Mentira Perfeita – Carina Rissi

Mentira Perfeita é um spin-off de Procura-se um Marido da autora brasileira Carina Rissi, publicado aqui no Brasil em 2016 pela Verus Editora.

20160418_121645

SOBRE O LIVRO

Júlia é uma garota nerd de vinte e cinco anos, que trabalha com programação de sites na empresa de Alícia (protagonista de Procura-se um Marido, livro que deu origem a esse). E sua história começa quando ela recebe a triste notícia que sua tia Berenice passou  mal e teve que ser levada para o hospital com urgência. Ela então parte rapidamente pra lá junto com seu amigo Dênis. Ao conseguir entrar no quarto da tia, ela vê como a mesma se encontra debilitada, e se diz triste e preocupada com a situação, pois caso ela morra a sobrinha estaria sozinha nesse mundo. Preocupada com o bem-estar da tia, Julia inventa uma mentira, dizendo que ela tem um namorado e que ele está prestes a pedi-la em casamento. Depois disso, quase como se um milagre acontecesse, a tia Berenice melhora, mesmo depois de três paradas cardíacas, e agora ela está toda animada pro futuro casamento da sobrinha, e já quer ir atrás de serviços de buffet e até mesmo de um vestido de noiva perfeito.

Do outro lado dessa história, temos Marcus, um jovem rapaz bonito, alegre e mulherengo. Porém, ele sofreu um acidente de moto à três anos atrás, quando tinha dezenove anos e isso o deixou na cadeira de rodas para se recuperar de uma lesão grave, mas que ainda pode ser revertida. Ele é  irmão de Max, marido de Alicia, mas não gosta de ficar sendo um “peso” na vida do irmão e da cunhada e, por conta disso, ele decide ir morar sozinho, contrariando toda sua família, que insiste que ele fique por causa de seus cuidados especiais.

A história dessa dupla cheio de problemas se une quando Júlia vai até a empresa L&L, que é de Alícia, para resolver alguns problemas e é lá ela conhece Marcus. Ela precisa de alguém que finja ser seu noivo, para agradar a tia e ele poderia ser essa pessoa, em contra ponto, ele precisa de alguém que cuide dele, para família acreditar que ele não estará sozinho. Mesmo não concordando com a ideia, Júlia aceita a condição, sabendo que terá que ser uma Mentira Perfeita para convencer a todos.

MINHA OPINIÃO

Essa foi a minha primeira experiência com livros da Carina Rissi e devo dizer: ESTOU APAIXONADA. Assim que terminei a leitura desse livro maravilhoso, fui atrás do Procura-se um Marido pois adorei as participações da Alicia e do Max e eu fiquei curiosa para conhecer a história desse casal. Mentira perfeita tem uma capa muito bonita, e a diagramação está ótima, a editora Verus fez um trabalho incrível! <3

20160418_121713

Logo no inicio, já me identifiquei com Júlia. Nerd, óculos grandes e programadora websites é tão minha cara, assim como é a dela. Ela se mostrou ser uma pessoa muito fofa, a ponto de colocar a felicidade dos outros a cima de si, além de ser uma sobrinha muito amorosa, pois a tia é a única família que ela tem. Já Marcus é moço bonito, muito engraçado e sarcástico. Ele é um guloso de mão cheia, e apesar de suas limitações, prefere ter uma vida feliz do que se entregar para o abismo, e apesar de remotas as chances dele voltar a andar, ele permanece com uma fé que isso irá acontecer algum dia.

“Eu me descobrira, me livrara de fantasmas, me arriscaria, e nunca tinha sido tão feliz em toda minha vida. Tudo isso por causa de uma mentirinha de nada.”

Foi uma experiência incrível, ver tantos assuntos polêmicos serem abordados de uma forma tão graciosa. Vemos os preconceitos sofridos por Marcus, por causa de sua deficiência, e o assédio sexual que Júlia sofre em seu ambiente de trabalho. Mas também há amor, situações engraçadas e cenas fofas que derreteram meu coração.

Acho super importante quando os autores se preocupam em inserir dentro da história temas que são importantes de ser debatidos na vida real. Aqui Carina Rissi faz isso de forma sutil, não tomando totalmente o foco da história ficcional, mas trazendo a pauta para o leitor, quase como um alerta. Há muito preconceito e falta de acessibilidade com quem tem deficiência física, assim como sabemos que o assédio é algo corriqueiro na vida das mulheres, mesmo sabendo que nenhuma das situações deveria ser tratada de forma natural.

Todas as 462 páginas valeram super a pena cada segundo, eu não conseguia largar o livro que é narrado pelos dois personagens principais. Fica a dica para todos os amantes de um romance, com uma pitadinha de drama, humor e superação. E em breve irei começar a trilogia Perdida, também da autora Carina Rissi, e trago as resenhas por aqui.

4estrelas

20160418_121658

Com Mentira Perfeita, Carina Rissi prova mais uma vez que o seu forte é contar boas histórias, com ritmo acelerado e repletas de paixão, humor e reviravoltas. Júlia não tem tempo para distrações. Ela é brilhante e sempre se esforça para ser a melhor naquilo que faz; por essa razão, sua vida pessoal acabou ficando de lado. Algo que sempre preocupou sua tia Berenice. Gravemente doente, a mulher teme que Júlia acabe completamente sozinha quando ela se for. Júlia faria qualquer coisa qualquer coisa mesmo! por tia Berê e, em seu desespero para agradar a única mãe que já conheceu, inventa um noivo enquanto torce por um milagre… E então o milagre acontece: Berenice se recupera e, assim que deixa o hospital, gasta todas as suas economias com o casamento dos sonhos para a sobrinha. Como Júlia pode contar a ela que mentiu, com a saúde da tia ainda tão frágil? É quando Júlia conhece Marcus Cassani. Ele é irritantemente cínico, mulherengo e lindo de um jeito que a deixa desconfortável. Marcus também está enfrentando problemas, e um acordo entre eles parece ser a solução. Tudo o que Júlia sabe é que deveria se afastar de Marcus. Mas seu coração tem uma ideia muito diferente… Mentira Perfeita é um spin-off de Procura-se Um Marido, uma história que se passa no mesmo universo da primeira. Aqui você vai conhecer novos personagens inesquecíveis, além de rever aqueles que já moram no seu coração.

 

É resenhista do Resenhando Sonhos.
Nascida no interior Paulista, futura cientista da computação, se apaixonou por literatura quando conheceu o bruxo Harry Potter e o vampiro Edward Cullen. Adora ir no cinema e assistir séries em dias chuvosos.
  • Manuelle Schimainski

    Eu adoro os livros de Carina Rissi! Super vai amar o Perdida! São meus favoritos dela. Bah, ela faz mocinhos incríveis! kkk
    beijo! ;)

    • Érika Costa

      Oi Manuelle, tudo bem?

      Ansiosa pra ler Perdida! Em breve terá resenha aqui <3

      beijinho!

  • Daiele

    Carina Rissi é um amor! Tô louca por esse livro, Procura-se um marido foi o primeiro que li dela e me apaixonei pela historia. Com certeza, Mentira Perfeita vai ser tão bom quanto!

    • Érika Costa

      Oi Daiele, tudo bem?
      Eu adorei! Espero que você goste <3

      Beijinhos

      • Daiele

        tudo beem sim :D
        espero que com vc tbm!
        Pois é, adoro a Carina,mas livros nacionais sao tao absurdamente caros! E quando rola uma promoçãozinha, sempre tem milhoes na frentre! haha

        bjs

  • camila rosa

    Aaaahhh estou louca para ler esse livro hehehe, li somente Perdida da autora e me apaixonei, espero ter a oportunidade de ler todos dela, fico só triste dos preços deles não serem tão acessíveis assim hehehe, fico feliz que tenha gostado do livro e a escrita da Carine é tão viciante não é mesmo.
    Beijos *-*

    • Érika Costa

      Oi Camila! Tudo bem?

      É muito viciante mesmo! hihi espero gostar de perdida!
      Beijinhos

  • Livros e unicórnios

    Uma pergunta, o que no livro você não achou muito bacana para não dar todas as estrelas ? Vejo em todo lugar este livro e escuto muito sobre essa autora, a sinopse me deixou com muita vontade de ler, parece ser um livro bem leve .

    • Érika Costa

      Olá! Tudo bem?

      Eu classifico 5 estrelas assim “livros que me fizeram ficar sem ar por algum mistério, ou os que me ensinaram algo que vou levar pra minha vida”
      Esse livro é lindo, bem escrito e maravilhoso, mas não me fez sentir essas coisas, porém não deixa de ser um ótimo livro.
      Se ler, tenho ctz que irá gostar.
      Beijinhos!

  • Ellis Monteiro

    Amo os livros da Carina, amo ela!
    Como assim essa foi sua primeira experiência com ela? Menina, corre logo e lê a trilogia perdida e No Mundo da Luna, difícil escolher o melhor 😍
    Tou louca pra ler esse, principalmente por conta da participação do Marcus em Procura-se Um Marido, que me fez amar ele ❤ Carina, sempre retrata assuntos polêmicos, com leveza e facilidade, como você disse, sem tomar o foco da história, sem tornar aquele livro cheio e drama..

    • Érika Costa

      Oi Ellis! Tudo bem??

      Ohhh, perdida está na lista e logo irei ler <3 hahaha Marcus e Max são dois mocinhos maravilhosos! <3
      Beijinhos

  • Romeo Costa

    Click-it nunca me atraiu muito, mas é bom pra dar aquela relaxadas, pora conta da leveza… mas pera, isso não se aplica a Carina Rissi 😂
    O único que não li ainda foi esse, e pelo que estão falando, tô perdendo meu tempo!
    Raro encontrar autoras assim, mas vejo um ponto negativo nela isso, reutilizar personagens. Porque não criar um novo cenário?

    • Érika Costa

      Olá Romeo, tudo bem?

      É muito agradável esses spin-off’s que estão surgindo por aí!
      Beijinhos

  • Lyandra Franco

    Já li “Procura-se um Marido” e adorei, se esse seguir o mesmo caminho vai ser tão bom quanto o outro e lendo sua resenha tem tudo para ser. Acho que tratar assuntos como esse é que faz o diferencial, não fica naquele de “casais perfeitos com final feliz”. Ansiosa para ler! ☺

    • Érika Costa

      Oi Lyandra, tudo bem?

      É exatamente isso que me atraiu na Carina! Beijinhos

  • Flávia Pachêco

    Carina Rissi <3 Já li Procura-se um Marido dela e fiquei apaixonada! É muuuuito divertido e fofo! Quero muito ler todos os livros da Carina, a escrita dela é muito gostosa, as situações que ela cria, os diálogos, tudo é incrível. Pena que tá faltando dim dim pra isso né?! Hahaha
    Quando eu soube que Mentira Perfeita era spin off fiquei com mais vontade ainda de ler. É o próximo dela na minha lista!

    • Érika Costa

      Olá Flávia, tudo bem?

      Eu comprei perdida e estou ansiosa para ler! Espero que goste!
      Beijinhos

  • Cris Setúbal

    Eu adoro a escrita da Carina e estou louca pra ler esse spin-off, pois tenho um carinho todo especial por Procura-se um marido *-* Achei muito legal a Carina ter escolhido o Marcus como protagonista, justamente por chamar a atenção para a acessibilidade. E também gostei bastante do fato de ela focar em outros temas, como é o caso do assédio sexual.

    Esse livro, assim como os outros, promete altas risadas e muitas cenas fofas e não vejo a hora de lê-lo. Beijo!

    • Érika Costa

      Olá Cris, tudo bem?

      Adorei conhecer mais do Marcus!
      Beijinhos

  • Gustavo Henrique

    Dei “Procura-se um Marido” de presente para minha namorada, pelo menos eu acho que foi esse. Vou tentar dar esse de presente também. O livro definitivamente não faz meu tipo, a começar que tenho TOC com capas que tem pessoas.

    • Érika Costa

      Olá Gustavo, tudo bem?

      Ultimamente estou começando a gostar de capas com rostos, mas antes eu tinha pavor também! hahaha
      Beijinhos

  • Renata Oliveira

    Posse dizer que amo livros assim,com mentirinhas que dão certo .. Igual em para todos garotos que ja amei… Irei ler com certeza ..bjos

    • Érika Costa

      Olá Renata, tudo bem?!

      Todos garotos que já amei é maravilhoso também! Espero que goste
      Beijinhos

  • Ainda não li nem um livro da autora Carina Rissi, mas achei super interessante essa história, então futuramente quem sabe eu leia esse livro.

    • Érika Costa

      Olá Mariele, tudo bem?

      Foi ótimo meu primeiro contato com a Carina! Espero que você goste também!
      Beijinhos

  • Adriana Da Silva Batista De Ar

    Nem preciso falar nada e a carina rissi. Amo os livros dela.tenho todos.as historias tem algumas partes engraçadas e sao livros grossos que vc pega pra ler e nao quer mais soltar. O meu mentira perfeita chegou ontem tou ansiosa pra começar mais essa exelencia de leitura.

    • Érika Costa

      Olá Adriana, tudo bem?

      A conheci recentemente e estou bastante animada com os outros livros!
      Beijinhos

  • Vitória Silva

    Nossa eu amo os livros da Carina e estou lendo Procura-se um Marido agora , mas não vejo a hora de ler Mentira perfeita