O Mistério dos Cavalos Alados – Megan Sheperd

O Mistério dos Cavalos Alados é da autora Megan Sheperd e foi trazido ao Brasil em 2017 pela Plataforma 21.

Sobre o Livro

Emmaline vive no Hospital Briar Hill, às margens da guerra junto com outras crianças e jovens. Ela sofre de algo que chama de “águas-paradas” e além de sua melhor amiga Anna, de 16 anos e também uma paciente, tem apenas as memórias de sua família. Mas, mesmo em condições adversas, há algo especial nesse local. Toda vez que a menina olha para um espelho ou para uma superfície reflexiva, ela vê cavalos alados.

A garota já parou de falar sobre o assunto pois sabe que ninguém acredita nela e acham que isso pode ser inclusive um sintoma de sua condição, mas Emmaline tem certeza que há algo mágico acontecendo. É quando passa das delimitações do hospital que ela tem sua confirmação: há um grande e branco cavalo alado no mundo real, porém há algo de errado.

Ele está machucado e passa a ser sua função protegê-lo da ameaça que virá atrás dele pelos espelhos. Mas será que essa garotinha frágil e doente, está apta para a missão?


Minha Opinião

O que me chamou a atenção para esse livro foi o título e, apesar de eu ter ido fazer a leitura de forma despretensiosa, encontrei aqui uma bela surpresa. Eu sequer sabia que o livro tinha alguma relação com a guerra, e certamente isso rendeu ainda mais pontos nessa leitura.

Apesar da temática presente, o foco está em como a coisa acontece nesse local. O Hospital Briar Hill foi montado as pressas para atender à crianças e antes era a casa de alguém que fugiu do conflito. Lá, somente com pacientes jovens, é a Irmã Constance quem tenta manter tudo em ordem. Sabemos que a guerra está a espreita, que há bombardeios, mas a realidade em que Emma vive está entre os espelhos.

“E essa coisa… Esse líquido, essa doença… Não poderia sem mais profunda.”

Emmaline é uma personagem singular. Ela é uma criança com sonhos e imaginação, mas não fica perdida somente nisso. Acreditamos fielmente que aquilo é real porque ela acredita, mesmo sendo desacreditada nos olhos alheios. Ela não é boba ou ingênua de forma crua, há também uma certa malícia que lhe da mais camadas. Além é claro de sabermos o tempo todo que ela está doente e que o que ela chama de “águas-paradas”, é provavelmente uma das muitas doenças que assolou as pessoas nessa época.

Ela sente muito, o tempo inteiro. É uma garota cheia de sentimentos e sensações. Sua cabeça está sempre cheia de pensamentos e mistérios. É muito bacana acompanhar seu desenvolvimento e, mais ao fim do livro, descobrir seus segredos. Anna é seu porto seguro, e a adolescente até dá a entender que acredita no que a menina vê, mas será que nós acreditamos? Há um suspense no ar o tempo todo que instiga o leitor a descobrir mais. Estamos lidando com a imaginação de uma criança ou com um mundo mágico?

A proposta e escrita de Megan Sheperd é lúdica e muito fácil de se ler. O livro apresenta capítulos curtos e a edição da Plataforma 21 está super bonitinha além de ter essa capa fofa que tem tudo a ver com a história. Em sua descrição ele é posto ao lado de A princesinha e O jardim secreto, outros títulos que também brincam com temáticas de infância e realismo mágico.

“Eu sou um monstro porque tenho algo a mais. Mágoa demais. Raiva demais.”

Não posso ir muito além sobre a história porque não quero entregar nada além da trama inicial e da ambientação e realmente vale a pena aproveitar a beleza da narrativa e o apego que vamos desenvolver por Emmaline e por seus amigo alados. Essa é uma trama também sobre amizade, família, compaixão e confiança, e tenho certeza que esse livro vai tocar seu coração.

O Mistério dos Cavalos Alados proporciona ao leitor uma série de questionamentos, e ao mesmo tempo o encantamento por essa garota e pelo sentimento de espanto e pertencimento que ela tem junto com esses seres irreais. É uma história mágica do início ao fim, que vai nos fazer duvidar do que é ou não possível em uma realidade tão dura quanto a que Emmaline está vivendo. Uma boa pedida pra quem curtiu A Guerra Que Salvou a Minha Vida ou gosta de tramas lúdicas e sensíveis.

O MISTÉRIO DOS CAVALOS ALADOS

Autor: Megan Sheperd

Editora: Plataforma 21

Ano de publicação: 2017

Nosso mundo tem cores. Você só precisa saber onde procurar.
Existem cavalos alados nos espelhos do Hospital Briar Hill – esses espelhos refletem os elegantes quartos que já pertenceram a uma princesa, mas que agora são o lar de crianças doentes. Somente Emmaline pode enxergá-los. Este é o seu segredo.
Certa manhã, a menina escala o muro dos jardins abandonados do hospital e descobre algo incrível: um cavalo branco com a asa quebrada que deixou o mundo dos espelhos e invadiu a realidade.
Esse cavalo branco – uma égua chamada Lume de Luar – está se escondendo de uma força sombria e sinistra: o Corcel Negro. Para Emmaline mantê-lo longe de sua nova amiga, ela precisa rodear Lume de Luar com tesouros de tons brilhantes. Mas como a menina encontrará cor em um mundo tão cinzento?

É a criadora e autora do Resenhando Sonhos.
Gaúcha do interior do Rio Grande do Sul, hoje mora na capital Porto Alegre e quer conhecer o mundo.
Publicitária por formação, sonhadora por opção. É mal humorada e chata.