O Fantástico Alfabeto Lovecraft – Greg Murphy & Jason Ciaramella

O Fantástico Alfabeto Lovecraft de Greg Murphy e Jason Ciaramella é o primeiro lançamento do novo selo da Darkside Books, o Caveirinha.

Howard Phillips Lovecraft, considerado um dos mestres do terror e revolucionário dentro do gênero ao introduzir suas peculiares criaturas, está agora ao alcance dos pequeninos leitores. Como estreia do selo da editora que foca nas crianças, O Fantástico Alfabeto Lovecraft tem como intenção apresentar cada uma das letras de uma forma diferente.

Usando as criaturas, elementos ou locais, a mitologia de H. P. ganha uma nova vida e um novo tom. Saem os seres tenebrosos e assustadores para dar lugar a criaturinhas coloridas e divertidas que certamente tem tudo pra pontuar uma nova geração.

Pros pais que são fã do autor, digo que uma edição dessas deve ser uma prato cheio, pois se torna possível despertar o interesse da criança desde muito cedo nas obras do autor com essa “releitura” fofa de suas criações. Veja que até mesmo o temível e inexplicável Cthulhu ganhou um ar bonitinho pra encantar os pequenos.

A adaptação de contexto e ilustrações foram feitas por Greg Murphy e Jason Ciaramella, dando um ar diferente aos temíveis personagens, e proporcionando que olhemos pra eles de uma forma diferente. Eu, por exemplo, tive uma tímido contato com o autor até o momento, mas depois de ter lido esse livro, talvez olhe pra suas histórias com menos temor, comparando sua descrição mais amedrontadora com o trabalho desenvolvido aqui.

Eu tenho poucas lembranças dos meus livros da infância e sinto que falta um pedacinho da minha jornada de leitora. Essa é uma daquelas edições, junto com tantos outros livros que já marcaram o imaginário infantil, que vale a pena guardar e carregar ao longo da vida, como uma boa lembrança do jeito diferente que se conheceu as letras.

O selo Caveirinha trará bordas arredondadas para não machucar as crianças e a proposta de desmistificar o terror até que ele se torne algo usual e desperte, depois de maiores, a vontade de mergulhar ainda mais no mundo dos livros.

Tendo em vista isso, confesso que senti falta de um pequeno textinho explicando as referências e a origem do material. Compreendo que uma criança que esteja aprendendo ainda as letras não vá ler, mas considero importante, até para essa lembrança posterior que incitaria certamente a conhecer a obra real de Lovecraft.

De todo modo, acho que a editora começou com o pé direito com esse lançamento junto com as edições de Medo Clássico do autor. Assim, pra quem tem filhos, dá pra agradar aos grandes e aos pequenos em uma ida a livraria!

O FANTÁSTICO ALFABETO LOVECRAFT

Autor: Greg Murphy e Jason Ciaramella

Editora: Darkside

Ano de publicação: 2017

Abra espaço nas prateleiras mais baixas da sua estante para O Fantástico Alfabeto Lovecraft, o primeiro livro da Caveirinha, a linha infantil da DarkSide® Books. O selo Caveirinha vai ajudar os pequenos a darem seus primeiros passos no mundo mágico da fantasia e da imaginação. Afinal de contas, não é do berço que a gente aprende a amar os livros? Agora você pode acalmar seus anjinhos endiabrados com histórias e fábulas cheias de atitude.
Para os mais crescidinhos que já se encantaram e se tornaram leitores fiéis da DarkSide®, fica a certeza: a Caveirinha puxou a editora mãe. Livros em capa dura com bordas arredondadas para não machucar os pequenos, histórias pra todo o sempre e ilustrações de outro mundo. Tudo feito com muita qualidade e carinho de fã para um futuro fã. Prepare-se para mergulhar no imaginário universal do mestre com tiaras misteriosas, criaturas do mar e monstros com cabeça de polvo e asas de dragão, tudo em um único livro carinhosamente planejado por uma dupla tão fã de Lovecraft quanto os baixinhos serão um dia.

É a criadora e autora do Resenhando Sonhos.
Gaúcha do interior do Rio Grande do Sul, hoje mora na capital Porto Alegre e quer conhecer o mundo.
Publicitária por formação, sonhadora por opção. É mal humorada e chata.

  • Olá! Cheguei aqui por meio do RT da DarkSide e gostei bastante da sua resenha. Bastante informativa, bem ilustrada e me trouxe tudo o que eu queria saber. Abraços!

  • Camila Rezende

    Olá Tamirez,
    Não sabia que a DarkSide começou a lançar livros infantis. Achei legal a ideia.
    Eu queria que eles tivessem esse tipo de livro quando eu era criança, talvez eu não teria medo de estórias de terror

  • Natália Costa

    Que livro fofo! Quando vi o lançamento deste livro e do selo achei uma ideia genial!
    Não sabia que era apenas as letras do alfabeto, sem alguma história. Mas talvez assim atraia mais as crianças menores.
    As ilustrações são lindas!!!!

  • Pamela Liu

    Oi Tami.
    Adorei essa edição! Achei tão fofo!
    Esse livro deve ser ótimo para os pequenos, com as ilustrações fofas e super coloridas. Para os fãs do autor deve ser diferente ver as criaturas de Lovecraft retratados dessa forma nada assustadora rs
    Já quero um exemplar pra mim.
    Beijos

  • Patrini Viero Ferreira

    Adoro a Darkside e todas as ideias inovadoras que eles trazem para o universo literário brasileiro. Como sou apaixonada pelo terror como gênero literário, é impossível não conhecer Lovecraft, e conhecendo-o fica ainda mais incrível o trabalho de designer que o livro possui. A edição é realmente caprichada e a ideia é maravilhosa, uma vez que essa releitura abre as possibilidade não apenas para o conhecimento das letras, mas, como tu mesma disse, para trazer o gênero terror para mais perto também dos pequenos, mesmo que de um jeito fofo.

  • rudynalvacorreiasoares

    Tamirez!
    Pois já eu tenho tantas lembranças dos meus livros na infância e gostaria de ter tido um desses, falando sobre as histórias do Lovecraft de quem sou bem fã.
    Achei que a forma lúdica como o livro foi elaborado, com toda certeza atrairá o público mais infantil.
    Um carnaval de alegria e moderação e bom final de semana!
    “Quer você acredite que consiga fazer uma coisa ou não, você está certo.” (Henry Ford)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA FEVEREIRO: 3 livros + vários kits, 5 ganhadores, participem!
    BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!