fbpx

O Cão Que Guarda as Estrelas & O Outro Cão Que Guarda as Estrelas – Takashi Murakami

O Cão Que Guarda as Estrelas & O Outro Cão Que Guarda as Estrelas são mangás do autor Takashi Murakami, lançados o primeiro em 2014 e o segundo em 2015 no Brasil pela JBC.

Em O Cão Que Guarda as Estrelas acompanhamos a história de uma cãozinho que adentra uma família e acompanha as mudanças ao longo dos anos, até a separação e a jornada solitário do pai, que foi aquele que sempre o levou para passear. Juntos e tendo um ao outro com fonte de força e adoração – especialmente da parte de Happy, o cachorro -, eles embarcarão em uma solitária road trip.

Já na “continuação, temos personagens que vimos no primeiro mangá interagindo com outros cães. O primeiro arco nos mostra uma senhora que sempre foi muito ranzinza e ao encontrar um cão em uma caixa que parecia estar morrendo, o leva para casa para que ele seja o gatilho daquilo que ela não tem coragem de fazer: tirar a própria vida.

Em ambos os volumes uma coisa prevalece: a emoção e o amor que uma relação entre humano e cão pode representar na vida dos envolvidos. É muito legal que tenhamos uma visão de ambos os lados e sejam apresentados balões tanto com as falas das pessoas como o que passa na cabeça dos cães sobre o que está acontecendo.

E, já antecipo que todas os arcos são bem tristes e passam isso muito fortemente ao leitor. Com exceção do último arco, eque temos um final de história que nos enche mais com esperança do que tristeza, o objetivo aqui realmente parece ser nos fazer transbordar de emoção e passar uma sensibilidade imensa do elo homem – animal e do quanto esse segundo pode ajudar o outro a passar por momentos muito difíceis.

O mangá é todo preto e branco e a edição nacional é muito bem acabada, com uma folha agradável a leitura. Vale ressaltar que não é preciso ler o segundo volume se não quiser – o que eu duvido que aconteça, mas tudo bem -, pois a trama do primeiro se fecha e a sequência vem como um complemento e presente aos fãs, como o próprio autor ressalta nos agradecimentos.

Eu gostei enormemente da leitura e meu favorito foi, sem dúvidas o primeiro. Eu achei incrível a sutileza e leveza com que Murakami trabalhou algo tão triste e tão comum na vida da gente: a solidão.  No segundo eu já senti sentimentos diferentes, que também trouxeram coisas boas, mas apenas alguns detalhes como o fato de tudo se alinhar, acabou tirando levemente o brilho final. O que, sei muito bem, é uma particularidade do que me incomoda e que é uma obra que toca muitas pessoas por todas as qualidades que tem. E, de fato me tocou também.

Eu sou uma pessoa muito mais dos gatos, mas sempre tive cachorro na casa dos meus pais e o amor incondicional que eles doam sem pedir nada em troca é algo notável, bem como a lealdade com deus donos e as emoções que eles são capazes de passar com deus atos. Sendo assim, foi muito fácil me relacionar e ficar desejando poder ter um dog também (problemas de espaço por aqui que impossibilitam, mas quem sabe um dia né?).

Ganhador de diversos prêmios mundo à fora, esse mangá vem de forma despretensiosa, sutil, nos mostrar algo que está no nosso dia-a-dia, mas que muitas vezes deixamos passar, negligenciamos ou, no caso de algumas pessoas, tratam com indiferença: o amor puro que recebemos dos animais.

Sendo assim, se você gosta de ler mangás ou está procurando uma opção por onde começar, certamente O Cão Que Guarda as Estrelas é uma ótima pedida, além de certamente ser um título que vai tocar seu coração.

O CÃO QUE GUARDA AS ESTRELAS

Autor: Takashi Murakami

Tradução: Denis Kei Kimura

Editora: JBC

Ano de publicação: 2014

A história conta uma aventura vivida por dois companheiros, um simples senhor, sem dinheiro, emprego, ou família, e seu cachorro, que farão o possível para viver e sobreviver a sua “viagem” pelo interior do Japão. O grande diferencial da narrativa fica por conta do ponto de vista. Os acontecimentos são vistos sempre pelo olhar do cachorro, e a perspectiva canina dos fatos e seus sentimentos são os companheiros do leitor ao longo das páginas.

O OUTRO CÃO QUE GUARDA AS ESTRELAS

Autor: Takashi Murakami

Tradução: Denis Kei Kimura

Editora: JBC

Ano de publicação: 2015

Está mangá é continuação de “O Cão que guarda as estrelas”., publicado no Brasil pela Editora JBC em 2014.A obra rendeu ao seu autor uma série de prêmios e indicações, em diversos países, conquistando a vitória nas categorias “Livro de platina eleito pelos leitores” e “Livro para Chorar”, do “Da Vinci Book of the Year” de 2009, e sendo eleito pela “Great Graphic Novel For Teens” da “American Library Association” um dos dez melhores livros de 2013. No Brasil, o mangá foi indicado ao prêmio HQMix de melhor Edição Especial Estrangeira e melhor Publicação Infanto Juvenil.

É a criadora e autora do Resenhando Sonhos.
Gaúcha do interior do Rio Grande do Sul, hoje mora na capital Porto Alegre e quer conhecer o mundo.
Publicitária por formação, sonhadora por opção. É mal humorada e chata.