Incrível, Fantástico, Inacreditável – Stan Lee

Incrível, Fantástico, Inacreditável é uma HQ onde vemos Stan Lee contando sobre sua jornada, com a co autoria de Peter David e Colleen Doran. O lançamento é de 2016 e inaugura o selo Geektopia da Novo Século.

Eu não costumo ler HQs e o hábito está surgindo aos poucos, conforme as oportunidades se apresentam. Essa edição é capa dura e está impecável, com um trabalho exemplar da editora em apresentar um produto final na altura do nome que estampa a capa. É impossível que você não saiba quem é Stan Lee se vive nos dias atuais e está ligado com o que acontece ao redor.

Ele é o criador dos maiores nomes em super-heróis da Marvel e responsável por dar a cara que conhecemos hoje aqueles mais antigos, que o precederam, como o Capitão América. Começando de baixo, passou um período no exército, escrevendo anúncios, criando campanhas e servindo ao seu país como achou que devia.

20161016_193829

Quando voltou ao cenário editorial, viu o mercado passando por diversas modificações. A empresa mudou de nome e de donos mais de uma vez e, por mais que tivesse o dom das boas ideias e de fazer com que elas desse lucro, nem sempre foi valorizado ou apreciado por aqueles que o chefiavam. Foi somente muito depois que ele teve liberdade criativa para conduzir ele próprio um departamento e dar vida a toda a sua imaginação.

Stan Lee é o responsável por repaginar o Capitão América, criar o Hulk, Homem Aranha, Thor, Homem Formiga, o nosso queridinho Homem de Ferro, Doutor Estranho e a trupe dos X-mens. Cada um deles surgiu para um propósito e alguns deles, como o Homem Aranha, nem tinham a esperança de se tornarem algo permanente. Seu editor não acreditava no personagem e deu permissão que ele aparecesse somente na última edição de um título que estava sendo encerrado. A história vendeu tanto e as pessoas curtiram tanto o personagem que ele hoje tem o sucesso que tem e todo o espaço.

Como nesse caso, Lee teve que lutar por ver várias de suas ideias ganharem as bancas e viveu os altos e baixos do mercado. Teve momentos em que as HQs foram deixadas de lado e ele precisou se ocupar com outras coisas ou quando a Liga da Justiça ganhou forma, fez sucesso e a ele foi pedido que desenvolvesse algo semelhante, um concorrente.

20161016_193942

20161016_193930

É incrível pensar que grande parte dos super heróis que vemos hoje nos cinemas e que alguns cresceram lendo nas revistinhas, podem ter saído da cabeça desse homem. É óbvio que a muito tempo ele não é mais quem está por trás das linhas de criação, muito antes já havia se dedicado a escrever livros e até mudou com sua família para outra cidade para se afastar do trabalho.

Ele era filho de um romeno com uma americana, tinha um irmão mais novo e cresceu sob a influência de nomes conhecidos como Mark Twain, Julio Verne, Arthur Conan Doyle, Victor Hugo e Charles Dickens. Sempre que podia estava lendo um livro e descobriu muito cedo que poderia desbravar o mundo e conhecer tudo através deles. Foi um underdog na escola, sofreu o bullying por ter pulado algumas turmas e ser o mais novo entre garotos mais velhos.

20161016_193915

20161016_194001

Cresceu na pobreza e aprendeu a dar valor aquilo que lhe era importante. Trabalhou desde cedo e descobriu na escrita e na criação algo que lhe dava prazer e buscou no seu dom encantar as pessoas. Lutou contra as regras estabelecidas na época por quem regulava os quadrinhos, viu suas ideias impressas e engavetadas. Viveu a empolgação e o fascínio de ter boas ideias e a dificuldade de por vezes fazer os outros acreditarem nelas. Casou-se, teve filhos e, anos depois, se tornou uma pessoa importante e relevante, sendo procurado por várias celebridades e pessoas de renome.

“Fiquei comovido em descobrir que, numa vida de inventar histórias sobre super-heróis, você pode mesmo se conectar às pessoas.”

Através das páginas é possível ver sua alegria e a forma leve como conduzia a vida, apesar dos muitos problemas pelos quais passou. Anos de trabalho, a guerra, as muitas mudanças editoriais, a perda de uma filha. E, se teve algo com que Stan se preocupou foi com os fãs. Ele queria estar em contato, trocar informações e lutou muito para que eles tivessem um canal de bate papo dentro da Marvel. Algumas ideias deram certo por um tempo, outras não, mas era sua perseverança e empolgação que certamente movia a todos.

Eu não conhecia sua história e foi algo mágico encontrá-las nessas páginas ilustradas. Ele caminha sobre o tempo, vai e volta e nos conta o que acha importante e relevante na composição de quem ele foi e se tornou. É muito esclarecedor pra todo fã ou para aqueles que apenas tem curiosidade. Como já mencionei a edição está linda e vale muito a pena ter na estante se você curte quadrinhos e todo esse universo.

Stan Lee se tornou uma lenda por trás de personagem com poderes e responsabilidades enormes, que cativaram e seguem fazendo o seu papel na atualidade e por muitos anos que virão, com os filmes e franquias que ainda estão pra sair. Para os Geeks não há era melhor pra se viver do que essa, com uma enxurrada de opções, adaptações e reboots. Portanto, mais do que nunca, vale a pena conhecer um pouco mais sobre um dos grandes responsáveis por tudo isso, um mestre dos quadrinhos, o nome por trás da Marvel, o homem por trás dos heróis.

thumb_livro

4estrelasb

INCRÍVEL, FANTÁSTICO, INACREDITÁVEL

Autor: Stan Lee

Editora: Geektopia

Ano de publicação: 2016

Nesta obra singular e ricamente ilustrada, Lee narra a extraordinária história de sua vida com a mesma energia e inimitável espírito excêntrico que sempre apresentou no mundo dos quadrinhos. Esta biografia visual relembra os principais momentos do artista, da infância conturbada na cidade de Nova York à sua ascensão como principal escritor e editor-chefe da Marvel Comics durante seu período áureo, nas décadas de 1960 e 1970; da parceria com os grandes Joe Simon, Jack Kirby e Steve Ditko à sua mais recente aparição em Vingadores: Era de Ultron. O livro “Incrível, fantástico, inacreditável” perscruta com vivacidade todos os aspectos da carreira notável e ímpar de Stan Lee, um dos maiores artistas do nosso tempo.

É a criadora e autora do Resenhando Sonhos.
Gaúcha do interior do Rio Grande do Sul, hoje mora na capital Porto Alegre e quer conhecer o mundo.
Publicitária por formação, sonhadora por opção. É mal humorada e chata.