O Mistério dos Cavalos Alados – Megan Sheperd

O Mistério dos Cavalos Alados é da autora Megan Sheperd e foi trazido ao Brasil em 2017 pela Plataforma 21.

Sobre o Livro

Emmaline vive no Hospital Briar Hill, às margens da guerra junto com outras crianças e jovens. Ela sofre de algo que chama de “águas-paradas” e além de sua melhor amiga Anna, de 16 anos e também uma paciente, tem apenas as memórias de sua família. Mas, mesmo em condições adversas, há algo especial nesse local. Toda vez que a menina olha para um espelho ou para uma superfície reflexiva, ela vê cavalos alados.

A garota já parou de falar sobre o assunto pois sabe que ninguém acredita nela e acham que isso pode ser inclusive um sintoma de sua condição, mas Emmaline tem certeza que há algo mágico acontecendo. É quando passa das delimitações do hospital que ela tem sua confirmação: há um grande e branco cavalo alado no mundo real, porém há algo de errado.

Ele está machucado e passa a ser sua função protegê-lo da ameaça que virá atrás dele pelos espelhos. Mas será que essa garotinha frágil e doente, está apta para a missão?


Minha Opinião

O que me chamou a atenção para esse livro foi o título e, apesar de eu ter ido fazer a leitura de forma despretensiosa, encontrei aqui uma bela surpresa. Eu sequer sabia que o livro tinha alguma relação com a guerra, e certamente isso rendeu ainda mais pontos nessa leitura.

Apesar da temática presente, o foco está em como a coisa acontece nesse local. O Hospital Briar Hill foi montado as pressas para atender à crianças e antes era a casa de alguém que fugiu do conflito. Lá, somente com pacientes jovens, é a Irmã Constance quem tenta manter tudo em ordem. Sabemos que a guerra está a espreita, que há bombardeios, mas a realidade em que Emma vive está entre os espelhos.

“E essa coisa… Esse líquido, essa doença… Não poderia sem mais profunda.”

Emmaline é uma personagem singular. Ela é uma criança com sonhos e imaginação, mas não fica perdida somente nisso. Acreditamos fielmente que aquilo é real porque ela acredita, mesmo sendo desacreditada nos olhos alheios. Ela não é boba ou ingênua de forma crua, há também uma certa malícia que lhe da mais camadas. Além é claro de sabermos o tempo todo que ela está doente e que o que ela chama de “águas-paradas”, é provavelmente uma das muitas doenças que assolou as pessoas nessa época.

Ela sente muito, o tempo inteiro. É uma garota cheia de sentimentos e sensações. Sua cabeça está sempre cheia de pensamentos e mistérios. É muito bacana acompanhar seu desenvolvimento e, mais ao fim do livro, descobrir seus segredos. Anna é seu porto seguro, e a adolescente até dá a entender que acredita no que a menina vê, mas será que nós acreditamos? Há um suspense no ar o tempo todo que instiga o leitor a descobrir mais. Estamos lidando com a imaginação de uma criança ou com um mundo mágico?

A proposta e escrita de Megan Sheperd é lúdica e muito fácil de se ler. O livro apresenta capítulos curtos e a edição da Plataforma 21 está super bonitinha além de ter essa capa fofa que tem tudo a ver com a história. Em sua descrição ele é posto ao lado de A princesinha e O jardim secreto, outros títulos que também brincam com temáticas de infância e realismo mágico.

“Eu sou um monstro porque tenho algo a mais. Mágoa demais. Raiva demais.”

Não posso ir muito além sobre a história porque não quero entregar nada além da trama inicial e da ambientação e realmente vale a pena aproveitar a beleza da narrativa e o apego que vamos desenvolver por Emmaline e por seus amigo alados. Essa é uma trama também sobre amizade, família, compaixão e confiança, e tenho certeza que esse livro vai tocar seu coração.

O Mistério dos Cavalos Alados proporciona ao leitor uma série de questionamentos, e ao mesmo tempo o encantamento por essa garota e pelo sentimento de espanto e pertencimento que ela tem junto com esses seres irreais. É uma história mágica do início ao fim, que vai nos fazer duvidar do que é ou não possível em uma realidade tão dura quanto a que Emmaline está vivendo. Uma boa pedida pra quem curtiu A Guerra Que Salvou a Minha Vida ou gosta de tramas lúdicas e sensíveis.

O MISTÉRIO DOS CAVALOS ALADOS

Autor: Megan Sheperd

Editora: Plataforma 21

Ano de publicação: 2017

Nosso mundo tem cores. Você só precisa saber onde procurar.
Existem cavalos alados nos espelhos do Hospital Briar Hill – esses espelhos refletem os elegantes quartos que já pertenceram a uma princesa, mas que agora são o lar de crianças doentes. Somente Emmaline pode enxergá-los. Este é o seu segredo.
Certa manhã, a menina escala o muro dos jardins abandonados do hospital e descobre algo incrível: um cavalo branco com a asa quebrada que deixou o mundo dos espelhos e invadiu a realidade.
Esse cavalo branco – uma égua chamada Lume de Luar – está se escondendo de uma força sombria e sinistra: o Corcel Negro. Para Emmaline mantê-lo longe de sua nova amiga, ela precisa rodear Lume de Luar com tesouros de tons brilhantes. Mas como a menina encontrará cor em um mundo tão cinzento?

É a criadora e autora do Resenhando Sonhos. Gaúcha do interior do Rio Grande do Sul, hoje mora na capital Porto Alegre e quer conhecer o mundo. Publicitária por formação, sonhadora por opção. É mal humorada e chata.
  • Lili Aragão

    Oi Tamirez, acho que sensível parece ser a palavra chave pra essa história, curti o resumo e a resenha dela, tudo me pareceu bem mágico e fiquei interessada em conhecer mais dessa história. A capa tá mesmo linda e mesmo a história se passando num período tão sombrio, tem luz e uma protagonista que me ganhou só lendo o que você postou. Curti e anotei a dica ;)

  • Natalí Marques

    Olá!
    Estou muito animada pra ler esse livro. parece ser muito legal e trazer uma mensagem super bonita.
    A capa é linda demais! Suas fotos só reforçaram a beleza do livro ahhaha
    Queria aprender a tirar fotos assim, sou super sem criatividade pra isso hahaha
    Mas espero gostar do livro também, parece ser muito bom (:

  • Carol

    Olá! Pela sinopse do livro jamais leria, passa a impressäo de ser um livro bem infantil, mas pela sua resenha fiquei com a sensacäo que na verdade é um livro sensível, que pode agradar adultos tbm :)

  • rudynalvacorreiasoares

    Tamirez!
    Bom ver que o livro é um amorzinho.
    Achei a história bem elaborada e bem sensível, porque além da fantasia, da para perceber que a protagonista tem a sensibilidade aguçada e mesmo ingênua, tenta fazer o que é o melhor.
    E a dúvida em relação ao significado das visões dos cavalos alados é bem intrigante, né?
    Quero poder ler.
    cheirinhos
    Rudy

  • Natália Costa

    Ai que fofinho, amorzinho e tudo o mais! Quero muito ler este livro <3
    Adorei a resenha e conhecer esta história, principalmente pelo fato de não ser um livro que eu compraria sem ter visto resenha! Só espero não ter um final ruim com uma explicação +/- ou final triste demais…hahaha
    Beijosss

  • Manu Cardoso

    Vi o vídeo e agora vim conferir a resenha escrita! O livro parece mesmo ser um amorzinho!
    Tenho dado mais chance as fantasias e fiquei com vontade de ler O Mistério dos Cavalos Alados.
    Fiquei curiosa com a explicação, mas se você gostou deve ser boa! =)
    Bjs

  • Rafaela Saturnino

    Eu já vi algumas pessoas elogiando bastante esse livro, e tenho bastante vontade de ler ele. Eu gosto de livros que se passam durante a guerra, ainda mais com a história sendo contada através de uma criança, então já sei que vou me emocionar. E fiquei curiosa pra saber se o que a Emmaline é real mesmo ou não. Esse livro parece ser realmente muito bom, e já está na minha listinha :)

    Beijos!

  • Lana Silva

    Esta e a primeira resenha que leio a respeito deste livro, e antes já era apaixonada por esta capa, agora estou completamente envolvida por está estória, e a primeira vez que vejo uma autora trabalhar o lúdico de maneira tão bem desenvolvida e cativante. Quero acompanhar a estória desta garota e desvendar todo este mistério em torno dos cavalos, acredito que irei me surpreender tanto quanto você durante esta leitura.

    Participe do TOP COMENTARISTA de Julho, para participar e concorrer aos livros “O Casal que mora ao lado” e “Paris para um e outros contos”.
    http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/

  • Micheli Pegoraro

    Adoro a capa desse livro Tamirez, é um encanto *-*
    Amo livros que abordam o cenário cruel da guerra através da perspectiva de uma criança, são histórias tão belas e tocantes, com uma carga reflexiva profunda.
    Quero muito ler essa história mágica e pura, a Emmaline é uma garotinha bem intrigante e encantadora, uma personagem cheia de luz e bondade. Fiquei curiosa para conhecer a sua história e saber se o que ela vê é real ou fruto da sua imaginação.
    Beijos

  • Camila Rezende

    Gostei da sinopse e do nome do livro, mas o que mais me chamou atenção foi a capa. Fiquei curiosa pra ler depois da sua resenha, gosto de livros que mostra assuntos sérios na visão de crianças.

  • Gabriela Souza

    Oi, Tami! Eu adorei a proposta do livro! Quando vi ele em um dos teus vídeos fui correndo no Skoob (confesso que fiz isso pq amei a capa hahah) e de cara já fiquei super ansiosa para ler! A história parece ser bem gostosinha e mágica. Beijoss