O Silêncio das Águas – Brittainy C. Cherry

O Silêncio das Águas é um romance da autora Brittainy C. Cherry, publicado em 2017 pela editora Record.

SOBRE O LIVRO

Meggie é uma garotinha de seis anos que pela primeira vez está deixando sua casa para morar com uma família de verdade. Sua mãe faleceu quando ela ainda era muito pequena, ela já teve muitas “mamães” mas é a primeira vez que ela terá também dois irmãos. E, dessa vez, seu pai jurou que seria para sempre.

“As batidas do seu coração fazem o mundo continuar girando.”

Os anos vão passando, e aos dez anos de idade Maggie May é a criança mais feliz e mais tagarela desse mundo. Vive rodopiando e cantando por todos os lados e é incondicionalmente apaixonada pelo melhor amigo de seu irmão, Brooks. Com quem ela jura que irá se casar em breve.

Na véspera de “seu casamento” (de mentira, claro) ela pede a Brooks para encontrá-la no seu lugar favorito na floresta com a melhor gravata que ele tiver para ensaiarem seus votos. No entanto, Brooks acaba se atrasando, dando a Meggie a ideia de que ele não iria.  Cansada e completamente triste por esperar “em vão”, sabendo que ela não deveria estar na rua quando as luzes da rua se acendem, ela decide voltar para casa. O que seria algo simples acaba se tornando seu pior pesadelo. Meggie se perde e tomada pelo pânico terá sua vida completamente mudada após ser vítima de seu pior trauma.


MINHA OPINIÃO

Narrado em primeira pessoa, vamos acompanhar na primeira parte do livro toda a infância da Meggie e de como sua vida era tão feliz até o mal acontecer. Em um segundo momento, a vida de Meggie May já mudou totalmente e temos uma narrativa se alternando entre ela e Brooks. E por fim, já se passaram muitos anos e nossa protagonista ainda luta com os fantasmas do passado. Brittainy tem uma escrita fluida e de maneira tão poética, que se você usa post it, vai com certeza gastar muitos facilmente.

Não foi difícil me apegar aos personagens, sentir o que eles sentiam e me imaginar vivendo o que viviam. É doloroso ver como um trauma não afeta só quem passa por ele, mas todos que estão à sua volta. A medida que os ataques de pânico aconteciam a família da Meggie ia se desfazendo e ficava cada vez mais difícil sair daquele buraco.

O tempo inteiro nós sabemos o que aconteceu com a Meggie na floresta, e confesso que diversas vezes deu uma vontade de sacudi-la para que ela contasse com suas palavras. Porém, como para ela foi um trauma tão grande, que acabou roubando a sua fala, e mesmo que às vezes ela queira, simplesmente não consegue dialogar sobre a situação. Apesar disso, ela é feliz e sonha que um dia todo esse pesadelo vai acabar e ela vai poder realizar todos os seus desejos.

Meggie me fez amar esse livro, me ensinando que não importa a maneira como você vai lidar com um trauma, desde que faça isso. Que mesmo você tendo seus problemas, você ainda pode sorrir e lutar por aquilo que sonha, mesmo sendo muito difícil. E por fim, que você pode cair, mas não esqueça de levantar e tentar de novo.

“…Todo mundo tem um lado negro, seus próprios demônios, que são mantidos acorrentados quase todos os dias. Os demônios que sussurravam mentiras nos ouvidos das pessoas, enchendo-as de medo e dúvida, levando-as a fazer coisas ruins. Nosso principal objetivo era encontrá-lo, permitindo que ele só espiasse pela fresta do armário. Ele só conseguia assumir o controle da mente de uma pessoa se ela o liberasse, se ela permitisse que ele entrasse no seu coração. ”

Sempre gostei muito de Brittainy, ela tem um toque todo especial em suas histórias que te deixam emocionada em pouco tempo. Porém nesta história em especial, a autora colocou um pouquinho dela na nossa protagonista, nos deixando muito mais sensíveis ao que ela queria nos dizer do que em seus outros livros.

Essa história é bem mais que um romance bobo e clichê como muitos gostam de dizer. Para quem já teve algum tipo de trauma na vida, com certeza poderá se identificar e até encontrar forças para lutar contra isso. E se você acredita no amor, seja ele familiar ou de amantes, a mensagem deste livro é para você.

O SILÊNCIO DAS ÁGUAS

Autor: Brittainy C. Cherry

Editora: Record

Ano de publicação: 2017

Da autora de O ar que ele respira e A chama dentro de nós, uma história de amor que precisará vencer todos os obstáculos.
Quando a pequena Maggie May presencia uma cena terrível à margem de um rio, sua vida muda por completo. A menina alegre que vive saltitando de um lado para o outro e tem uma paixonite por Brooks Griffin, o melhor amigo de seu irmão, sofre um trauma tão grande que acaba perdendo a voz. Sem saber como lidar com o problema, sua família se vê em uma posição difícil e tenta procurar ajuda, mas nenhum tratamento vai adiante. Ao longo dos anos, Maggie aprende sozinha a conviver com os ataques de pânico e, sem conseguir sair de casa, encontra refúgio nos livros.
A única pessoa capaz de compreendê-la é Brooks, que permanece sempre ao seu lado. A cumplicidade na infância se transforma em amizade na adolescência, até que um dia eles não conseguem mais negar o amor que sentem um pelo outro. Mas será que o forte sentimento que os une poderá resistir aos fantasmas do passado e a um acontecimento inesperado, que os forçará a navegar por caminhos diferentes?

Colaboradora do Resenhando Sonhos.

25 anos, Técnica em Química e apaixonada por livros desde que me conheço por gente!