O Clã dos Magos – Trudi Canavan

O Clã dos Magos é o primeiro livro da trilogia Mago Nego de Trudi Canavan. A publicação é de 2012 pela editora Novo Conceito.

cladosmagos-recuperado

Sobre o Livro

Sonea é um jovem podre que vive nas favelas de Imardin junto com a maioria da população. Uma vez por ano eles sempre presenciavam o momento da purificação, que é quando o rei ordena ao Clã dos Magos que limpe a cidade dos pedintes e criminosos. Por causa disso e também por somente agirem dentro dos muros da cidade para as Casas do reino, os magos são visto com péssimos olhos.

Nesse dia, a garota está com vários jovens na praça central enquanto os magos se reúnem e, enquanto vários jogam pedras contra eles e tem suas tentativas repelidas pelos escudos ao redor dos magos, em um momento de imensa raiva, a pedra de Sonea ultrapassa a barreira e atinge Lord Fergun na cabeça.

Atordoados pelo fato ter acontecido, os magos perdem Sonea de vista e ela consegue escapar, porém uma procura incessante por ela começará. Entre o magos há a crença de que a magia só pode ser despertada por outro mago e, como as crianças da favela nunca são testadas, seria impossível que uma delas pudesse manifestar tal poder. Porém, de alguma forma, a magia de Sonea despertou e, se ela não aprender a controlar seus poderes rapidamente, esse dom pode não somente consumi-la, mas também destruir toda a cidade.


Minha Opinião

Fazia muito tempo que eu tinha vontade de iniciar essa trilogia, mas ela acabava sempre diminuindo por não ver as pessoas falando sobre e ver os livros sempre esquecidos. Também não consigo ligar muito a Novo Conceito à fantasia e, apesar de ter “lido” o livro através de um áudio book e não ter tido a experiência direta com a edição física, vejo o pessoal falando que há bastante erros nela.

Acho que a primeira coisa que já quero tirar do caminho é que essa é uma trilogia onde a coisa demora um pouco pra engrenar e que esse primeiro livro é imensamente inferior aos outros dois, principalmente o último. Como estou escrevendo essa resenha depois de ter lido os três, já posso sinalizar pra vocês que a coisa só melhora. Falo isso porque me deparei com vários leitores que desanimaram com o primeiro livro e ainda não seguiram em frente.

“Respirando fundo, Sonea olhou fixamente para o livro e desejou que se movesse. Nada aconteceu.”

whatsapp-image-2016-11-29-at-22-53-19

O Clã dos Magos é uma apresentação desse mundo, de Imardin, da nossa protagonista e da lógica política do reino. Porém, o que acaba prejudicando é a demorada e desnecessária atenção dada ao primeiro ato da história. A protagonista descobriu que possui um poder e é claro que os magos irão atrás dela, porém não precisávamos acompanhar essa brincadeira de gato e rato por tanto tempo.

50% do livro ou mais consiste em ela fugindo de um lado para o outro, mas eu enquanto leitora ficava apenas me perguntando porque não soava óbvio para ela, como soava para mim, que a escolha mais sábia era ela se entregar e aprender a controlar o poder que corria o risco de matar todo mundo ao seu redor? Mas Sonea simplesmente ia pulando de esconderijo em esconderijo.

Nesse primeiro livro ela se mostra uma menina corajosa, porém muito indecisa, e todo o drama desnecessário desse livro poderia ter sido facilmente condensado em poucas páginas, fazendo dessa trilogia uma duologia.

whatsapp-image-2016-11-29-at-22-53-25

Ai se você juntar essa enrolação com o fato de que há pouca profundidade na história, fica completamente justificável o fato de os leitores não darem continuidade a trama, principalmente porque os outros volumes são ainda maiores que esse. E, algo que me incomodou muito nesse livro foi a falta de sinônimos, o que é claramente um problema de tradução. As vezes a palavra favela é falada várias vezes na mesma frase ou parágrafo, deixando o texto extremamente pobre.

Meus personagens favoritos nesse livro são o Rothen e Dannyl, gosto muito do papel curioso e protetor do primeiro e da posição indiferente do segundo. Eles são personagens que crescerão muito nos livros, mesmo tendo suas posições mudadas ou fracionadas conforme a história caminha. Sonea só sobe no meu conceito no fim do segundo livro, porque ela ainda tem muito a crescer.

A trilogia do Mago Negro é uma fantasia com um mundo interessante de magos e culturas, mas que é pouco comentada por aqui. Com o primeiro livro sendo um pouco fraco é completamente compreensível, mas posso garantir pra vocês que a história melhorará bastante e se você encarar a leitura, o final virá a valer a pena.

thumb_livro

4estrelasb

O CLÃ DOS MAGOS

Autor: Trudi Canavan

Editora: Novo Conceito

Ano de publicação: 2012

Todos os anos, os magos de Imardin reúnem-se para purificar as ruas da cidade dos pedintes, criminosos e vagabundos. Mestres das disciplinas de magia, sabem que ninguém pode opor-se a eles. No entanto, seu escudo protetor não é tão impenetrável quanto acreditam.
Enquanto a multidão é expurgada da cidade, uma jovem garota de rua, furiosa com o tratamento dispensado pelas autoridades a sua família e amigos, atira uma pedra ao escudo protetor, colocando nisso toda a raiva que sente. Para o espanto de todos que testemunham a ação, a pedra atravessa sem dificuldades a barreira e deixa um dos mágicos inconsciente.
Trata-se de um ato inconcebível, e o maior medo da Clã de repente se concretiza: uma maga não treinada está à solta pelas ruas. Ela deve ser encontrada, e rápido, antes que seus poderes fiquem fora de controle e destruam a todos.

É a criadora e autora do Resenhando Sonhos. Gaúcha do interior do Rio Grande do Sul, hoje mora na capital Porto Alegre e quer conhecer o mundo. Publicitária por formação, sonhadora por opção. É mal humorada e chata.
  • Lili Aragão

    Oi Tamirez, ainda não tinha ouvido falar desse livro e achei o resumo bem interessante, mas as falhas que você foi apontando ao longo da resenha me fizeram ficar com um pé atrás pra ele, erros de português geralmente arrastam a leitura pois temos que ler umas duas vezes o mesmo parágrafo ou frase e quando isso é inserido em um livro onde a história demora a se desenvolver me deixa preocupada, soma-se isso a um livro com mais de 400 páginas e acabei não conseguindo decidir se procuro pra ler ou não (vou procurar saber mais sobre os próximos livros e esperar vc lançar suas resenhas aqui pra decidir).

    P.S: Nunca fiz uso de um áudio book, é interessante?

  • Marta Izabel

    Oi, Tamirez!!
    Acho que ouvi falar a muito tempo dessa trilogia só que na época ela não despertou minha atenção. Agora que li com calma a sua resenha vi que esses livros valem a pena ler!! Sei que é bem chato quando na história tem muita embromação e nós como leitores muitas vezes nos sentimos desmotivados a seguir em frete mais às vezes somos recompensados por tanta enrolação e pelo que li na sua resenha os outros dois livros são muito melhores!!
    Beijos

  • Alison de Jesus

    Olá,tendo lido toda a trilogia posso dizer que FICA MUITO MELHOR nos próximos volumes,principalmente no segundo (no qual somos apresentados ao mundo na universidade dos magos).O livro aborda a magia mas de uma forma um pouco mais adulta e realista fato que o torna menos cativante ao público que busca tramas excepcionalmente surreais. Beijos.

  • Gislaine Lopes

    Oi Tamirez,
    Esta trilogia, realmente, é pouco comentada. Nunca me interessei por ela, mas o que posso dizer é que sendo fantasia, sempre espero mais. Gosto do fato de termos uma protagonista que se mostra forte já no primeiro livro, mas me incomoda ter uma história onde vou demorar para me envolver. Claro que isto não é muito diferente do que acontece em outras trilogias ou séries. Assim como alguns fatos que e chamaram atenção. A garota pobre que descobre que tem poderes (que não deveria ter) e foge é algo que já vi em outros livros, mas espero que a autora busque outros caminhos para desenvolver esta história.
    Por enquanto, não pretendo realizar a leitura desta trilogia, mas gostei de ler sua resenha, pois pude tirar da cabeça que os livros não são bons por não terem muitas recomendações!!

  • Lara Caroline

    Oi Tamirez, tudo bem?
    Nunca tinha ouvido falar dessa trilogia, e confesso que me interessei bem pouco lendo o resumo do livro. Depois que você falou que os outros livros ficam melhores, fiquei um pouco mais curiosa. Espero em breve poder conferir e ver o que eu vou achar dessa trilogia.
    Beijos

  • Bruna Prata

    Nunca vi ninguém comentar sobre essa trilogia, apesar de já ter ouvido falar dela. Meu desejo por ler coisas fantasiosas demais está bem morno, apesar de ter interesse em realizar a leitura.

  • Daiele

    Oi Tami, eu nao entendi direito Sonea é um padre?! hehehe
    Eu nao imaginava que seria essa a premissa desse livro. Eu vi muita gente comprando essa trilogia a mais ou menos um ano em varias promoções que rolaram por ai, mas nunca ouvi ngm falando sobre e tbm nunca fui atras, mas tinha um pensamento diferente da historia. Apesar da sinopse nao me chamar a atenção, gostei de saber que a historia vai melhorando gradativamente, isso deixa um pouquinho de entusiasmo para quem sabe ler futuramente…

  • cristiane dornelas

    Eu gostei muito dessa trilogia quando li. O primeiro é morno, mas os outros eu devorei e ainda queria mais! Nossa, como foi boa. As coisas que mudaram, personagens que odiava e depois amei e senti falta…uma fantasia muito boa e que vale a pena dar uma chance. É muito legal. Mas tem que ter um pouco de coragem porque são livros bem grandes xD

  • Gabriela Souza

    Nunca ouvi falar sobre essa trilogia, mas ela parece ser muito boa. Fico com um pouco de receio já que como tu mesmo disse, o primeiro livro é meio “enrolado”, e por ter uma escrita pobre. Mas eu amo livros de fantasia, principalmente quando envolve poderes mágicos. Beijos

  • Já vi esse livro por aí mas é, realmente são poucas as pessoas que falam sobre ele.
    Fiquei em dúvida se eu quero ou não ler ele, eu adoro livros de fantasia mas esse parece ter aquele clichê de O Escolhido e ainda por cima não fui com a cara da protagonista hahaha
    Mas apesar dos pontos negativos que você citou, como disse que os próximos livros vão ser melhores até penso em dar uma chace para O Clã dos Magos.

  • Naiara Fidelis

    Apesar dos pontos negativos, ainda tenho vontade de ler esta trilogia, para tirar minhas próprias conclusões.