Peixe Fora D’Água – Lynda Mullaly Hunt

Peixe Fora D’Água é da autora americana Lynda Mullaly Hunt e foi publicado no Brasil em 2017 pela editora Rocco.

SOBRE O LIVRO

Ally tem um dom muito especial, ela faz desenhos incríveis. Mas ela também tem um problema, as letras a deixam bastante confusa, por isso ela tem dificuldades para ler e escrever. Na verdade, esse problema é uma doença que conhecemos como dislexia. Ela se culpa muito por tudo isso, afinal já passou por muita encrenca por causa desse problema, mas tem medo de falar com alguém. Por isso, sempre acaba tentando ao máximo disfarçar para que ninguém perceba algo de errado.

Ally se acha burra, mas é extremamente talentosa. Devido a diversos comentários maldosos de crianças que estudam com ela, a garota acaba ficando sempre retraída no seu canto afim de não causar confusão. Até que sua professora irá sair de licença e um professor irá entrar no lugar dela por um período, e é ai  que a vida dela começa a mudar com a chegada do Sr. Daniels.

“As coisas que vale a pena ter são coisas pelas quais vale a pena se esforçar.”

Se tem alguém que já nasceu com o dom de ensinar, é o Sr Daniels. Ele ensina ao seus alunos não só o básico que está proposto, mas sobre ética de uma maneira que faz com que aquelas crianças entendam que ser diferente é normal, aliás, é fantástico. E com esse jeito tão descontraído de ser, ele consegue fazer com que Ally se abra aos poucos para enfrentar seus problemas.


MINHA OPINIÃO

Fazia um bom tempo que eu não lia um livro mais juvenil. Com o passar dos anos, essa temática parou de ser tão atrativa pra mim e meu gosto pela leitura mudou, mas foi incrível acompanhar a história de Ally. Esse livro é muito bonito, alguém de tudo, adorei o quote que há na parte detrás do livro. A diagramação está muito boa, com letras grandes, é bem fácil de se ler.

Quando falamos de dislexia, estamos falando de uma doença que atinge cerca de 10 à 15% da população mundial. Não é pouca coisa mas ainda não é um assunto tão comentado como deveria ser. Um aluno com falta de interesse nas matérias da escola, dificuldades de aprender e não realizar as tarefas é muitas vezes taxado como “preguiçoso“, e várias dessas vezes essa pessoa tem essa doença e não sabe.

Ally é uma dessas alunas. Ela sente uma terrível dor de cabeça só de olhar para aquele amontado de letras naquela folha horrivelmente branca do caderno. Ela sente um desconforto enorme com aquilo. E infelizmente, assim como é algumas vezes na vida real, sua professora e sua mãe nem desconfiam do real problema da menina. Até a chegada do Sr Daniels, o professor substituto. Ele é daqueles personagens incríveis, capaz de mudar a vida das pessoas que estão ao seu redor, neste caso seus alunos, pois não é apenas a vida de Ally que ele toca.

Além da doença de Ally, esse livro mostra quão importante é ter amigos. Além dela, há duas crianças que também são “desajustadas” e juntas, elas acabam descobrindo que é legal sim ser diferente, e o quão importante é respeitar essas diferenças.

Gostei muito do fato da autora ter mostrado a importância dos professores em nossas vidas. Não importa qual profissão você quer seguir, em algum momento de sua vida, estava um professor pra te ensinar muito mais do que as matérias básicas do colégio, mas muitos nos marcam por mostrar sobre ética, cidadania e nos apoiar quando precisamos. Profissionais que ensinam, deveriam sim ser melhores valorizados pela sociedade, e terem melhores condições de trabalho. No final, ainda descobrimos que a história é inspirada na própria autora e um professor especial em sua vida.

“A maior parte dos professores parece gostar que todos os alunos sejam iguais: perfeitos e quietinhos. O professor Daniels, na verdade, parece gostar que sejamos diferentes.”

Recomendo muito essa história pra quem gosta de ler livros leves mas com um grande ensinamento por trás. Se você é um professor e está procurando um livro pra indicar ao seus alunos, esse está apto para as mais diversas idades, pois além de contar uma linda história,  nos mostra como devemos valorizar nossos professores. Fica aqui, uma bela lição a se aprender.

thumb_livro

4estrelasb

PEIXE FORA D’ÁGUA

Autora: Lynda Mullaly Hunt

Editora:Rocco

Ano de lançamento: 2017

Todo mundo é inteligente de diferentes maneiras. Mas se você julgar um peixe pela sua habilidade de subir em árvores, ele passará a vida inteira se achando burro. É exatamente assim, como um peixe fora D’Água, que Ally se sente. A cada mudança de escola ela tenta disfarçar sua dificuldade para ler e sua inaptidão para se encaixar. Mas sua vida tem sido difícil. Até que um novo professor consegue enxergar a Ally brilhante e criativa que existe por trás da garota rotulada de lenta e difícil; e até que ela conhece Keisha, uma menina sem papas na língua, e Albert, um garoto obcecado por fatos e ciência. Conforme esses três deslocados começam a encontrar seu lugar, coisas surpreendentes acontecem na vida de Ally, Keisha e Albert. E de todos ao seu redor.

É resenhista do Resenhando Sonhos.
Nascida no interior Paulista, futura cientista da computação, se apaixonou por literatura quando conheceu o bruxo Harry Potter e o vampiro Edward Cullen. Adora ir no cinema e assistir séries em dias chuvosos.

  • Carolina Santos

    Simplesmente me apaixonei pelo livro diferente de você o meu gênero favorito é infanto-juvenil acho muito interessante os temas que eles abordam e como eles abordam na maioria das vezes são temas tão adultos abordados de uma forma tão simples. é simplesmente perfeito