Movie Everyday in October – #MEDO | Semana 1: Monstros

O projeto #MEDO surgiu com o objetivo de fazer com que as pessoas assistissem filmes de terror, propondo um filme do gênero por dia, durante todo o mês de outubro. As semanas ganharam temas específicos para ajudar a diversificar os filmes e quanto mais você conseguir assistir, melhor. São 7 organizadores e cada um indicou um filme para cada semana, sendo os últimos três dias uma sessão especial da Darkside, com filmes que remetem a livros publicados pela editora.

Quando o assunto são filmes de terror, confesso que não estou em um território que eu domino. Não assisto muita coisa do gênero pois sempre fico meio atormentada com as tramas e, a não ser que tenha companhia para a jornada, ficar atormentada sozinha não exatamente algo positivo. Cada minúsculo barulho no apartamento enquanto o filme está rolando ou depois faz com que eu já fique de orelhas em pé e, se a gata ficar assustada então… já viu. Ela é basicamente o meu radar de ameaça. Isso pode parecer bem idiota (e talvez seja), mas se ela tá de boa eu to de boa. Pode não fazer sentido pra você, mas faz totalmente pra mim que sou mega cagona quando o assunto é terror.

Tendo dito isso, você pode me perguntar: Tamirez, então porque diacho você resolver participar de um projeto de terror? Porque meus queridos, temos que vencer nossos medos! E, digo pra vocês, falar é bem mais fácil do que fazer. Porém, ao contrário das expectativas, tive uma primeira semana bem tranquila e vi todos os filmes de boas, com um leve estremecimento com “Olhos Famintos” apenas.

14543935_1150057615061922_5383732565206984395_o


O ENIGMA DE OUTRO MUNDO

A primeira coisa que me veio à cabeça quando eu vi o “monstro” de O Enigma de Outro Mundo foi o seriado Stranger Things. O ser é extremamente parecido e, assim como aconteceu aqui, tenho certeza que vou descobrir muitas outras referências também da série em outros filmes do projeto. Achei a história com uma proposta bacana, mas acho que o título ficou um pouco too much, mesmo sendo um enigma de onde esse ser vem. No final há uma questão que fica somente aos olhos atentos do espectador e eu achei interessante, mas passou longe de ser um filme sensacional pra mim. Acho que mais agoniante de todo o filme é o começo, com o atirador tentando matar o cachorro e depois quando os dogs são atacados. Dá pra ver que eu prezo bem mais a vida animal do que a humana, não é mesmo?

GREMLINS

Esse foi o mais divertido da proposta Monstros. A primeira impressão do filme é divertimento, com os bichinhos que são feios, mas possuem carisma e, a estupidez humana ao fazer exatamente aquilo que foi pedido para não ser feito. A evolução dos seres e a compreensão de que o original permanece “bom” pode gerar todo um debate filosófico sobre a essência do mau, mas vamos apenas afirmar aqui que foi uma filme super “leve” e que acabou por agradar mais que o primeiro.

PUMPKINHEAD

Esse pra mim foi o filme mais aleatório da semana. Há um monstro nele, mas achei extremamente sem sal e nada aterrorizante. É apenas mais um monstro que aparece à noite, na mata/floresta e vai pegar quem estiver lá dando sopa. A trama também não é lá muito coerente, então por aqui achei um filme bem médio.

FREAKS

Sabe as referências? Olha aqui de novo. Mas dessa vez corresponde a temporada de American Horror Story: Freak Show. Ao meu ver, a série basicamente copiou na cara dura o filme e foi isso. Temos os mesmos tipos de “monstros”, alguns dos mesmos conflitos e parte do final também é semelhante. Eu confesso que quando vi a série, esperava bem mais do enredo, mas levando em consideração que tudo desandou depois da segunda temporada, acho que não deveria ter esperado muito. Sobre o filme, ele é de 1932 e é em preto e branco. Não há nenhum grande recurso e eu não sou uma fã de filmes velhos. Tirando as pessoas bizarras, não há nada de assustador nessa história e, portanto, passou batido nesse quesito. Só fiquei me perguntando quanto as questões “morais” ou de “bullying” de chamar essas pessoas de “monstros”, quando na maior parte dos casos são deficiências reais hoje entendidas pela comunidade médica, mas enfim.

O ATAQUE DOS VERMES MALDITOS

Pega a pipoca e vem assistir a sessão da tarde! Típico filme nesse estilo onde basicamente tudo é meio pobre, o enredo, os diálogos, a interação dos personagens… E o desfecho é previsível também. Não dá medo e você ainda pode dar algumas risadas com coisas idiotas que acontecem no filme. Deu pra notar que não rolou uma identificação né? Pois é.

A LENDA DO CAVALEIRO SEM CABEÇA

Dentre os filmes da semana esse é o mais recente e o mais bem produzido também. Temos Johnny Depp novinho, alguns efeitos especiais e é claro, a mão de Tim Burton quando ela ainda funcionava (porque tem falhado miseravelmente). A história é interessante e tem um “misticismo” por trás, como o próprio nome diz, trata-se de uma lenda e, por mais que seja “inexplicável” é mais palpável do que simplesmente vermes enormes saindo do chão sem nenhum precedente de explicação. Ficou no Top 3 dos que mais gostei com a temática, somente atrás do último filme da semana. E, conforme assisti, percebi que acho que nunca cheguei a terminar esse filme em outras vezes que tentei ver.

OLHOS FAMINTOS

Esse é sem dúvida o mais amedrontador dessa primeira lista. O único porém fica pelos típicos adolescentes idiotas que parecem ter que sempre colaborar pra que algo péssimo aconteça com suas ideias nada inteligentes. Mas, o “monstro” é um dos que mais convence e é uma criatura super bizarra e inexplicável também. Mas as cenas de perseguição, quando ele os pressiona na estrada são ótimas. Peca-se um pouco em interpretação também, achei o garoto bem ruim, mas a menina se sai bem, principalmente mais pro final. Por ser o que me causou mais incômodo, fica com o primeiro lugar da semana!


O tema da semana 2 são os filmes de terror psicológico e tenho certeza que será uma semana mais difícil pra mim, pelo tom da coisa. Eu tenho tentado adiantar os filmes no final de semana porque de segunda a sexta é bem complicado ter tempo para assistir sempre a um filme. Na primeira semana deu certo, vamos ver como a coisa acontece daqui pra frente. Quer participar? Ainda dá tempo. Entra lá no grupo do face, pega a listagem completa e se joga, que tem muito filme bacana pra ver!


FIQUE DE OLHO NO MÊS DO PESADELO

mesdopesadelo23

 

É a criadora e autora do Resenhando Sonhos.
Gaúcha do interior do Rio Grande do Sul, hoje mora na capital Porto Alegre e quer conhecer o mundo.
Publicitária por formação, sonhadora por opção. É mal humorada e chata.