O Dia do Gaúcho e a Vergonha Alheia

Eu sou dessas Gaúchas que tem orgulho de ter nascido aqui no Sul. É algo engraçado e só quem é daqui ou conhece esse nosso povo que pode entender. O Rio Grande do Sul era pra ser apenas mais um estado da Nação Brasileira, mas não é. É difícil achar alguém nascido aqui que não encha o peito de orgulho quando for falar da sua terra. Nós somos realmente um povo diferente. Aqui as pessoas são bairristas, gentis e felizes, também temos aquela história, graças a Gisele Bündchen e as dezenas de Miss Brasil gaúchas de somos a terra das mulheres bonitas. Há também algumas piadinhas maldosas do pessoal mais de cima, mas não damos muita bola ~étudoinveja.

Posso falar por horas o porque eu gosto do meu estado e da minha cultura, mas vou deixar pro ano que vem, já que em 2014 a grande protagonista da festa dos gaúchos foi a Pepsi, que deu a maior ratiada já vista nessa nossa comemoração. Sabe quando você quer fazer uma flor e o que sai é um escorpião? Pois é!

Para quem não está ciente, o 20 de setembro é a data correta da comemoração, que é um feriado no estado, e esse ano caiu no sábado, portanto, sem feriadinho para furar a semana. A Pepsi que é uma marca mundial e bem posicionada no mercado foi fazer uma gracinha e errou a data da comemoração, além de alegar que sexta tinha sido feriado por aqui.

pepsi-2

Não preciso dizer que todo mundo caiu matando em cima né?

Eu, sendo publicitária, quando algo assim acontece, sempre bate aquela vergonha alheia. Como uma marca como a Pepsi deixa algo assim acontecer? Como a assessoria de imprensa, a agência de publicidade, o departamento de marketing e comunicação não viram o erro? Enfim, a marca se retratou no fim do dia, mas a piada já estava feita.

A Fruki, que é uma marca gaúcha aproveitou a onda e respondeu. Aliás, essa imagem começou a rodar a internet de forma espontânea e não achei nenhuma página da marca com ela, então não há como saber se foi realmente a equipe oficial da Fruki, ou algum espertinho que fez, e acabou fazendo a marca gaúcha cair nas graças do povo.

fruki

Se não foi a comunicação oficial da Fruki, acho que a marca deveria achar o autor e recompensa-lo com refrigerante grátis para o resto da vida, porque realmente o cara mereceu pela sacada (:

É a criadora e autora do Resenhando Sonhos.
Gaúcha do interior do Rio Grande do Sul, hoje mora na capital Porto Alegre e quer conhecer o mundo.
Publicitária por formação, sonhadora por opção. É mal humorada e chata.