fbpx

Me Poupe! – Nathalia Arcuri

Me Poupe! é da autora Nathalia Arcuri. Ele foi lançado em 2018 pela Sextante.

Sobre o livro

Com apenas 7 anos, Nathalia já era uma poupadora. Com o desejo de ter um carro conversível, ela demonstrava grande aptidão para guardar o seu suado dinheiro. Ela já cresceu sabendo o que queria e focada em poupar cada vez mais, só depois de um tempo foi que aprendeu as melhores maneiras de investir esse dinheiro.

Após conseguir emprego em uma boa emissora e ganhar um salário que já chegava aos 5 dígitos, Nathalia passou por algumas decepções e teve a ideia de criar um blog (para nossa felicidade!) e também um canal, que surgiu em 2015, falando sobre finanças e investimentos. Foi assim que ela começou a pensar em formas de se aperfeiçoar e estudou cada vez mais sobre esse mundo tão complicado, visando uma maneira de tornar tudo mais simples e acessível para todos. Com uma linguagem fácil, mas objetiva e muito clara ela vem compartilhando o seu conhecimento com milhões de pessoas.

“Mas este livro não é sobre mim e as minhas conquistas. É sobre você, o seu dinheiro e o que vem fazendo com ele até agora.”

Hoje, ela é uma figura conhecida por seus ensinamentos e além de compartilhá-los na internet, também lançou um livro que funciona como um guia prático, contendo dez passos que ajudam a saldar as dívidas, aprender a economizar e investir. Se você, assim como quase todos os brasileiros, está preocupado com o dinheiro, prepare-se para encontrar excelentes soluções e dicas aqui. E como já diria a Nath: Ah, que festa!


Minha opinião

Já sou fã da Nath desde que conheci o seu canal há um bom tempo, e, por isso, talvez eu seja meio suspeita para falar. O canal, que possui o mesmo nome do livro, já conta com mais de um milhão de inscritos. Eu comecei assim, acompanhando os vídeos que ela postava, aplicando as dicas que ela dava e estudando para um dia também adquirir a minha independência financeira. Com 32 anos, ela acabou de juntar o seu primeiro milhão (de reais!) e ensina diversas técnicas para, como ela mesma diz, “desfuder” o Brasil.

Diferente do que você deve estar pensando, a pessoa não precisa ganhar uma quantia exorbitante para poder poupar. Mesmo quem ganha um pouco menos, pode aprender a fazer o dinheiro trabalhar para si. Até porque, quem não ganha tanto assim, já precisa saber poupar automaticamente (ou pelo menos deveria). De maneira direta, divertida, objetiva e fácil, a autora nos passa algumas técnicas, não apenas para saber poupar e onde investir, mas também em como sair do fundo do poço. Essas dicas e a forma como ela explica, nos ajudam a compreender melhor e traçar um plano rumo ao enriquecimento ou se você não é muito ambicioso, pelo menos vai aprender a como sair do fundo do poço.

Nathalia é divertidíssima e possui o dom de descomplicar, ela explica de maneira bem sucinta, coisas que parecem muito complexas. As finanças, as dívidas, as economias, as formas de ganhar dinheiro e o pânico que algumas pessoas sentem ao perceberem que algumas contas não estão fechando. Comecei mudando pequenos hábitos que aprendi a eliminar com ela, hoje em dia posso dizer que consigo economizar e viver tranquilamente. Posso não ter grandes quantias guardadas, mas não devo nada e ainda sobra um pouquinho. Isso, lá pra frente, fará muita diferença na minha busca pelo primeiro milhão.

“Como economizar no dia a dia? Como poupar dinheiro mesmo ganhando pouco? É preciso faze uma previdência privada para ter uma velhice tranquila? Quais são as melhores (e as piores)modalidade de investimento? Como poupar para o futuro sem abrir mão dos meus desejos e necessidade do presente?”

O projeto gráfico está incrível. Tudo isso, unido a forma com que a Nath descomplicada, ficou perfeito. Temos dez passos incríveis, dicas enumeradas, diálogos e uma espécie de “interatividade” com o leitor. A autora não apenas compartilhou o seu conhecimento, ela passou também alguns campos para serem preenchidos pelo leitor conforme ele avançava. Lugares onde ele pode preencher o quanto ganha, o quanto quer economizar, as suas metas e também lugares onde atribui notas para certas questões referentes as suas economias. Eu amo essas listas, sempre estou fazendo quando tenho dúvidas sobre alguma decisão que preciso tomar.

A forma leve com que ela explica pontos que podem parecer um monstro de sete cabeças pra gente, é espetacular. Hoje posso dizer que já consegui definir minhas metinhas, metas e metonas, que me deixaram muito mais focada, já sei que caminho tomarei para fazer meu dinheiro trabalhar pra mim, aprendi muito mais sobre tesouro direto e juro composto (o filho da Nath que eu fiquei apaixonada! Não entendeu? Leia o livro! hehe), assim como quais modalidades que realmente são de investimento, e claro, o mais importante de todos: os 4 F’s da riqueza. Mas não se engane, ela não passará a mão na sua cabeça, quando precisar, ela não exitará em expor os seus erros. Por meio de perguntinhas do tipo “você já fez isso?”, vamos compreendendo o quanto erramos com um assunto que é tão sério e que merece atenção.

“Precisamos de dinheiro. Gostamos das conquistas que o dinheiro nos traz. Trabalhamos em troca de dinheiro. Temos sonhos que se tornarão realidade quando juntarmos dinheiro. Mas escondemos esse assunto debaixo do tapete, como se ele fosse um imenso tabu.”

É claro que nem sempre será fácil poupar. Por muitas vezes teremos que abrir mão de algumas coisas, ouviremos que estamos sendo “mão de vaca” e teremos que fazer alguns sacríficos que parecerão o fim do mundo. Mas, tendo foco e lembrando das nossas metas, ficará muito mais fácil sobreviver a isso tudo. E, claro, pegando um pouco da irreverência e do bom humor contagiante da autora, fica muito mais tranquilo driblar esses problemas. Afinal, ela e a sua história são muito motivadoras.

Se você acha que esse tipo de assunto não te interessa, peço para que você reveja as suas prioridades. Dinheiro é importante, sim. Vivemos em um mundo movido por ele. Precisamos falar sobre dinheiro, precisamos parar de sentir medo dele. Não é errado querer uma vida mais confortável ou até mesmo pensar no futuro. A tendência é que tudo mude com o tempo e cada vez ficará mais difícil sobreviver financeiramente. Então, aproveite essa dica que estou te dando, você mudará o seu conceito sobre economias. De uma maneira leve, simples, mas muito sincera e divertida você aprenderá a como sair da lama e investir seu dinheiro. Te garanto que você levará uma vida mais tranquila e descomplicada após ler esse livro. Ele já entrou para os meus favoritos do ano! Nunca é tarde pra aprender a poupar.

thumb_livro

5estrelasB

ME POUPE!

Autores: Nathalia Arcuri

Editora: Sextante

Ano de publicação: 2018

Ela começou a poupar aos 8 anos, de olho no carro que teria aos 18. Com 24, comprou seu primeiro apartamento à vista e ainda bancou todas as obras de acabamento. Aos 30, pediu demissão do emprego dos sonhos e montou o próprio negócio, um canal no YouTube. Tinha 32 quando conquistou o primeiro milhão de reais – e também o primeiro milhão de inscritos. Aos 35, pretende ter pelo menos 5 milhões (bem) investidos, garantia de independência financeira, ou seja: só trabalhará se quiser, no que quiser e quanto quiser. A história da jornalista e youtuber Nathalia Arcuri é ao mesmo tempo inspiradora, divertida e instrutiva. Dona de uma inteligência financeira extraordinária, lapidada com cursos de especialização e coachings, Nathalia começou a compartilhar suas táticas para poupar e investir primeiro no blog poupecomSara, em 2014. No ano seguinte, valendo-se de sua familiaridade com as câmeras – foi repórter e apresentadora no SBT e na Rede Record –, lançou o Me Poupe! no YouTube, inaugurando o conceito de entretenimento financeiro. Neste livro, pela primeira vez, Nathalia explora as causas da dinheiro fobia, um mal identificado por ela que corrói o relacionamento das pessoas com o dinheiro. Além disso, apresenta, de maneira simples e organizada, os dez passos que a levaram ao sucesso financeiro: 1) Fale sobre o dinheiro antes de o dinheiro faltar (e ele não vai faltar). 2) Tenha objetivos claros. 3) Cuide do autoconhecimento. Só quem se conhece bem consegue definir prioridades e planejar a vida financeira. 4) Não faça desaforo para o dinheiro que você suou tanto para ganhar! 5) Me poupe, se poupe, poupe. 6) Nos juros compostos acredite. 7) Aprendizado tem que ser constante. 8) Esqueça o que te disseram sobre aposentadoria. 9) Assuma a responsabilidade e permita-se errar. 10) Agradeça e comemore todos os dias.

É colaboradora do Resenhando Sonhos.
Natural de São Sepé, atualmente morando em Santa Maria.
Formada em Gestão da TI pela URCAMP e cursando Produção Editorial na UFSM.
Apaixonada por livros, Johnny Cash e cachorros.