Foi ao ar o que provavelmente tenha sido o mais polêmico episódio de GOT até então. Chegamos a tão esperada conquista de Daenerys Targaryen.

O episódio fecha o arco de alguns personagens extremamente importantes, como o Cão, Montanha, Jaime e Cersei. Algo pelo qual esperávamos há muito tempo. E que acabou decepcionando a maioria dos fãs.

Jaime chega a Porto Real e é preso pelo exército de Dany, porém Tyrion o liberta. O que, na minha opinião, foi um dos únicos pontos “bons/certos” do episódio, Jaime o soltou uma vez, impedindo sua morte, era justo que a ocasião se repetisse. E assim ele corre para a Fortaleza Vermelha, atrás de Cersei.

A batalha entre o Cão e o Montanha realmente foi muito boa! Acho que era o único final que faria sentido, um matar o outro, a despedida entre Arya e seu amigo também é bem tocante.

Uma coisa que me incomodou em tudo isso, foi que Sandor Clegane teve uma morte mais “heroica” e decente do que Jaime Lannister. Sendo que Sandor passou a maior parte de sua vida como um vilão, não era um personagem de tanta importância e sequer teve um arco tão bem construído ou uma redenção tão demorada e bem feita. Tudo o que foi feito pelo Jaime simplesmente foi jogado pela janela nesse episódio, nem mesmo foi feito de forma a fazer sentido.

Depois de tantos erros e enredos óbvios dessa temporada e da última parece que os produtores simplesmente lembraram que Game of Thrones é uma série surpreendente e fizeram um final qualquer que os fãs não teriam adivinhado, mas que também não faz sentido.

A série nunca deu pistas de que a redenção de Jaime não era verdadeira, pelo contrário, ficou muito claro que Cersei era abusiva e manipuladora com ele, no instante em que se afastou da personagem ele se tornou quem realmente era, apenas para morrer ao lado dela, de uma maneira idiota.

Cersei que sempre foi uma personagem INCRÍVEL e uma mulher forte e valente, morre chorando (de forma que não condiz com seu personagem) e nem mesmo tem uma morte digna.

O protagonismo que a série clamava não existir, fica bem claro que pertence a Arya, já que não importa o que aconteça ela fica viva de qualquer jeito e se preocupar com a personagem já se tornou inútil.

Daenerys Targaryen se concretiza como a Rainha Louca, queimando Porto Real e seus inocentes habitantes mesmo após a rendição.

Poderia ter sido um enredo legal, se tivesse sido construído ao longo da série e não em duas temporadas como um final decidido às pressas.

Após tudo que Dany passou, é compreensível que ela não estivesse exatamente sã, mas a rainha que conhecemos durante seis temporadas jamais teria queimado crianças inocentes, fosse por qualquer motivo. Todos que ela amava e considerava sua família foram arrancados dela. E o único que havia restado a traiu.

Na minha opinião a mensagem que os produtores passam com isso é péssima. Por exemplo (spoiler de Vingadores a seguir) em Vingadores: Ultimato, quando Thor pega o Miljonir outra vez e fica feliz por ainda ser digno, mostrando que ter depressão ou estar de luto não faz alguém menos digno. Já em got, dá ao entender que sua depressão e luto te deixam louco(a) e você não tem mais direito àquilo que batalhou por tanto tempo.

Para mim, foi um dos maiores erros que uma série já cometeu. Nem mesmo é um final surpreendente. É um final que 90% dos fãs teorizavam que poderia acontecer.

É uma pena ver uma série com potencial para ter sido a maior já feita se afundar de maneira tão drástica em sua última temporada.

Espero que o último episódio vá se redimir de algum jeito. Mas minhas esperanças estão bem baixas.

O último episódio da série vai ao ar em 19 de Maio.

Relacionados

Destaques

Insta
gram

[jr_instagram id='3']

Parceiros