Nada a Perder – Jeff Lemire

Nada a Perder é um quadrinho do autor Jeff Lemire, lançado em 2018 pela editora Nemo.

Sobre a História

Quando jovem, Derek Ouelette era uma promissor jogador. Porém, seu temperamento incontrolável não deixou boas marcas e manchou seu futuro. Hoje, uma pessoa explosiva, com nada a perder, vê sua vida refletida nos copos de bebida em que se afoga todos os dias.

Quando alguém de seu passado ressurge em sua vida, Derek precisa decidir se vai cometer novamente os mesmos erros ou reescrever uma história que já parecia encerrada.


Minha Opinião

Nada a Perder foi uma incrível surpresa. O que temos aqui é uma narrativa que parece algo já visto antes, mas que se mostra profunda, forte, emocionante e pulsante.

Nosso protagonista é alguém que não desperta exatamente simpatia, um homem de meia idade, fracassado, se afogando em álcool e resolvendo tudo com os punhos. Mas, ao desvelarmos mais sobre o seu passado, encontramos aquela rachadura que nos mostra que há algo a mais escondido sobre a superfície de homem durão.

Assombrado por seu passado e confrontado com algo que jamais achou que precisaria encarar em sua vida vazia, vemos o protagonista ter que escolher sobre que caminho tomar e, com isso, refletir junto com ele sobre os rumos de nossa própria vida e o resultado de nossas escolhas.

Todos os dias quando acordamos, tomamos decisões que ditam e modificam os próximos passos que daremos. Essas escolhas nem sempre são as mais acertadas, mas conforme as enfrentamos, aprendemos algo. Parte disso é perceber quando há a possibilidade de voltar atrás, consertar, mudar de ideia, melhorar. E é sobre isso que esse quadrinho nos faz refletir.

Em uma trama que parece trazer uma história bem comum, vemos algo ir se desdobrando e apertando nosso coração. Um cenário de abuso que não se limita apenas ao protagonista, mas que se estende pelas páginas com mais desdobramentos. O que senti ao avançar por essas páginas foi um sentimento de extrema tristeza e indignação por saber que essa ficção, infelizmente, não está restrita apenas às páginas, mas que habita de forma real a vida de muitas pessoas.

E não apenas uma questão exposta, mas uma coleção delas: traumas, violência, abuso, alcoolismo, abandono. Tudo condensado nos traços marcantes que o trabalho de Jeff Lemire apresenta. Eu já tinha tido contato com o autor em Black Hammer e só me dei por conta disso algum tempo depois que já tinha a HQ em mãos. Mas foi bacana poder fazer o comparativo e certamente quero conferir mais coisas dele.

Para quem procura um bom quadrinho, com uma temática forte e importante, um tom adulto e está disposto a socos no estômago, confrontos emocionais e certa violência, deixo aqui a recomendação dessa, que talvez seja a graphic novel mais marcante e emocionante que li esse ano.

NADA A PERDER

Autor: Jeff Lemire

Editora: Nemo

Ano de publicação: 2018

Derek Ouelette costumava ser alguém. Promessa do hóquei, ele agora nada mais é do que a sombra do ídolo que um dia poderia ter sido. Um bêbado, sacana, violento, leva uma vida esquecida por todos em uma vila esquecida por todos. Um dia, no entanto, algo invade sua história e o coloca diante de uma escolha impossível. Uma escolha que só pode ser feita por um homem que não tem nada a perder.

É a criadora e autora do Resenhando Sonhos.
Gaúcha do interior do Rio Grande do Sul, hoje mora na capital Porto Alegre e quer conhecer o mundo.
Publicitária por formação, sonhadora por opção. É mal humorada e chata.