Novembro 9 é da autora americana Colleen Hoover, lançado aqui no Brasil em 2016 pela editora Galera Record.

resenha1

SOBRE O LIVRO

Fallon O’Neil é uma jovem ex-atriz de 18 anos, que tivera seu futuro promissor interrompido após um trágico acidente que acontecera dois anos atrás na casa de seu pai e, por conta disso, sua vida mudou completamente. Antes ela era uma jovem animada, feliz com sua vida e com uma certeza: queria ser atriz. Porém, após ter boa parte do corpo queimado no acidente, Fallon passou ser uma jovem de baixa autoestima, sem confiança e com medo de seguir seus sonhos.

No dia 9 de novembro, aniversário do incêndio, ela resolve marcar um café da manhã em um restaurante com seu pai Donavan O’Neil, para avisá-lo que está de mudança para Nova York, pois ela deseja encontrar novos ares, buscar alguns papeis e quem sabe, voltar aos poucos com a carreira de atriz. Porém, o pai da jovem não gosta da ideia e não incentiva a filha ir atrás dos seus sonhos, e ela se mostra bastante irritada com o jeito que ele sempre a tratou, até mesmo depois do acidente. Mas é aí que o destino coloca Ben na vida de Fallon.

“Quem diria que o aniversário do pior dia da minha vida poderia terminar de um jeito bom?”

Benton James Kessler é um jovem escritor de 18 anos qu  ouve a conversa de pai e filha e não aprova a forma como ele a trata, ainda mais em questão do relacionamento dela com garotos, o que dá a ele a ideia de sentar na mesa deles e fingir que é namorado de Fallon. Ela fica meio perdida com a situação no começo mas logo entra no jogo. Ben se encantou com Fallon desde o momento que colocou os olhos nela e ambos tem um agradável dia 9 de novembro juntos.

Eles então combinam de se encontrar no próximo ano no dia 9 de novembro. Ambos se bloqueiam das redes sociais para não caírem em tentação de saber como o outro está e se despedem com a promessa de se encontrarem assim durante os cinco próximos anos.


MINHA OPINIÃO

Quando vi no mochilão sobre o lançamento de Novembro 9 eu já pirei! Colleen Hoover com certeza é minha autora favorita de livros New/Young Adult e pode parecer clichê da minha parte falar isso, mas eu leria sua lista de supermercado se pudesse. Essa edição está linda! A capa é a mesma que a edição americana e acho ela super bonita. A diagramação está boa e não encontrei erros que atrapalhassem a leitura. A escrita da Colleen como sempre é muito fluída e rápida de se ler, demorei cerca de dois dias para terminar o livro e ele é narrado pelos dois personagens principais.

Logo nas primeiras páginas já comecei a me sentir incomodada com pai da Fallon. Ele é um ator que teve um papel de sucesso em uma série que já acabara anos atrás, e apesar de não estar mais na mídia, ele ainda se acha um grande ator de sucesso. Ele debocha dos sonhos que Fallon busca em NY, coisa que me deu muita raiva mesmo. Ele como pai, deve ter o papel de apoiá-la independe de suas escolhas, seja atuar na Broadway ou em pequenas peças teatrais. Além de já colocá-la pra baixo por conta de sua vida profissional, ele tem o desprazer de fazer comentários engraçadinhos sobre a vida amorosa da filha.

“Sério? Onde eu estava quando distribuíram os pais decentes? Por que tive que ficar com esse imbecil estúpido?”

resenha2

Assim que Ben aparece, eu me apaixonei pelo senso de humor e sua personalidade. Com poucas horas de convivência, ele mostra pra Fallon como se amar novamente, pois só conseguimos abrir o coração para alguém quando nos amamos primeiro, e é essa autoconfiança que ela precisa recuperar. No primeiro 9 de novembro, antes dela embarcar para NY, ele a instiga a se amar e mostrar as cicatrizes que fazem parte de quem ela é, e é isso que a torna tão especial.

Para ajudar Fallon a seguir em frente durante esse um ano que eles não irão se encontrar, Ben deixa pequenas tarefas para ela, o que eu achei muito fofo, e mostra como ele ficou preocupado com seu bem estar durante esse tempo. Eles combinam de se encontrarem no dia 9 de novembro durante os cinco próximos anos, pois até lá, ambos estarão com 23 anos e terão uma melhor visão sobre o mundo, e assim, quem sabe, eles consigam ter um relacionamento.

“O ressentimento que mantenho ainda está lá, mesmo que eu quisesse que não estivesse. O fogo foi um acidente. Eu sobrevivi. Essas são as duas coisas que tento focar, mas é difícil quando penso sobre isso toda vez que olho para mim mesma.”

Durante uma parte do livro, temos a agradável surpresa de descobrir que Ian, irmão de Ben é o melhor amigo de Miles, o protagonista do livro O lado feio do amor. E tanto Miles, quanto Tate, fazem uma pequena aparição, o que dá aquele charme a mais, já que Colleen sempre dá um jeito de inserir algum outro livro seu de forma sutil na trama.

Confesso que durante o plot twist do livro, eu dei uma leve surtada. Tento ao máximo me segurar, mas nesse livro acontece coisas que eu realmente não esperava! Não sei se eu sou meio lerda mas fiquei literalmente no chão. Eu realmente fiquei sem palavras e quase tive um treco durante um deles, Colleen nunca cansa de me surpreender, e são essas coisas que fazem que seus livros me toquem de um jeito tão especial e único.

E apesar das inúmeras comparações com o livro Um Dia, única semelhança que encontrei entre ambas as histórias foi combinar o encontro sempre na mesma data, de resto, ambas as tramas tem suas diferenças. A própria Colleen Hoover comentou de uma forma engraçada sobre tal coincidência entre os livros.

Novamente, o cantor Griffin Peterson gravou uma música para a história de Colleen. Pra quem já viu minha resenha de Talvez um Dia, sabe que ele gravou todas as músicas que são descritas no livro. Dessa vez, a música se chama November 9 e tem uma letra apaixonante.

Novembro 9 foi uma das melhores leituras que fiz no ano. Eu chorei, ri, gritei (literalmente), me emocionei, senti raiva e me apaixonei pela história de amor de Fallon e Ben. Obrigada Colleen Hoover, por me proporcionar tantos sentimentos diversos em suas obras, eu a amo por isso. Eu super recomendo a leitura desse livro fantástico que não conta apenas uma história de amor, e sim duas histórias de superações.

thumb_livro

4estrelasb

NOVEMBRO 9

Autor: Colleen Hoover

Editora: Galera Record

Ano de publicação: 2016

Autora número 1 da lista do New York Times retorna com uma história de amor inesquecível entre um aspirante a escritor e sua musa improvável.
Fallon conhece Ben, um aspirante a escritor, bem no dia da sua mudança de Los Angeles para Nova York. A química instantânea entre os dois faz com que passem o dia inteiro juntos – a vida atribulada de Fallon se torna uma grande inspiração para o romance que Ben pretende escrever. A mudança de Fallon é inevitável, mas eles prometem se encontrar todo ano, sempre no mesmo dia. Até que Fallon começa a suspeitar que o conto de fadas do qual faz parte pode ser uma fabricação de Ben em nome do enredo perfeito. Será que o relacionamento de Ben com Fallon, e o livro que nasce dele, pode ser considerado uma história de amor mesmo se terminar em corações partidos?

Relacionados

Destaques

Insta
gram

[jr_instagram id='3']

Parceiros