O Livro do Bem: Gratidão – Ariane Freitas & Jessica Grecco

O Livro do Bem – Gratidão, das autoras Ariane Freitas & Jessica Grecco, é mais um fruto do projeto Indiretas do Bem. A publicação é da editora Gutenberg em 2018.

Há um tempo eu estava assistindo a um vídeo de um canal que eu acompanhava e vi as pessoas em questão comentando o quanto somos reclamões e a necessidade de policiar esse hábito para que tenhamos uma vida mais feliz. Num primeiro momento eu até achei bobagem, mas logo me dei por conta da quantidade de negatividade que nos cerca toda vez que passamos a ver somente as coisas negativas e que geram as reclamações.

O segredo, então, para uma vida mais saudável reside, entre inúmeras coisas, em focas nas coisas positivas e, sim, ser grato. Porque, no fim do dia, nós já temos muitas coisas, já conquistamos muito e esquecemos de dar a atenção devida a isso na ânsia de conseguir mais e mais.

Focado com o propósito de ressaltar esse lado mais positivo, esse livro vem como uma não ficção em um volume interativo, nos proporcionar reflexão sobre o assunto e sobre como olhamos nossa vida em vários aspectos. E ai, levando em consideração a historinha que contei pra vocês, foi a conexão do meu pensamento com a proposta que fez com que eu me interessasse por ter essa interação.

Desde escrever uma carta para a minha pessoa do futuro, listas coisas que sou grata, pequenas situações que me arrancaram sorrisos, coisas boas que andei fazendo, a se confrontar com aquilo que pode melhorar são exemplos das “atividades que você pode encontrar no volume.

Confesso que não sou uma grande entusiasta ou consumidora desse estilo de livro, porém tenho tentado me abrir mais a ser mais honesta comigo mesma, da forma como tento ser com as pessoas. Se em privado você não consegue expressar com sinceridade e refletir sobre os aspectos em questão, algo pode estar errado e, portanto, o livro não serve apena como uma descontração, mas como uma forma de você se conhecer melhor e aprender a identificar coisas em si.

E acho que é o mais legal né? Poder pensar um pouquinho enquanto se diverte tendo uma boa interação com as propostas das páginas, que está com uma diagramação muito bonita e que intercalam atividades com frases marcantes, e pequenos textos reflexivos. Queria até arrancar algumas das páginas pra emoldurar, mas por enquanto to me segurando. Porém, levando em consideração que a experiência com o livro pode se estender na própria interação, não seria algo a se conter, certo?

E, claro, além de um exercício particular, também é uma boa dica de presente para qualquer pessoa, do melhor amigo, familiar, a aquele que você não conhece tanto assim, pois é uma edição super fofa que possui um conteúdo bem legal.

Então, caso esse estilo de livro e proposta interesse a você, fica aqui uma dica a ser conferida. Acho que dentre os livros que tem essa mesma proposta de interatividade, esse é um dos poucos que tem um objetivo mais profundo e que consegue fazer isso de forma bonitinha e humorada.

O LIVRO DO BEM – GRATIDÃO

Autor: Ariane Freitas & Jessica Grecco

Editora: Gutemberg

Ano de publicação: 2018

Este é um livro especial, porque é sobre uma prática que vai mudar sua vida: a gratidão. É oportunidade de aprender a se conectar melhor com o mundo exterior e desenvolver sua atenção e sua respiração para que sua vida se torne mais leve. É, também, a chance de olhar com mais carinho para os momentos da sua vida e perceber o quanto ela é incrível – ainda que você, muitas vezes, deixe isso passar batido.
Este é um livro sobre tudo o que você sente e como reage a cada acontecimento vivido. E ele só estará pronto quando você preenchê-lo com sua rotina e as suas verdades. Será que você tem vivenciado a gratidão – não a palavra bonita, conhecida e adorada por tantas pessoas –, o sentimento real? Venha descobrir com a gente!

É a criadora e autora do Resenhando Sonhos.
Gaúcha do interior do Rio Grande do Sul, hoje mora na capital Porto Alegre e quer conhecer o mundo.
Publicitária por formação, sonhadora por opção. É mal humorada e chata.