#medo31: Speechless (2018)

Speechless é um curta metragem dirigido por Daniel Manzano e lançado em 2018.

Esta uma história onde encontraremos o horror psicológico misturado a uma tentativa tímida de horror visual. O curta nos relata uma cena aparentemente cotidiana onde um homem aguarda o final do processo de lavagem e secagem de suas roupas em uma lavanderia quando barulhos estranhos começam a atormentá-lo e de repente, ele não está mais sozinho no local. Uma aparição sinistra, um sumiço repentino ou o poder que a mente tem de nos pregar peças são os pontos chaves do curta.

Apesar da presença de um ser estranho, este ainda é, em minha opinião, um horror psicológico já que não conta com nenhum tipo de jumpscare mas ao contrário, utiliza de elementos comuns e um local barulhento para criar o clima de tensão. Todo o desenrolar da história acontece dentro de uma lavanderia onde uma máquina ligada em meio ao silêncio já pode ser perturbadora a ponto de suscitar o personagem a ter alucinações ou atrair algo maligno.

Um dos pensamentos mais interessantes que tive ao assistir a este curta foi o de que alguns de nós possuímos medos irracionais, como o escuro ou barulhos ocos e repetitivos e à partir de então a nossa mente começa a nos pregar peças. É claro que como uma proposta de horror, nada é somente o que parece e o espectador é convidado a interpretar os acontecimentos da forma que lhe for mais conveniente, seja ela para o lado sobrenatural ou psíquico.

 

É resenhista do Resenhando Sonhos.
Estudante de Direito, 21 anos, mineira, mora em Belo Horizonte e ama o universo literário.