fbpx

Para Comparecer: Clube do Livro Saraiva – RJ

Um dos eventos mais antigos do tipo na cidade do Rio de Janeiro, o clube comemora 9 anos de existência em 2018 sob o comando da escritora e blogueira Frini Georgakopoulos.

Ao contrário de outros clubes de livro, que normalmente consistem em discutir um livro especificamente que todos leram, neste Clube a ideia é conversar mais livremente sobre uma série de livros que tenham chamado nossa atenção recentemente, sempre sem spoilers. Os encontros costumam girar em torno de temas e obras específicas trazidas pela Frini, porém com bastante espaço para que cada um colabore com outras sugestões e tópicos referentes ao tema do encontro.

Como este foi o primeiro encontro de 2018, ele girou principalmente em torno do que temos lido e de um tema muito pertinente: preconceito literário. Trazendo exemplos principalmente do Romance de época e dos livros hots, conversamos bastante sobre expectativas, realidade e julgar o que não conhecemos baseado em ideias preconcebidas. Outro tema que, naturalmente, não poderia escapar à discussão também foi o modo como a realidade difícil de violência e de basta ao abuso machista que estamos vivendo, por um lado faz com que busquemos na literatura certo escape, mas, ao mesmo tempo, faz com que busquemos uma literatura mais política, que trate desses temas e faz com que reconhecemos nela o que vivemos.

E, se a discussão já não fosse interessante o suficiente, o clube costuma contar com muitos sorteios de livros doados por diversas editoras, distribuição de dezenas de marcadores e cupom de desconto de 20% em itens da Saraiva. Nesta edição foram mais de 20 livros sorteados para os pouco mais de 50 participantes do evento.

O próximo encontro será no dia 24/03 e ele deve girar em torno do mês da mulher (que deveria ser todos, mas infelizmente não é nossa realidade). Acompanhem as próximas informações do Clube na sua página do Facebook e da Frini.

Escritora, mestre em Filosofia, mas, acima de tudo, apaixonada por livros. Carioca com preguiça de praia, gosta mesmo de uma tarde aconchegante na companhia de um livro e uma caneca de chá gigantesca.