Invasão Zumbi (2016) | Crítica

posterbr_invasaozumbi2
Invasão Zumbi é um filme sul coreano sobre um surto que desencadeia o caos em algumas cidades da região. A direção é de Sang-Ho Yeon e esse parece ser o primeiro longa do diretor.

Na história, temos um investidor que está separado da mulher e que possui a guarda da filha em um conflito o tempo todo sobre o que dar mais importância. Voltado sempre para os negócios ele negligencia a menina, que tudo o que quer é ir ao encontro da mãe. No aniversário da garota, depois de ela muito insistir, ele concorda em levá-la até Busan, cidade onde sua ex-mulher mora, para que sua filha possa ficar feliz.

Quando eles estão saindo da cidade algo acontece e algumas pessoas começam a se transformar. Uma delas embarca com eles no trem e em apenas alguns minutos o caos está estabelecido, já que a transformação não demora a acontecer. E, estamos falando de zumbis ao estilo Guerra Mundial Z aqui, rápidos, que correm muito, mas que claro também possuem seus pontos fracos.

invasa%cc%83o-zumbi-trailer-dublado

Além de trabalhar o tema da epidemia, o filme é muito mais voltado a como o ser humano reage a isso. O protagonista tem a filha para proteger, mas também precisa aprender a prezar pelo bem de outras pessoas, já que isso é algo intrínseco ainda na menina e que exige dele uma mudança. A forma como algumas pessoas passam a pensar somente em si e estão dispostas a sacrificar outros para sobreviver, ou como cada um lida emocionalmente com o que está acontecendo protagonizam o filme tanto quanto os zumbis.

Porém, apesar da trama ser interessante e mais profunda do que uma simples história sobre o tema, assunto super em alta devido ao sucesso constante de The Walking Dead, não conseguir crer completamente nas atuações propostas pelos atores. O fato de não conhecer a língua a depender única e exclusivamente da legenda é um fator determinante pra mim, principalmente aliado a situação de que não acho os asiáticos com muita expressão, o que dificulta captar direito o que os personagens estão sentindo ou querendo passar ao espectador naquele momento.

Fora isso, o filme é cheio de momentos de tensão e possui também algumas cenas cômicas. A trilha sonora é uma das maiores aliadas e ajuda muito a dar o tom das cenas, mesmo que exagere em alguns momentos. Há alguns personagens bem irritantes na trama devido a alguns atos. O cara que fica tirando sarro e o inescrupuloso capaz de matar a todos para se salvar são ao mesmo tempo necessários, mas não muito críveis em suas atuações.

O começo é um pouco enrolado, mas depois a história toma corpo e é fácil se envolver e torcer pela garotinha. E, ao contrário do que normalmente vemos, com a epidemia se espalhando rapidamente pelo mundo todo, aqui o filme dá a entender que ela ainda está restrita e que é possível sim que o mal seja erradicado. O fim é um misto de tristeza e recomeço, apesar de não ser necessariamente surpreendente.

Invasão Zumbi dá uma cara diferente as tramas de zumbis que conhecemos com uma competência bem trabalhada, mas não é um filme sem falhas. Portanto, vai também da identificação do espectador com o tema e da tentativa de estabelecer uma conexão com os personagens.

thumb_livro

4estrelasb

INVASÃO ZUMBI

Diretor: Sang-Ho Yeon

Elenco: Gong Yoo, Yumi Jung, Dong-seok Ma e mais

Ano de lançamento: 2016

Em um trem de alta velocidade com destino à cidade de Busan, um vírus que transforma as pessoas em zumbis, se espalha. A cidade conseguiu com sucesso se defender da epidemia, mas agora eles devem lutar pelas suas sobrevivências.

É a criadora e autora do Resenhando Sonhos.
Gaúcha do interior do Rio Grande do Sul, hoje mora na capital Porto Alegre e quer conhecer o mundo.
Publicitária por formação, sonhadora por opção. É mal humorada e chata.

  • Gabriela Souza

    Eu não sei muito bem o que esperar desse filme, já que parece que tudo o que envolve zumbi já mostrou o que tinha que mostrar. E o fato de ser uma língua totalmente diferente também é um pouco ruim. Mas acho que vale a pena olhar o filme para ver como ele se desenrola. Adorei a parte do trailer em que eles estão indo ate o acampamento militar e todos já estão transformados. Isso deu bastante “emoção” ao filme. Beijos

  • Marta Izabel

    Oi, Tamirez!!
    Adorei o trailer desse filme!! Sempre gostei de filmes de zumbis, alienígenas e qualquer coisa que acontece na terra que pode causar destruição ou uma grande epidemia! Sem dúvida alguma vou assistir esse filme!!
    Bejoss

  • cristiane dornelas

    Achei o trailer dele muito bom quando vi e parece que o filme é bem legal. Pega o lado emocional das pessoas, não só a coisa toda da epidemia. Mas talvez seja um tanto estranho tentar entender o que os personagens sentem heim? Falta de expressão complica, mas aí só vendo mesmo pra saber o que acho disso.
    Pra quem curte TWD e o filme de Guerra Mundial Z ele é uma boa dica.

  • Bruna Prata

    Nunca fui fã de filmes coreanos e muito menos de zumbis. Acho que por gosto pessoal, nunca optaria ter a possibilidade de ver esse filme, mas fiquei intrigada sobre essa profundidade que o filme apresenta.

  • Naiara Fidelis

    Assisti o filme recentemente e confesso que não achei ele muito bom. Concordo que tem partes no filme que a atuação não foi das melhoras, fora que achei aquele final desnecessário.

  • Gosto bastante de séries coreanas e já me acostumei com o idioma apesar de não entender nada. Como já disse antes não costumo assistir filmes com frequência, e apesar de gostar do tema abordado no filme não sei se de fato ele tenha me interessado. Talvez um dia eu o assista…
    Uma coisa que eu acho que é fácil encontrar em filmes e séries coreanas é personagens irritantes, então se você pretender assistir outra coisa do país, tenha isso em mente hehe