Mentira Perfeita – Carina Rissi

Mentira Perfeita é um spin-off de Procura-se um Marido da autora brasileira Carina Rissi, publicado aqui no Brasil em 2016 pela Verus Editora.

20160418_121645

SOBRE O LIVRO

Júlia é uma garota nerd de vinte e cinco anos, que trabalha com programação de sites na empresa de Alícia (protagonista de Procura-se um Marido, livro que deu origem a esse). E sua história começa quando ela recebe a triste notícia que sua tia Berenice passou  mal e teve que ser levada para o hospital com urgência. Ela então parte rapidamente pra lá junto com seu amigo Dênis. Ao conseguir entrar no quarto da tia, ela vê como a mesma se encontra debilitada, e se diz triste e preocupada com a situação, pois caso ela morra a sobrinha estaria sozinha nesse mundo. Preocupada com o bem-estar da tia, Julia inventa uma mentira, dizendo que ela tem um namorado e que ele está prestes a pedi-la em casamento. Depois disso, quase como se um milagre acontecesse, a tia Berenice melhora, mesmo depois de três paradas cardíacas, e agora ela está toda animada pro futuro casamento da sobrinha, e já quer ir atrás de serviços de buffet e até mesmo de um vestido de noiva perfeito.

Do outro lado dessa história, temos Marcus, um jovem rapaz bonito, alegre e mulherengo. Porém, ele sofreu um acidente de moto à três anos atrás, quando tinha dezenove anos e isso o deixou na cadeira de rodas para se recuperar de uma lesão grave, mas que ainda pode ser revertida. Ele é  irmão de Max, marido de Alicia, mas não gosta de ficar sendo um “peso” na vida do irmão e da cunhada e, por conta disso, ele decide ir morar sozinho, contrariando toda sua família, que insiste que ele fique por causa de seus cuidados especiais.

A história dessa dupla cheio de problemas se une quando Júlia vai até a empresa L&L, que é de Alícia, para resolver alguns problemas e é lá ela conhece Marcus. Ela precisa de alguém que finja ser seu noivo, para agradar a tia e ele poderia ser essa pessoa, em contra ponto, ele precisa de alguém que cuide dele, para família acreditar que ele não estará sozinho. Mesmo não concordando com a ideia, Júlia aceita a condição, sabendo que terá que ser uma Mentira Perfeita para convencer a todos.

MINHA OPINIÃO

Essa foi a minha primeira experiência com livros da Carina Rissi e devo dizer: ESTOU APAIXONADA. Assim que terminei a leitura desse livro maravilhoso, fui atrás do Procura-se um Marido pois adorei as participações da Alicia e do Max e eu fiquei curiosa para conhecer a história desse casal. Mentira perfeita tem uma capa muito bonita, e a diagramação está ótima, a editora Verus fez um trabalho incrível! <3

20160418_121713

Logo no inicio, já me identifiquei com Júlia. Nerd, óculos grandes e programadora websites é tão minha cara, assim como é a dela. Ela se mostrou ser uma pessoa muito fofa, a ponto de colocar a felicidade dos outros a cima de si, além de ser uma sobrinha muito amorosa, pois a tia é a única família que ela tem. Já Marcus é moço bonito, muito engraçado e sarcástico. Ele é um guloso de mão cheia, e apesar de suas limitações, prefere ter uma vida feliz do que se entregar para o abismo, e apesar de remotas as chances dele voltar a andar, ele permanece com uma fé que isso irá acontecer algum dia.

“Eu me descobrira, me livrara de fantasmas, me arriscaria, e nunca tinha sido tão feliz em toda minha vida. Tudo isso por causa de uma mentirinha de nada.”

Foi uma experiência incrível, ver tantos assuntos polêmicos serem abordados de uma forma tão graciosa. Vemos os preconceitos sofridos por Marcus, por causa de sua deficiência, e o assédio sexual que Júlia sofre em seu ambiente de trabalho. Mas também há amor, situações engraçadas e cenas fofas que derreteram meu coração.

Acho super importante quando os autores se preocupam em inserir dentro da história temas que são importantes de ser debatidos na vida real. Aqui Carina Rissi faz isso de forma sutil, não tomando totalmente o foco da história ficcional, mas trazendo a pauta para o leitor, quase como um alerta. Há muito preconceito e falta de acessibilidade com quem tem deficiência física, assim como sabemos que o assédio é algo corriqueiro na vida das mulheres, mesmo sabendo que nenhuma das situações deveria ser tratada de forma natural.

Todas as 462 páginas valeram super a pena cada segundo, eu não conseguia largar o livro que é narrado pelos dois personagens principais. Fica a dica para todos os amantes de um romance, com uma pitadinha de drama, humor e superação. E em breve irei começar a trilogia Perdida, também da autora Carina Rissi, e trago as resenhas por aqui.

4estrelas

20160418_121658

Com Mentira Perfeita, Carina Rissi prova mais uma vez que o seu forte é contar boas histórias, com ritmo acelerado e repletas de paixão, humor e reviravoltas. Júlia não tem tempo para distrações. Ela é brilhante e sempre se esforça para ser a melhor naquilo que faz; por essa razão, sua vida pessoal acabou ficando de lado. Algo que sempre preocupou sua tia Berenice. Gravemente doente, a mulher teme que Júlia acabe completamente sozinha quando ela se for. Júlia faria qualquer coisa qualquer coisa mesmo! por tia Berê e, em seu desespero para agradar a única mãe que já conheceu, inventa um noivo enquanto torce por um milagre… E então o milagre acontece: Berenice se recupera e, assim que deixa o hospital, gasta todas as suas economias com o casamento dos sonhos para a sobrinha. Como Júlia pode contar a ela que mentiu, com a saúde da tia ainda tão frágil? É quando Júlia conhece Marcus Cassani. Ele é irritantemente cínico, mulherengo e lindo de um jeito que a deixa desconfortável. Marcus também está enfrentando problemas, e um acordo entre eles parece ser a solução. Tudo o que Júlia sabe é que deveria se afastar de Marcus. Mas seu coração tem uma ideia muito diferente… Mentira Perfeita é um spin-off de Procura-se Um Marido, uma história que se passa no mesmo universo da primeira. Aqui você vai conhecer novos personagens inesquecíveis, além de rever aqueles que já moram no seu coração.

 

É resenhista do Resenhando Sonhos.
Nascida no interior Paulista, futura cientista da computação, se apaixonou por literatura quando conheceu o bruxo Harry Potter e o vampiro Edward Cullen. Adora ir no cinema e assistir séries em dias chuvosos.