Matilda – Roald Dahl

Matilda é um clássico infantil escrito por Roald Dahl em 1988 e ilustrado por Quentin Blake. Foi trazido ao Brasil 1991 pela editora Martins Fontes com a tradução de Cecília Camargo Bartalotti.

SOBRE O LIVRO

No início de 2015 fiz a releitura de Matilda pela segunda vez e pude descobrir que a cada nova leitura fico mais encantada pela escrita do autor e mais arrebatada pela história. Sendo um enredo descrito em um único volume e adaptada para os cinemas, Matilda conta a história de uma pequena garotinha de 3 anos aparentemente igual a qualquer outra criança de qualquer lugar do mundo, a não ser pelo fato de que passava horas na biblioteca pública da cidade, devorando livros dos mais variados conteúdos. No entanto, ao longo da narrativa descobrimos que talvez ela não seja uma criança tão comum assim.

Uma vez que somos apresentados a nossa pequena protagonista, também somos convidados a viver junto com ela toda a sua história e convivência com os demais personagens, sendo alguns desses donos da nossa maior admiração ou repugna. Durante o desenrolar da narrativa acabamos fazendo descobertas a respeito de Matilda, como por exemplo o fato de que seus pais são deslumbrados e despreparados seres, que não se importam com a filha, e são incapazes de admirá-la por maiores que sejam suas façanhas e descobertas, ou como a nossa adorada professora Honey é uma criatura adorável que vai apoiar Matilda ao longo de sua grande aventura. Cansada e magoada Matilda acaba fazendo uma grande descoberta que muda por completo sua vida e a emerge em um mundo muito mais mágico do que ela poderia sonhar.


CAPA E EDIÇÃO

Tendo um pequeno volume de páginas o livro é escrito em uma fonte grande e descrito em uma linguagem simples e bastante fluida. Composto por páginas brancas e ilustrações em preto e branco dá a ideia da simplicidade do mundo de uma criança, muito bem construída pela editora Martins Fontes. As ilustrações são dispersas por todo o livro de forma a melhor expressar as situações vividas pelos personagens.

12270450_963526683714885_689989987_n


MINHA OPINIÃO

Apesar de ser um livro destinado ao público infantil, traz uma narrativa interessante a todo e qualquer público, e a cada leitura e novo entendimento de seu conteúdo é possível tirar uma pequena reflexão sobre a história.

Sendo uma grande admiradora de contos infantis me senti encantada a cada página e  ilustração, e fui arremessada para dentro do coração de Matilda, vivendo e aprendendo com ela em todas as aventuras.

Sendo uma leitura fácil e bem rápida, é uma ótima opção para todos aqueles que queiram embarcar em uma jornada cheia de imaginação de surpresas. Na minha opinião o livro é bastante detalhado quanto aos fatos importantes, mas ao mesmo tempo descarta partes inclusas no filme que nos dão uma ideia mais composta do que são as grandes peculiaridades da personagem principal. No entanto vale ressaltar que a história continua sendo uma linda conquistadora de corações.

MATILDA

Autor: Roald Dahl

Editora: Martins Fontes

Ano de publicação: 1991

Todos os dias Matilda passava horas na biblioteca, lendo um livro atrás do outro. Mas, quanto mais ela lia e aprendia, mais aumentavam seus problemas. Os pais passavam o tempo todo vendo televisão, e achavam muito estranho a menina gostar tanto de ler. A diretora da escola achava Matilda uma fingida, pois não acreditava que uma criança tão pequena pudesse saber tantas coisas. A história de Matilda poderia ser triste. Mas Roald Dahl conta as coisas de um jeito tão absurdo e exagerado, inventa tantas travessuras e aventuras malucas, que tudo acaba ficando muito engraçado.

É resenhista do Resenhando Sonhos.
Estudante de Direito, 19 anos, mineira, mora em Belo Horizonte e ama o universo literário.
  • Raquel Cavasini

    Oi Ana, adorei sua resenha, estou louca pra ler esse livro.

    Beijokas da Quel ¬¬
    http://literaleitura2013.blogspot.com.br/

    • Ana Luiza Oliveira

      Oi Raquel, que bom que curtiu! Fico feliz em ter te dado um poquinho mais de curiosidade pelo mundo maravilhoso de Matilda.
      Boa leitura, espero que volte para me contar o que achou.
      Beeeijo

  • Rudiely Silva

    Olá, muito boa a resenha. Parabéns pelo blog!

    Você poderia me informar se essa edição do livro possui orelhas?

    Abraço, e obrigado!

  • Samanta Samy

    Quero muito ler esse livro. Nem comprei ainda e já sinto que vai entrar para a lista dos meus preferidos.