sob a visão da terrível Fera. Vamos começar pelo final…

A Fera em seu majestoso jardim se pergunta se seria capaz de um sacrifício tão grande, se seria capaz de amar antes que a rosa encantada perdesse sua última pétala. Perdido em meio a seus pensamentos se deu conta de que somente depois de ter sido enfeitiçado percebera o quanto tudo o que teve um dia era valioso. Seus fiéis empregados, onde estariam? A beleza de seu castelo e seu precioso jardim, agora cercados de estátuas gigantescas assustadoras que pareciam lhe observar, há muito estava perdida.

Mas não era a hora de pensar nisso, era hora de se concentrar em conquistar o amor da linda donzela que agora era sua prisioneira, Bela. Seria ela capaz de amar… Um monstro?

O único rastro do que ele fora um dia estava em seus olhos, olhos de uma alma esquecida e presa em seu interior que gritava por humanidade. Fora estes, seus demais aspectos foram transformados na pior criatura com a qual pudera sonhar. Seus joelhos se curvaram, sua visão começou a se perder. Até ele se encontrar envolvido em uma imagem, a imagem de como era antes de se tornar A Fera.

E assim, voltamos ao começo, onde tudo começou antes de ele se tornar aquele terrível monstro que assusta criancinhas em seus sonhos, até ele se tornar sua realidade eterna, a menos que conseguisse conquistar Bela.


MINHA OPINIÃO

Conhecer uma história antiga porém de um jeito novo é algo fascinante. É como conhecer um lado da história com o qual antes não tivemos um contato estreito.  Apesar de a autora ter se baseado na adaptação animada da Disney, realizou mudanças peculiares, mas pequenas, e que tornaram a narrativa interessante e convidativa.

O primeiro ponto, com certeza, seria a análise da história pelo ponto de vista da Fera, o quão angustiado é nosso príncipe, preso em um corpo que definitivamente não era o seu. Até que ponto ele consegue sustentar a raiva que tinha das bruxas que o transformaram naquela terrível Fera, ou até que ponto ele seria o culpado pelo que aconteceu.

“Seu castelo e suas terras também serão amaldiçoados, então, a todos dentro delas serão obrigados a compartilhar seu fardo. Nada de pavor rodeará você, desde de olhar no espelho até se sentar em seu amado jardim.”

fr_15_size880

Falando das bruxas, seria impossível descrever o quanto LucindaRuby e Martha trazem humor à narrativa. Nunca antes em uma versão do clássico “A Bela e a Fera” algo foi criado para ser tão divertido. Imaginá-las: baixinhas, gralhas faladeiras e senhoras de idade não tão avançada, torna tudo muito mais divertido.

O que levou à transformação da Fera no monstro que conhecemos é tratado, de forma leve, no entanto em um aspecto delicado a cada mulher, fazendo com que aceitemos de braços abertos a perspectiva da história e que assim o livro seja agregado a história do clássico.

No começo confesso que fiquei um pouco irritada com as diferenças, mas logo depois me dei conta de que ela não foi criada para ser um reconto, mas sim para nos dar um pedacinho novo e complementar, um olhar diferente. E no final das contas acabei ficando feliz e convencida de que essa nova história é parte real do clássico, o que seria uma ideia e tanto. Então, para aqueles que gostam das fábulas e conto de fadas, A Fera em Mim vem para complementar ainda mais essa bela história que já conhecemos.

4estrelas

19

Um príncipe amaldiçoado se isola em seu castelo. Poucos o viram, mas aqueles que conseguiram tal proeza afirmam que seus pelos são exagerados e suas garras são afiadas – como as de uma fera! No entanto, o que levou esse príncipe, que já foi encantador e amado por seu povo, a se tornar um monstro tão retraído e amargo? Será que ele conseguirá encontrar o amor verdadeiro e pôr um fim à maldição que lhe foi lançada? Em A fera em mim, conheça a história por trás de um dos mais cativantes e populares contos Disney de todos os tempos- A Bela e a Fera!


Vamos conferir:

Ao final da leitura, fiquei com uma imensa saudade da animação da Disney, e me perguntei em como eu a interpretaria após realizar a leitura de “A Fera em mim”. Quão atenta eu seria aos detalhes e como seria diferente a experiência. Vamos rever?

Vem novidade por aí:

Além de deixar um gostinho de quero mais na imaginação dos fãs do clássico “A Bela e a Fera”, o livro “A fera em mim” veio em boa hora, já que no dia 23 de maio deste ano a Disney divulgou o teaser trailer da versão live-action do clássico estrelada por Emma Watson. Ao que parece, os atores escolhidos a dedo e a riqueza de detalhes, além de um maravilhoso cenário tem tudo para nos aproximar da experiência trazida anos atrás pela lindíssima animação também produzida pela Disney. A trilha sonora inicial já é conhecida desde a animação, esperamos que todo o resto seja igualmente maravilhoso. Segurem o coração e comecem a matar a saudade, o filme chega aos cinemas em março de 2017. Enquanto isso, vamos dar um espiada no que vem por aí:

 

É resenhista do Resenhando Sonhos.
Estudante de Direito, 20 anos, mineira, mora em Belo Horizonte e ama o universo literário.