Herdeira do Fogo – Sarah J. Maas

Herdeira do Fogo é o terceiro livro da saga Trono de Vidro, da autora Sarah J. Maas, que está sendo publicado aqui no Brasil pela Galera Record.

*Essa resenha contém spoilers dos livros 1 e 2 :)

Sobre o livro

Nesse livro vamos ter nossa assassina Celaena indo em direção a Terrasen para cumprir sua promessa a Nehemia e tomar controle de sua mágica e finalmente assumir sua verdadeira identidade como Aelin Galanthynius. Porém Sardothien não está levando as coisas do melhor jeito e vamos começar o livro com elas em fragalhos, sobrevivendo na pobreza dos becos da cidade. Até que após uma briga em um beco ela se vê cara a cara com um poderoso feérico, Rowan, que vai guiá-la até Maeve, a Rainha desse povo.

herd02

Porém a jornada de Celaena não será assim tão fácil e ao encontrar a poderosa Rainha ela barra o caminho da assassina e lhe avisa que só deixará que ela siga em frente para Terrasen quando ela tomar controle sobre seus poderes e para isso, ela deixa Rowan pra trás, para treinar Sardothien.

Enquanto isso em Forte da Fenda vamos ter Dorian tentando lidar com seus poderes e o afastamento de Chaol, que agora não sabe quem ajudar, já que seu dever é com Adarlan e o poder de Dorian e a verdadeira identidade de Celaena podem ir contra seu dever.

Também em Forte da Fenda vamos ser introduzido ao Lobo do Norte, Aedion, primo de Celaena e que trabalha para o Rei de Adarlan desde a queda de Terrasen. Porém sua lealdade será questionada quando o conhecermos melhor e principalmente depois que ele descobrir que Aelin está viva.

Mas o Rei de Adarlan tem muitos truques na manga e reuniu um enorme Clã de Bruxas nas montanhas e está treinando seres mágicos e perigosos, com a ajuda delas, com o propósito de destruir e dominar mais reinos e espalhar sua maldade.


Capa e edição

Eu sempre digo que gosto mais das capas do exterior porque o fundo delas é sempre escuro e aqui no Brasil temos o fundo branco trabalhado. Porém das ilustrações já apresentadas nas capas essa é a que eu mais gosto por enquanto. Com relação a edição, a Galera Record deixou um pouco a desejar na revisão do texto, pois há várias separações de sílabas onde o hífen foi completamente esquecido e com isso se repetindo, salta aos olhos do leitor.

Esse é o maior livro até o momento e parece que o cálculo da lombada também foi errado, pois a cor da parte traseira invade a lateral do livro. Para um exemplar que está custando R$ 42,00 nas livrarias faltou um pouquinho mais de cuidado. Fora isso a edição trás a mesma fonte e diagramação já exibida nos outros livros já publicados.

20150927_152427

20150927_152443


Minha opinião

Quando algumas resenhas desse livro saíram aqui no Brasil, de leitores que leram a edição em inglês eu fiquei preocupada que a coisa ia começar a ir por água baixo, porém do meu ponto de vista, esse é o melhor livro da saga até o momento.

herd01

O ponto negativo apontado pelos leitores foi a inserção de mais dois personagens masculinos que davam a entender que formariam novos pares com a protagonista, e com a passagem romântica dela com Dorian e Chaol nos primeiro livros, ficaria manjado demais. Porém eu não vi isso como um problema, aliás vi somente portas se abrindo para uma expansão cada vez maior da complexidade da história.

Rowan é um personagem super cativante e importante para o crescimento da protagonista e sim, eles tem uma conexão, mas nesse livro nada romântico foi explorado e eu acho que a presença dele foi importante para servir como uma âncora para Cealena, depois de ter deixado Chaol pra trás. Já Aedion foi uma interessante surpresa. Primeiro eu pensei: que cara fdp. Depois mudei de ideia. É importante que uma referência da infância de Aelin esteja ainda presente, pois vai conectar ela ainda mais com o seu dever com os feéricos e com sua família, já que Aedion é agora, provavelmente seu único “parente” vivo, com excessão de Maeve.

20150927_152348

Como comentei no vídeo estou explorando duas opções agora: Celaena e Rowan ou Celaena e Dorian, por uma unificação dos povos. Mas não vejo mais ela e Chaol seguindo em frente e muito menos Aedion entrando no jogo. E eu era super team Chaol :(

Vamos ter uma outra ramificação aqui com a introdução das bruxas do Clã Dentes de Ferro, onde uma representante tinha sido introduzida brevemente no segundo livro. Esses pra mim foram os capítulos mais chatos, mas super compreendo a presença e importância deles dentro da história e estou muito ansiosa pra que Manon e Celaena se encontrem em algum momento no próximo livro.

Se você está lendo Trono de Vidro, se joga nesse livro que tá ótimo e o desenvolvimento da história está tomando rumos que faz todo o sentido a trilogia ter se extendido para uma saga, pois vejo muita história pela frente e espero que Maas consiga manter a qualidade nos próximos livros.

TRONO DE VIDRO: HERDEIRA DO FOGO

Autor: Sarah /j. Maas

Editora: Galera Record

Ano de publicação: 2015

A história de Celaena Sardothien, uma assassina a serviço de um rei tirânico, é uma fantasia épica repleta de ação, intriga e cenas de luta inesquecíveis. No terceiro livro da saga, Celaena ressurge das cinzas ainda mais forte e letal. E parte em uma jornada em busca de uma obscura verdade: uma informação sobre sua herança e seus antepassados que pode mudar sua vida e o futuro de dois reinos para sempre. Enquanto isso, forças sinistras começam a despontar no horizonte e têm planos malignos para dominar o seu mundo.
Agora, depende de Celaena encontrar coragem para enfrentar tais perigos, além de seus próprios demônios, e fazer a escolha mais difícil da sua vida.

É a criadora e autora do Resenhando Sonhos.
Gaúcha do interior do Rio Grande do Sul, hoje mora na capital Porto Alegre e quer conhecer o mundo.
Publicitária por formação, sonhadora por opção. É mal humorada e chata.

  • Desbravadores de Livros

    Olá, Tamirez.

    Ainda não comecei a ler a série, mas tenho muito interesse. Toda a saga parece ser muito boa.

    Quanto aos problemas de revisão, detesto quando isso acontece. Eu fico com os erros na cabeça e acabo não aproveitando o livro. Contudo, ainda assim, acredito que eu vá gostar da obra.

    Ótima resenha.

    http://desbravadoresdelivros.blogspot.com.br – Participe do nosso top comentarista de outubro. Serão seis livros para três vencedores.

    • Tenho certeza que vai gostar de Trono de Vidro. E os erros são uma pena, porque é uma série muito legal e provavelmente foi pura falta de atenção na hora de revisar, mas que no fim, acaba por prejudicar a leitura :(

      Beeijo

  • Que ilustração de capa, hein?
    Linda!

    bjs
    http://www.manipineiro.com

    • São todas bonitas, mas essa por enquanto é minha preferida :D
      Beeijo