A Garota Dele é um spin off de Amor em Jogo, da autora Simone Elkeles. A publicação é de 2016 pela Globo Alt.

Sobre o Livro

A Garota Dele conta a história de três personagens secundários que apareceram bastante em Amor em Jogo: Trey, Monika e Victor. Trey é um jogador de futebol americano talentosíssimo. Admirado por todos da pequena cidade onde vive, é aquele típico jovem exemplo: quer ser o orador da turma, é destaque no time em que joga, mantém notas altíssimas e tem grandes chances de ganhar  bolsa em diversas universidades bem conceituadas do país. Namora uma das meninas mais lindas da cidade e é o melhor amigo de Victor Salazar. Mas manter esse nível de perfeição cobra um preço alto. Qual será?

Monika e Trey namoram há bastante tempo, e aos olhos de todos aparentam ter aquele tipo de relacionamento que tem de tudo para em pouco tempo se transformar em um casamento longo e feliz. Ela é uma jovem líder de torcida, aparentemente frágil e meiga, que esconde de todos uma condição que tem grande impacto em sua vida. De uns tempos para cá vem percebendo que seu namoro já não está tão intenso quanto antes, e diversas situações prometem virar sua vida de ponta cabeça, inclusive uma aproximação maior de seu amigo, Victor Salazar.

“Isso não pode estar acontecendo. Esfrego meus olhos, rezando para que tudo seja um pesadelo e que eu acorde. Ou que seja uma brincadeira que todos estejam fazendo comigo. Mas não é uma brincadeira. E eu não estou dormindo.”

Victor Salazar é um garoto problema. Aquele típico bad boy esquentadinho, que parte para a briga sempre que acha necessário. Vai mal na escola, não tem grandes chances de ingressar em uma boa faculdade, mantém um relacionamento distante e problemático com o pai, que não perde a chance de maltratar e humilhar o filho sempre que pode. Mas esse lado durão de Victor não é capaz de esconder seu talento em campo, assim como não se sobrepõe ao coração enorme e sua lealdade com os amigos. É justamente por essa lealdade que ele guarda para si todo o amor que sente por Monika, a namorada de seu melhor amigo.

Algumas atitudes desses três jovens convergem para um resultado que promete mudar de maneira muito significativa a vida de todos. Para sempre.


Minha Opinião

Comecei a leitura cheia de expectativas. Simone Elkeles escreve de maneira fluida e envolvente, então eu esperava ler algo fofo, divertido, um romancezinho daquele tipo capaz de nos fazer suspirar, porém não foi bem isso que aconteceu. A Garota Dele a princípio conta a história de Trey, Monika e Victor. Alternando a narrativa entre o ponto de vista de Monika e Victor, o livro conta uma história que fala sobre temas difíceis de lidar, independente de em qual momento da vida eles surjam.

Monika é uma boa garota. Superprotegida pelos pais, precisa lidar com uma condição que lhe causa bastante sofrimento, e um sofrimento solitário, pois mantém tudo em segredo. Durante a leitura a gente percebe que a protagonista vai sentindo necessidade de sair desse estereótipo de menina frágil e incapaz, e é interessante vê-la se fortalecer cada vez mais até ser capaz de lidar com questões que a princípio lhe causam tanto sofrimento. Mas isso demora para acontecer e esse é um dos pontos fracos do livro.

“Sempre dou um jeito. Trey usa suas palavras. Eu uso meus punhos.”

Trey é aquele tipo de personagem que a gente gosta logo de cara. Pelo menos essa foi a impressão que tive ao ler o primeiro livro desta série, livro no qual ele nos foi apresentado de maneira muito positiva. Aqui as coisas mudam de formato. O personagem demonstra uma ganância absurda para alcançar seus objetivos, o que acaba por destruir tudo aquilo que sentimos de bom por ele. Confesso que me surpreendi com essa virada no jogo, não esperava que a autora preparasse uma inversão de papeis tão gritante para esse personagem. E é justamente essa grande mudança que traz o foco da história para seu melhor amigo, Victor Salazar, o bad boy inveterado.

Aqui Victor vai na contramão de Trey, pois aos poucos cativa o leitor com um lado seu que poucos conhecem. Ele se mostra forte, sensível, protetor e leal. Aquele tipo de alma incompreendida que com o passar das páginas vai dando ao leitor subsídios para entender os motivos que o levam a se comportar da maneira que faz. Abandonado pela mãe e maltratado pelo pai, Victor se acha burro e incapaz de almejar uma vida de sucesso e felicidade. Apaixonado por Monika, a princípio vive o dilema de amar a namorada do melhor amigo, mas depois é consumido por uma dor imensa carregada de culpa, que leva o personagem numa espiral de autodestruição. Outro ponto que não gostei no livro e que durou tempo demais.

“A única garota que eu quero é a única que não posso ter. A garota dele.”

A Garota Dele é um livro dramático com carinha de Young Adult. Claro, as características do gênero são mantidas, então os conflitos típicos dessa idade estão presentes do início ao fim. Mas para que a relação entre Victor e Monika de fato se desenvolva, a autora optou por transformar a história de uma maneira que não me agradou totalmente. Aqui o foco não é o romance dos dois, mas uma jornada de auto conhecimento e perdão para os outros e para si mesmo. O livro mantém em destaque questões que surgem nessa fase da vida e fala sobre a importância de lidar com as coisas que a vida impõe, da melhor maneira possível. Fala sobre o poder do amor e da amizade, mas fala também sobre o tipo de amor mais importante que pode existir, aquele que a pessoa sente por ela mesma.

Para mim, a princípio, o livro tinha tudo para ser uma leitura gostosa e fácil, principalmente porque tudo começa de maneira muito tranquila e mostrando personagens sobre os quais eu queria muito saber um pouco mais. Porém acabou se mostrando o contrário. A sensação que tive foi que tudo demorou demais para acontecer, o romance, como disse, não é o foco aqui e sim os dramas vividos pelos personagens. O livro acaba logo que as coisas estão começando a ficar menos sofridas, e isso deixou uma sensação de que faltou algo, de que os protagonistas mereciam mais. Um epílogo talvez, e não um final abrupto como foi.

Esse é um livro triste, extremo, e por isso pode não agradar aos leitores que buscam algo mais fofinho e tranquilo para ler. Agora, se o objetivo é embarcar em uma história com uma carga dramática maior e sem expectativas de saborear um pouco mais o romance entre os personagens, este pode ser um livro a se levar em consideração.

A GAROTA DELE

Autor: Simone Elkeles

Editora: Globo Alt

Ano de publicação: 2016

Vic Salazar é conhecido por quebrar todas as regras. Ele não se importa com as normas sociais e vive causando problemas. Existe apenas um princípio que ele não é capaz de infringir: mesmo que esteja apaixonado por
Monika Fox há anos, ele sufoca esse sentimento porque ela é a namorada do seu melhor amigo, Trey. Mas quando uma desgraça acontece, Vic e Monika serão obrigados a romper a distância que mantêm um do outro e será cada vez mais difícil esconder a conexão que existe entre eles. Tentar fazer a coisa certa nem sempre é fácil, ainda mais quando tantos segredos estão sendo escondidos.

Relacionados

Destaques

Insta
gram

[jr_instagram id='3']

Parceiros