Os contos de Beedle, o Bardo – J. K. Rowling

Os Contos de Beedle, O Bardo é um livro complementar da série Harry Potter, lançado em 2008 pela editora Rocco.

fr_12_size8801777

SOBRE O LIVRO

O livro de contos de Beedle contém cinco histórias de “fadas” diferentes e independentes. Cada uma delas traz uma experiência mágica individual que levará o leitor até o magnífico mundo dos bruxos. Ao final de cada conto o leitor é apresentado a formidável e nada humilde opinião do querido professor e diretor de Hogwarts, Alvo Dumbledore, sobre a moral de cada história e curiosidades sobre o mundo mágico e suas nada peculiares regras.

O livro foi lançado em 2008 pela Children’s High Level Group na Grã- Bretanha e trazido para o Brasil pela Editora Rocco no mesmo ano. Pode-se dizer que é um presente da autora aos fãs da saga Harry Potter sendo um complemento da história que deixou milhares de fãs agoniados de saudade.

A introdução “xi” da ao leitor uma ideia geral sobre os contos, além de mencionar nossas tão facilitadoras notas de rodapé e a definição de termos desconhecidos em nosso mundo “trouxa”.  A introdução também nos traz alguns dos pensamentos de Alvo Dumbledore e suas famosas frases reflexivas, já que sua presença ilustre não poderia ficar fora de nenhum capítulo desse maravilhoso conto de fadas.

“*Os contos foram traduzidos das runas originais por Hermione Granger.”

No último filme da saga a aluna mais brilhante de Hogwarts menciona aos amigos um dos contos de Beedle: “O conto dos três irmãos” mais conhecido como o conto das “Relíquias da morte“. Ele foi introduzido como o último item do livro, além de outros quatro: O bruxo e o caldeirão saltitante; A fonte da sorte; O coração peludo do mago e Babbity, a Coelha e seu toco gargalhante.

Cada um dos contos tem uma peculiar lição as crianças bruxas sobre o mundo mágico e a responsabilidade de conciliar o correto com o que é fácil e prazeroso, além é claro de expressar as ordens suspeitas do Ministério da Magia.


CAPA E EDIÇÃO

Apesar de o livro ser composto por páginas brancas a capa logo me encantou. Um aspecto sujo e velho de um azul giz nos leva de volta a toda a antiguidade da história de personagens imortais. A edição ilustrada pela autora J. K. Rowlling traz desenhos ao início de cada nova história, além de imagens sobre cenas características dos contos. Cada página é ilustrada nos cantos superiores e em volta da numeração. Mais do que um livro de contos infantis, eu diria, é um livro de mimos e fofuras.

Quanto a edição, a editora Rocco teve o cuidado com o linguajar simples mas ao mesmo tempo remontando a um tempo ou a um mundo diferente do que vive o leitor. Apesar de algumas letras “apagadas” a leitura flui com tranquilidade. O livro contém 104 páginas de história além de outras duas páginas que apresentam a Children’s High Level Group e a proposta de arrecadação do lucro dos livros para doação ao grupo de crianças carentes acolhidos pela instituição. Os contos de Beedle, o Bardo é de fácil acesso e custa entre R$20 e 23,00.

66


MINHA OPINIÃO

Particularmente achei o livro uma forma de me aproximar ainda mais de uma história que trouxe a magia para muitas gerações (inclusive a minha), mesmo depois de a saga dos bruxos de Hogwarts ter terminado.

Sendo um mimo entregue pela autora, o livro me encantou desde a capa até a disposição dos contos, suas morais e notas de rodapé. Por ser um livro curto pode ser facilmente devorado e se encaixa perfeitamente em um curto tempo livre. Alguns dos contos foram na verdade surpresas encantadoras sobre o mundo mágico e partes dele que desconhecemos. Por ser um livro de contos cada palavra é decisiva e vale a pena viver cada uma delas por si.

Portanto, se você é um fã de Harry Potter e quer se aprofundar ainda mais nesse universo que já deixou saudades, Os contos de Beedle, o Bardo são uma ótima oportunidade pra isso. Além do fato de que o conto das Relíquias da Morte foi super importante para o desenrolar da trama, você tem a oportunidade de conhecer as outras histórias e adicionar novos “contos de fadas” ao repertório.

OS CONTOS DE BEEDLE, O BARDO

Autor: NOME DO AUTOR

Editora: Rocco

Ano de publicação: 2008

Os contos de Beedle, o Bardo, são cinco histórias de fadas diferentes entre si. Cada uma delas é dotada de um caráter mágico próprio e proporcionarão, a seu turno, prazer, riso e a emoção do perigo mortal. Trouxas e bruxos vão apreciar os comentários de autoria do professor Alvo Dumbledore, nos quais ele reflete sobre a moral ilustrada pelos contos e dá breves notícias sobre a vida em Hogwarts. Um volume singularmente mágico ilustrado pela autora J. K. Rowling, e que ficará guardado na lembrança por muitos anos.

É resenhista do Resenhando Sonhos.
Estudante de Direito, 20 anos, mineira, mora em Belo Horizonte e ama o universo literário.