Os Arteiros Mágicos – Neil Patrick Harris

Os Arteiros Mágicos é um livro infantojuvenil do ator e autor Neil Patrick Harris, publicado em 2018 pela editora Plataforma 21.

SOBRE O LIVRO

Carter sempre fez truques, começou aprendendo com seu pai ainda muito pequeno, e quando seus pais deixaram de vir para casa e ele teve que morar com um tio, o único parente vivo, continuou aprendendo, mas aí o propósito não era mais diversão. E sim, sobrevivência. Mas mágica? Ele nunca acreditou. Mágica não existe, para ele, tudo tem uma explicação e não há nada que não possa ser aprendido.

” Mágica pode significar muitas coisas diferentes para pessoas diferentes. Para algumas, é tirar um coelho da cartola ou serrar alguém ao meio e depois (com um pouco de sorte) encaixá-la de volta. Para outras, mágica é um dia fresco de outono ou  abraço carinhoso de um ente querido. Para mim, a mágica pode estar numa história, num jogo, numa charada ou numa surpresa que me tire o fôlego.”

Tio Velhaco não tem casa e vive de abrigo em abrigo, além disso é um homem muito desonesto. Ele usa dos truques que conhece para roubar as pessoas e assim se dar bem. Apesar de miserável, é com o dinheiro dos outros que ele tem o que comer e onde dormir. No entanto, Carter não quer essa vida. Ele não quer ter que roubar para poder viver. E quando as coisas chegam no seu limite, ele pula no primeiro trem que encontra no caminho, e segue sem rumo.

Quando o trem chega ao seu destino, ele observa um bando bem esquisito de palhaços carregando sacos bem pesados em sua direção. Rapidamente ele se esconde e percebe que esses palhaços estão vindo de um circo. Com a barriga roncando, ele tenta a sorte, mas tudo o que encontra são jogos invencíveis, shows ridículos, e muitos truquesinhos bobos. E para comer? restos encontrados no lixo.

Após comer seus restos e tentar sair do circo, ele é impedido por seguranças. Eles o levam até o dono do circo, Bosso, um homem que de longe se percebe que é mal caráter. Quando Carter vê que está encrencado, ele se faz de bobo e recebe uma proposta nada agradável de se juntar ao grupo de Bosso. Ao sair de lá ele dá de cara com um homem bastante peculiar chamado Senhor Vernon, quem vai mudar a vida de Carter para sempre.


MINHA OPINIÃO

Neil Patrick Harris é um ator bastante conhecido, aclamado em Desventuras em série e amante número 1 de mágica, praticando ele mesmo alguns truques. Como autor, Os Arteiros Mágicos é sua primeira obra. Um livro para jovens e crianças, mas que encanta todas as idades. Cheio de truques e aventuras, nessa história vamos embarcar em uma jornada de aprendizagem junto com nosso protagonista Carter.

” – Bobagem. Você é um rapaz com uma grande inteligência, um bom senso ainda maior e um código de conduta honroso. Não importa onde moramos ou o que possuímos, essas são as coisas mais importantes.”

Carter perdeu os pais muito cedo, e sem opção de escolha teve que ir morar com um tio. Um tio que usa de suas habilidades como “mágico” para enganar as pessoas, e com o que rouba ter o que comer e onde dormir. Porém, Carter não aprova as atitudes do tio e quando é obrigado a fazer o mesmo, ele decide fugir, com uma mala cheia de tranqueiras rumo a qualquer lugar bem longe dali.

De início as coisas não serão nada fáceis para nosso jovem protagonista. Mas ele irá conhecer um homem, que lembrará muito o seu pai, e ensinará a ele que talvez mágica exista sim, mas pode não ser feita apenas de truques, como ele pensa que é, mas sim de acontecimentos e emoções. E junto com um grupo de amigos para lá de divertidos, Carter embarcará em uma aventura para desvendar os mistérios do circo B.B. BOSSO.

Eu gosto muito de livros voltados para o público infantil, porque é certo encontrar nessas leituras uma história sem nenhum tipo de malícia, e com ensinamentos incríveis para crianças, de respeito, amizade, honestidade; e que para nós adultos serve como um ótimo lembrete de como é bom ser criança. E, com certeza, em Os Arteiros Mágicos não poderia ser diferente. Neil Patrick Harris usa e abusa dessas características, juntamente com uma aventura repleta de mágica.

Além de toda a diversão que Carter e seu novos amigos encontram, o livro também é interativo. Ele te ensina truques de mágica e também esconde alguns segredos na leitura que é muito gostoso de desvendar.  E também é repleto de imagens ilustrativas, em preto e branco, mas que nos deixam conhecer um pouquinho dos personagens, tornando a experiência de leitura ainda mais completa.

Vale lembrar que este é o primeiro livro de uma série, que a princípio será composta de quatro livros. No entanto, o livro tem um final, e entende-se que os próximos serão novas aventuras com Carter e sua turminha de arteiros mágicos. E eu não vejo a hora de conferir, pois este livro, para o primeiro de um autor, ficou incrível e todas as interações dele para conosco leitores funcionaram muito bem.

OS ARTEIROS MÁGICOS

Autor: Neil Patrick Harrisr

Traduçãor: Guilherme Miranda

Editora: Plataforma 21

Ano de publicação: 2018

Carter é mais habilidoso do que imagina, mas ele não acredita em mágica de verdade. Quando os pais do garoto desaparecem, seu tio Velhaco o obriga a viver de trapaças nas ruas – até que Carter resolve escapar.
Ao fugir, porém, ele jamais esperava encontrar amigos e magia numa cidadezinha pacata da Nova Inglaterra. Mas, como num passe de mágica, tudo muda assim que o ambicioso B. B. Bosso e sua trupe de palhaços ladrões chega tocando o terror no lugar.
Depois de um fatídico encontro com Dante Vernon, o provedor local de truques de mágica, Carter encontra outros cinco jovens ilusionistas. Com trabalho em equipe e muita magia, eles farão de tudo para livrar a cidade das garras de Bosso. Os seis arteiros mágicos descobrirão, juntos, a amizade, a aventura e a autoconfiança nesta nova série que vai além de qualquer truque. Sim, respeitáveis leitores, a magia existe – e ela está nas suas mãos.

Colaboradora do Resenhando Sonhos.

25 anos, Técnica em Química e apaixonada por livros desde que me conheço por gente!