Métrica – Colleen Hoover

Métrica é o primeiro livro da trilogia Slammed, escrita por Colleen Hoover e lançado em 2013 pela Editora Galera Record.

Sem Título-1

SOBRE O LIVRO

Após muitas críticas positivas que li sobre a autora Colleen Hoover, resolvi começar ler Métrica, e confesso que não me arrependi nem um pouco.

Uma trágica morte atinge a família de Layken, uma adolescente de 18 anos, que além de ter que passar por todos os problemas que adolescentes comuns têm, agora ela terá que ajudar sua mãe e seu irmão mais novo superar essa nova barreira.

Para piorar, por causa da situação financeira, a família de Lake terá que se mudar para Michigan, deixando pra trás todas as lembranças de seu pai e de sua infância que ela tinha daquela casa no Texas, por causa disso ela vai para a nova casa muito brava e certa que a vida é injusta demais.

quote 1

Ao chegar, ela conhece Will Cooper, seu novo vizinho de 21 anos que além de ser interessante, é um garoto extremamente atraente. Logo descobrimos um pouco sobre a vida de Will, e vemos que ele também teve que “crescer” rápido demais.

Apesar do foco do livro ser a história de amor do jovem casal, ele também nos mostra como uma mãe age após a perda do marido, Julia, mãe de Lake tem muito a ensinar para sua filha e para nós leitores. Kel o irmão mais novo de Lake logo faz amizade com o irmão de Will, Caulder, e eles são duas crianças fortes, que se unem após serem arrebentados pelo destino. Mas como um bom romance, logo no começo do livro surge uma pitada de confusão para deixar essa história ainda mais apaixonante.


CAPA E EDIÇÃO

Foi amor à primeira vista entre mim e essa capa maravilhosa! Adoro livros de capas da cor preta, e essa ainda tem essa chave de estilo antigo para dar todo charme.

Todo início de capítulo, há uma frase de alguma música da banda The Avett Brothers. Não conhecia a banda até ler o livro, mas à partir do momento que vi que eles apareciam em todos capítulos, resolvi então procurar essas músicas e simplesmente me apaixonei! No rodapé da página que contém o trecho da música, há sua tradução. Quando somos levamos para a competição Slam, a formatação do texto também muda! As poesias são todas centralizadas, fica uma graça.

quote 2

foto da pagina


MINHA OPINIÃO

O que posso dizer de Métrica? Talvez emocionante não seja a palavra que dê pra resumir meu sentimento por esse livro. Minha surpresa começou quando fui apresentada à poesia Slam, pesquisei um pouco sobre seu significado e cheguei a conclusão que seria “gritar seus sentimentos” sejam eles dolorosos ou felizes, não é aquele tipo simples de poesia que aprendemos na época de colégio.

Não consigo imaginar Métrica sendo apenas uma histórinha de amor clichê. Não, engana-se quem pensa isso, o livro fala sobre as surras que a vida dá. Vemos Lake lidar com a situação complicada de perder o pai, e tentar amenizar a dor de sua família sem conseguir amenizar sua própria dor. Vemos também um jovem rapaz com um futuro brilhante pela frente parar com tudo para cuidar do irmão, vemos dois personagens sendo obrigados a serem maduros demais antes do tempo, e foi aí que percebi que isso acontece o tempo todo em nossa volta, só que nós não percebemos, ou não sabemos.

foto da pagina 2

O título “Slammed” é por causa da competição de poesias que Will participa, logo no seu primeiro encontro com Lake, ele à apresenta a esse mundo louco, onde você, sendo um poeta anônimo, pode subir lá no palco e poetizar o que quiser, abrir seu coração ao público.

Logo no começo da trama, eu ficava com raiva de Lake, por ela parecer ser uma menina birrenta e teimosa, mas como todos nós, ela se desenvolve durante o livro, ela passa do estado de negação à aceitação. Will me encantou desde o começo, pois ele ensina à encarar os murros que a vida te dá.

Também vale ressaltar a importante participação dos pequenos Kel e Caulder, eles garantiram minha risada ao meio de tanta emoção, e mostram que um amigo pode ser aquilo que mais precisamos quando algo ruim acontece.

Lá pro meio do livro, uma nova surpresa nos pega de repente, isso me fez fechar o livro e ir tomar um copo d’água. Sabe quando vocês não conseguem lidar com uma notícia e precisam de um tempo para refletir? Foi isso o que aconteceu comigo, e é esse um dos fatores do meu amor por essa história: Coisas acontecem na nossa vida sem nenhuma previsão, e sem estarmos preparados para isso.

Com uma escrita fácil e bem desenvolvida, devorei o livro em apenas 10 horas, e depois de tantas lágrimas, temos um final emocionante e um epílogo intrigante o que me fez correr para começar a ler o segundo livro da trilogia: Pausa, que em breve irá ganhar uma resenha aqui no blog!

MÉTRICA

Autor: Colleen Hoover

Editora: Galera Record

Ano de publicação: 2013

O romance de estreia de Colleen Hoover, autora que viria a figurar na lista de best sellers do New York Times, apresenta uma família devastada por uma morte repentina. Após a perda inesperada do pai, Layken, de 18 anos, é obrigada a ser o suporte tanto da mãe quanto do irmão mais novo. Por fora, ela parece resiliente e tenaz; por dentro, entretanto, está perdendo as esperanças. Um rapaz transforma tudo isso: o vizinho de 21 anos, que se identifica com a realidade de Layken e parece entendê-la como ninguém. A atração entre os dois é inevitável, mas talvez o destino não esteja pronto para aceitar esse amor.

É resenhista do Resenhando Sonhos.
Nascida no interior Paulista, futura cientista da computação, se apaixonou por literatura quando conheceu o bruxo Harry Potter e o vampiro Edward Cullen. Adora ir no cinema e assistir séries em dias chuvosos.
  • Camila Drumond

    Que legal! Adorei a resenha. Vou ler também!!! Gosto muito de romances que tem mais história para contar que só o romance.
    Beijos!!!
    Camila, https://vaitercha.wordpress.com

    • Érika Costa

      Métrica realmente tem muito mais que apenas romance, super recomendo a leitura! Beijinhos!

  • Manuelle Schimainski

    Adorei a resenha! Parabéns! Me deixou com vontade de ler o livro, logo irei procurá-lo!

    • Érika Costa

      Obrigada Manuelle! Beijinhos