Mês do Pesadelo – Filmes de Tirar o Sono

O Mês do Pesadelo já passou da metade e separamos algumas dicas de filmes horrendas para você! Então assente-se e fique bem relaxado, é hora do susto!

SETE DESEJOS – 2017

Claire é uma adolescente que vive com o pai, um catador de lixo que tenta ser o melhor para a filha desde que a mãe da garota cometeu suicídio quando ela ainda era apenas uma criança. Perturbada pelos acontecimentos do passado e pela profissão do pai, Claire é reservada e tem poucos amigos já que nunca foi popular na escola.

Até que um dia o pai encontra uma caixa misteriosa e a leva para casa, fazendo com que desperte o interesse da filha. A caixa, no entanto, não é uma caixa comum… ela concede sete desejos àquele que a possui, o que parece ser uma coisa mágica e maravilhosa, mas.. não é bem assim. Após realizar alguns pedidos a garota fica apavorada com o desencadeamento de diversos acontecimentos estranhos e ela acaba descobrindo que alguma entidade maligna habita aquele misterioso objeto.

O clima sombrio que ronda o filme do início ao fim causa mais do que o medo, a aflição. O fato de a primeira cena ter sido criada com uma garotinha junto de seu animal de estimação traz ao espectador já um sentimento de proximidade, de apego, e a partir dai tudo que possa acontecer parece ser desesperador. O melhor e mais interessante deste filme é o fato de que tudo acontece enquanto você cria mil teorias e no final… não era nada do que você esperava.


O Despertar – 2011

O ano é 1921 e o fim da Segunda Guerra mundial deixou feridas e perdas irreparáveis, uma delas, para Florence Cathcart que perdeu o marido para o conflito. Desde a morte dele, ela decidiu investigar supostos casos paranormais. Sendo uma cética, nada parece ser capaz de assustá-la ou convencê-la de que existe vida após a morte e que tudo tem uma explicação lógica.

Quando é convidada para investigar o caso de um garotinho morto que supostamente estaria assombrando o local, ela aceita, tratando aquele como somente mais um caso fantasioso. Com a pesquisa sobre os acontecimentos, algumas revelações parecem diferentes, reais… e é assim que ela descobre que desta vez, não será fácil desvendar esse mistério.

Mais um filme de espíritos e crianças para meter medo até naqueles que se dizem corajosos. No meu caso, foi difícil me desligar do clima do filme mesmo depois de acender as luzes. É claro que todo o aspecto sombrio misturando o passado, o presente, crianças e espíritos desconhecidos junto à expectativa de uma explicação fazem com que cada minuto seja deliciosamente apreensivo.


Lights Out – 2016

O filme inspirado em um curta-metragem traz a história de uma entidade maligna que só pode ser vista na escuridão.

Sophie é uma mãe de família perturbada por um passado sombrio e assombrada por perdas. Desde o abandono até a morte de entes queridos. Mas apesar de ter perdido companhias, uma delas, jamais a deixou. Tudo começa quando seu filho caçula consegue ver a entidade sombria que está sempre ao lado da mãe. Assim, ele e a irmã Rebecca decidem se unir para livrar a mãe do pesadelo e salvar suas vidas.

O pior, num bom sentido, dos três filmes para mim, mas o que é um bom filme de terror, se causar mais do que medo, pânico. A coragem para enfrentar tormentos reais, como o medo do escuro deve estar em cada um que resolva se aventurar a assistir o longa, e principalmente, de luz apagada. A entidade trazida ao filme é uma mistura do temor tanto do real quanto do imaginário, o que faz com que não só o medo esteja presente, mas outros sentimentos.


E aí, pronto para o susto?

Se você já assistiu algum desses filmes, deixe sua opinião nos comentários e bons pesadelos ;)

 

É resenhista do Resenhando Sonhos.
Estudante de Direito, 21 anos, mineira, mora em Belo Horizonte e ama o universo literário.