Movie Everyday in October – #MEDO | Semana 1: Monstros

O projeto #MEDO surgiu com o objetivo de fazer com que as pessoas assistissem filmes de terror, propondo um filme do gênero por dia, durante todo o mês de outubro. As semanas ganharam temas específicos para ajudar a diversificar os filmes e quanto mais você conseguir assistir, melhor. São 7 organizadores e cada um indicou um filme para cada semana, sendo os últimos três dias uma sessão especial da Darkside, com filmes que remetem a livros publicados pela editora.

Quando o assunto são filmes de terror, confesso que não estou em um território que eu domino. Não assisto muita coisa do gênero pois sempre fico meio atormentada com as tramas e, a não ser que tenha companhia para a jornada, ficar atormentada sozinha não exatamente algo positivo. Cada minúsculo barulho no apartamento enquanto o filme está rolando ou depois faz com que eu já fique de orelhas em pé e, se a gata ficar assustada então… já viu. Ela é basicamente o meu radar de ameaça. Isso pode parecer bem idiota (e talvez seja), mas se ela tá de boa eu to de boa. Pode não fazer sentido pra você, mas faz totalmente pra mim que sou mega cagona quando o assunto é terror.

Tendo dito isso, você pode me perguntar: Tamirez, então porque diacho você resolver participar de um projeto de terror? Porque meus queridos, temos que vencer nossos medos! E, digo pra vocês, falar é bem mais fácil do que fazer. Porém, ao contrário das expectativas, tive uma primeira semana bem tranquila e vi todos os filmes de boas, com um leve estremecimento com “Olhos Famintos” apenas.

14543935_1150057615061922_5383732565206984395_o


O ENIGMA DE OUTRO MUNDO

A primeira coisa que me veio à cabeça quando eu vi o “monstro” de O Enigma de Outro Mundo foi o seriado Stranger Things. O ser é extremamente parecido e, assim como aconteceu aqui, tenho certeza que vou descobrir muitas outras referências também da série em outros filmes do projeto. Achei a história com uma proposta bacana, mas acho que o título ficou um pouco too much, mesmo sendo um enigma de onde esse ser vem. No final há uma questão que fica somente aos olhos atentos do espectador e eu achei interessante, mas passou longe de ser um filme sensacional pra mim. Acho que mais agoniante de todo o filme é o começo, com o atirador tentando matar o cachorro e depois quando os dogs são atacados. Dá pra ver que eu prezo bem mais a vida animal do que a humana, não é mesmo?

GREMLINS

Esse foi o mais divertido da proposta Monstros. A primeira impressão do filme é divertimento, com os bichinhos que são feios, mas possuem carisma e, a estupidez humana ao fazer exatamente aquilo que foi pedido para não ser feito. A evolução dos seres e a compreensão de que o original permanece “bom” pode gerar todo um debate filosófico sobre a essência do mau, mas vamos apenas afirmar aqui que foi uma filme super “leve” e que acabou por agradar mais que o primeiro.

PUMPKINHEAD

Esse pra mim foi o filme mais aleatório da semana. Há um monstro nele, mas achei extremamente sem sal e nada aterrorizante. É apenas mais um monstro que aparece à noite, na mata/floresta e vai pegar quem estiver lá dando sopa. A trama também não é lá muito coerente, então por aqui achei um filme bem médio.

FREAKS

Sabe as referências? Olha aqui de novo. Mas dessa vez corresponde a temporada de American Horror Story: Freak Show. Ao meu ver, a série basicamente copiou na cara dura o filme e foi isso. Temos os mesmos tipos de “monstros”, alguns dos mesmos conflitos e parte do final também é semelhante. Eu confesso que quando vi a série, esperava bem mais do enredo, mas levando em consideração que tudo desandou depois da segunda temporada, acho que não deveria ter esperado muito. Sobre o filme, ele é de 1932 e é em preto e branco. Não há nenhum grande recurso e eu não sou uma fã de filmes velhos. Tirando as pessoas bizarras, não há nada de assustador nessa história e, portanto, passou batido nesse quesito. Só fiquei me perguntando quanto as questões “morais” ou de “bullying” de chamar essas pessoas de “monstros”, quando na maior parte dos casos são deficiências reais hoje entendidas pela comunidade médica, mas enfim.

O ATAQUE DOS VERMES MALDITOS

Pega a pipoca e vem assistir a sessão da tarde! Típico filme nesse estilo onde basicamente tudo é meio pobre, o enredo, os diálogos, a interação dos personagens… E o desfecho é previsível também. Não dá medo e você ainda pode dar algumas risadas com coisas idiotas que acontecem no filme. Deu pra notar que não rolou uma identificação né? Pois é.

A LENDA DO CAVALEIRO SEM CABEÇA

Dentre os filmes da semana esse é o mais recente e o mais bem produzido também. Temos Johnny Depp novinho, alguns efeitos especiais e é claro, a mão de Tim Burton quando ela ainda funcionava (porque tem falhado miseravelmente). A história é interessante e tem um “misticismo” por trás, como o próprio nome diz, trata-se de uma lenda e, por mais que seja “inexplicável” é mais palpável do que simplesmente vermes enormes saindo do chão sem nenhum precedente de explicação. Ficou no Top 3 dos que mais gostei com a temática, somente atrás do último filme da semana. E, conforme assisti, percebi que acho que nunca cheguei a terminar esse filme em outras vezes que tentei ver.

OLHOS FAMINTOS

Esse é sem dúvida o mais amedrontador dessa primeira lista. O único porém fica pelos típicos adolescentes idiotas que parecem ter que sempre colaborar pra que algo péssimo aconteça com suas ideias nada inteligentes. Mas, o “monstro” é um dos que mais convence e é uma criatura super bizarra e inexplicável também. Mas as cenas de perseguição, quando ele os pressiona na estrada são ótimas. Peca-se um pouco em interpretação também, achei o garoto bem ruim, mas a menina se sai bem, principalmente mais pro final. Por ser o que me causou mais incômodo, fica com o primeiro lugar da semana!


O tema da semana 2 são os filmes de terror psicológico e tenho certeza que será uma semana mais difícil pra mim, pelo tom da coisa. Eu tenho tentado adiantar os filmes no final de semana porque de segunda a sexta é bem complicado ter tempo para assistir sempre a um filme. Na primeira semana deu certo, vamos ver como a coisa acontece daqui pra frente. Quer participar? Ainda dá tempo. Entra lá no grupo do face, pega a listagem completa e se joga, que tem muito filme bacana pra ver!


FIQUE DE OLHO NO MÊS DO PESADELO

mesdopesadelo23

 

É a criadora e autora do Resenhando Sonhos.
Gaúcha do interior do Rio Grande do Sul, hoje mora na capital Porto Alegre e quer conhecer o mundo.
Publicitária por formação, sonhadora por opção. É mal humorada e chata.

  • hauehauheuaheuhae
    Adorei suas impressões dessa semana, muito feliz que você esteja participando.
    E concordo 100%, fica de olho na gata, se ela ficar olhando fixamente pra algum lugar, corre.
    Beijão, Tami! =]

  • Bruna Prata

    Adorei essa ideia <3
    Amo filmes de terror, meus favoritos. Entretanto, sou muita específica para os filmes nos quais assisto, por exemplo, adoro filmes de possessão e odeio filmes sangrentos. Não sou muito chegada em monstros porque eles não me amedronta, dessa lista eu já vi os dois últimos. Estou muito ansiosa para as indicações da semana que vem!

  • Anne

    Mudou o layout?? Geeeeeeeente, A Lenda do Cavaleiro sem cabeça é muito f****************!! Adoro! E os vermes malditos? Nossa, é muito antigoooooooooooooo e adoro demais! O resto eu não vi. Pena que não consigo ver muito porque tenho pouco tempo durante a semana! Que dóooo! Que dó!!! Mas vou ficar de olho nas indicações!! Bjokas!!!

  • Lara Caroline

    Olá!
    Apesar de gostar de estórias de terror eu sou bem medrosa pra assistir filmes assim. Acho que a iniciativa é bem bacana, mas se eu tiver alguém pra assistir comigo e ficar grudado em mim até passar o medo hahaha
    Adorei as indicações de filmes, vou ver se tomo coragem pra assistir.
    Beijos

  • Daiele

    Oi Tami!
    O projeto é bem bacana mesmo, para quem pode participar… Para mim é praticamente impossivel assistir a um filme todos os dias, independente de serem de terro ou não. E seria muito legal participar pq faz muito tempo que nao vejo filmes com essa temática. E eu sinto falta, pq quando era mais nova, nossa, eu amava, mas confesso que sinto uma palpitaçãozinha quando eu vejo hoje, hahaha.
    Mas vc esta certa, temos que enfrentar nossos medos, e no caso de filme, tem que por na cabeça de que “nao é real” haha

    beijos

  • ADRIANA HOLANDA TAVARES

    Você é uma guerreira sabia? Porque nem me pagando muito bem eu me depararia com tantos filmes de terror assim, prefiro as leituras de terror, porque depois de fechar as páginas os meus monstros ficam ali dentro, mas quando assisto eles ficam meio que gravados em minha retina por dias a fio! Mas vou acompanhar suas experiências aqui!

  • Também sou bem medrosa com filmes de terror, e adivinhe só, tudo começou quando eu era criança e assisti Olhos Famintos 1 e 2 com a minha irmã em um fim de semana em que estávamos sozinhas em casa… Depois disso nunca mais assisti esse filme e peguei birra de outros também :( Mas adorei o projeto e o que mais me interessou assistir foi A Lenda do Cavaleiro sem cabeça.

  • Thaynara Ribeiro

    Meu namorado vai adorar ver esses filmes kk perdi a primeira semana mas vou ver os filmes com ele se tiver coragem rs #medrosademais mas o Cavaleiro sem cabeça eu veria

  • cristiane dornelas

    De todos só tem um que eu veria. No começo do ano, acho, vi passando esse de A lenda do cavaleiro sem cabeça na tv. Achei legal porque tem aquela série de SH que eu via, então chamou atenção. Mas peguei lá pelo meio do filme e não quis assistir porque né, estava no meio do filme xD
    Queria ver se assistia inteiro algum dia…
    Os outros não acho que veria mesmo, mas fica a dica pra quem está procurando uns filmes assim.

  • Marta Izabel

    Oi, Tamirez!!
    Adoro filmes de terror!! E gostei mais ainda da postagem que você vez!! Assisti muitas vezes o filme A lenda do cavaleiro sem cabeça e O ataque dos vermes malditos. Achei muito legal a sua lista de filmes de terror!!
    Beijoss

  • Alison de Jesus

    Esses filmes do gênero trash são muito legais,o mais interessante da lista pra mim é A lenda do cavaleiro sem cabeça,esse é muito legal e tem um tom sobrenatural que dá aquele medinho básico.

  • suzana cariri

    Oi!
    Muito legal esse post !! Nunca tinha parado para pensar mas o gato faz muito sentido e com certeza se ele não está bem a gente logo fica desconfiado. Ainda não assisti a nenhum dos filmes, de todos só tinha ouvido falar de Gremlins, pois também morro de medo de filmes de terror, mas quero muito pegar alguns filmes de terror para assistir e vencer esse medo !!

  • Aline Lanis

    O post tá nos favoritos pra um dia, uma hora eu ver esses filme.

    Obrigada pela dica <3